Pular para o conteúdo principal

NICODEMOS

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis,

se vos falar das celestiais? João 3:1-12


Sobre o que Nicodemos estava perguntando ?

O interessante é que Jesus estava falando com Nicodemos sobre a atuação do Espírito Santo quando, de fato, era óbvio pelas palavras e ações de Nicodemos que ele próprio estava sendo convicto pelo Espírito Santo.

O fato de ele ir a Jesus, não paa tentar apanhá-Lo em contradição (como tantos de seus contemporâneos fizeram) mas para aprender, mostra a sinceridade de seu coração.

Pelo que Jesus disse a Nicodemos, o que podemos aprender sobre o discipulado cristão?


A resposta de Jesus a Nicodemos não foi talhada só para a necessidade dele, mas, no Evangelho de João, serve para identificar as características satisfatórias e as inadequadas do discupulado. Diz que o nascimento e a descendência física da naçõa judaica são insuficiente para o discipulado antêntico.

Discipulado cristão pressupõe um renascimento que nos une ao reino divino e à constante operação do Espírito Santo. O fato de Nicodemos haver entendido mal tudo isso revelava ainda mais que o nascimento como judeu ou na família certa era insuficiente; fornceia também a oportunidade para uma instrução adicional sobre a natureza do discipulado.


Embora Nicodemos não tivesse dado uma resposta imediata e abter ao discipulado, ele ás vezes agia como discípulo secreto. Pelo menos inicialmente, ele era um candidato a discípulo, porque não se entregou naquele tempo. Como sabemos, mais tardem, isso mudou (Jo 19:39).



Você pode vir da descendência certa; isto é, você pode estar na igreja certa, com as doutrinas e ensinamentos certos.Mas por que isso não é suficiente? Como podemos evitar o perigo de pensar que pertencemos à igreja certa, ou mesmo o conhecimento das doutrinas verdadeirias, é tudo que precisamos?

Qual a diferença entre ser “crente” e ser discípulo?


Houve alguma ocasião em que você foi apanhado pela mentalidade de manada, quando você aceitou a multidão, talvez em um momento de emoção, e fez algo que mais tarde lamentou? Neste caso, o que você aprendeu dessa experiência para se proteger de fazer a mesma coisa outra vez?

A paz de Cristo.

Estudos da Escola Sabatina
http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2008/frlic412008.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc