Pular para o conteúdo principal

UM BOM CONSELHO E UM BOM TRABALHO

Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito. Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura, e ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome.
E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos.

Gênesis 41:33-37

Até a metade do século XVIII (dezoito), uma das crenças reinantes entre os grupos sociais advogava que o filho de um ladrão seria um ladrão, assim como o filho de um advogado com certeza também seria um advogado.

Também se dizia que o homem era produto do meio em que se encontrava. Se um homem tivesse acesso a fortunas, ele estaria tentando a roubá-las. Se um homem morasse próximo a um prostíbulo, com certeza ele andaria também com prostitutas.

Algumas dessas crenças ainda perduram até os dias de hoje pelo mundo.

José aqui é um exemplo claro de pessoa ao qual essas duas possíveis 'verdades' não se aplicam. Preso injustamente, continuava íntegro e fiel a seu Deus, mesmo em meio a todos os reveses que a vida lhe trouxera.

Seria fácil José ter se deixado contaminar pelo azedume, pela raiva e pelos costumes egípcios? Com toda certeza, seria. Porém, o penúltimo filho de Jacó manteve-se firme em seus propósitos de servir ao seu Deus e guardou a reserva de amor que possuía até o fim.

Os bons conselhos são para os bons ouvidos. Para aqueles interessados em praticá-los e menos interessados na pessoa que os dirige ou que os profere.

Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará

a sabedoria das tuas palavras. Provérbios 23:9

Faraó era um homem culto e sábio e reconhece as boas palavras proferidas pelo escravo hebreu. Se faraó fosse uma pessoa dada a rompantes de grandeza, poderia ter desprezado as palavras proferidas por um escravo como aquele, retirado das masmorras, acusado de ser devasso e imoral contra a mulher de seu antigo senhor.

As ações de José, a maneira como se comportava, como agia davam um melhor testemunho que as acusações realizadas contra ele. José era uma pessoa para a qual todo o trabalho dado seria proveitoso, porque José gostava de labutar, gostava de ser produtivo.

As boas palavras de José poderiam dar em nada se o serviço da coleta dos cereiais não fosse executado.

Em todo o trabalho há proveito, mas ficar só em palavras

leva à pobreza. Provérbios 14:23

De que adiantaria ao Egito o bom conselho de José se ele não tivesse diligentemente realizado o trabalho de coletar os grãos necessários para livrar o povo da fome?

José se torna um exemplo digno de nota não somente por sua sabedoria. Mas também pelo trabalho executado com esmero e com diligência. O trabalho de José, a sabedoria de suas palavras por fim venceram todas as injustiças cometidas contra ele em seus muitos anos de vida. Como governador do Egito, assim como auxiliar do carceiro, como escravo de Potifar, José dera profundos e reverentes exemplos de serviço ao próximo e de caráter cristão.

Deus poderia ser com José, mas se José não fizesse o mínimo que fosse em prol de si mesmo, porventura teria alcançado a glória que alcançou ao final de sua vida?

Como cristãos, devemos também trabalhar zelosamente em prol do auxílio de Deus para as nossas vidas, nossos projetos, nossas atividades na igreja. Deus faz tudo a seu tempo.

Como diz o exemplo do filme conquistando gigantes, devemos preparar a nossa terra além de pedir a chuva de Deus para a lavoura. Enquanto oramos a Deus pedindo que nos auxilie e nos ajude a prosperar, devemos continuar arando o terreno, regando a plantação, livrando-a de insetos enquanto esperamos o tempo de Deus para as nossas vidas.

Que possamos lembrar do serviço e da fé de José em seu Deus, que trabalharam juntas para conduzi-lo a passos largos a posição profetizada à ele através de sonhos.

A paz de Cristo.

Reflexão:

1. Você tem orado pela "chuva" (bênção) de Deus em sua vida?

2. Seu "terreno" está pronto?

3. José poderia ter pensando diferente? Ele era escravo vivendo em meio a um povo pagão e idólatra, contudo seu coração sempre se abriu de modo sincero a todo àquele que se aproximou de sua vida. Temos realizado a mesma obra em nossas vidas por nossos semelhantes, sejam eles cristãos ou não?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc