Pular para o conteúdo principal

QUALIDADE E EXCELÊNCIA


Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:20-23

 

 Há coisas que distingüem a qualidade e a excelência.

 A qualidade vem daquilo que fazemos. Do modo como praticamos as coisas e o modo como realizamos o nosso trabalho. Ela depende de nós, no sentido de ser algo que realizamos em nossas obras diárias. O que nos motiva a fazer as coisas com qualidade vem de vários fatores - nosso compromisso, o possível ganho que imaginamos alcançar com o que realizamos, o desejo de atender a necessidade presente.

Então, qualidade vem de nós mesmos.

Já a excelência em parte depende de como os outros julgam o trabalho que realizamos.

O nosso trabalho pode ser de qualidade e pode não ser excelente. O julgamento da excelência vem do próximo, das pessoas que tem acesso ao nosso trabalho, que se beneficiam daquilo que fazemos, direta ou indiretamente. O nosso trabalho é excelente quando fazemos mais do que é realmente esperado. Quando os outros julgam o nosso trabalho e atestam que o mesmo foi feito além das expectativas. 

A excelência vem em parte dos de fora. Não dos de dentro.

Jesus chamou de bons os servos que fizeram mais do que era-lhes esperando.

O que recebeu cinco talentos não só prosperou os cinco talentos que possuía, mas trouxe outros cinco para seu senhor. Fez um excelente trabalho com os recursos que recebeu? Sim. Trouxe o DOBRO do que havia recebido.

O que recebeu dois talentos também agiu do mesmo modo.

Um servo bom e fiel é comprometido em fazer o BEM. Em agradar o próximo.

Quando realizamos um trabalho, mesmo que ele possua grande qualidade, não possuirá excelência se nossos sentimentos e nossos pensamentos não estiverem voltados para a vontade de satisfazer a necessidade e atender ao próximo.

Os servos eram bons e fiéis porque tinham o desejo em seus corações de fazer o melhor para o seu Senhor, de vê-lo feliz, de realizar uma boa obra.

Então, qualidade é atender a necessidade. 

Excelência é atender o próximo.

Quando for trabalhar ou realizar alguma atividade, encha-se de valores positivos. Entenda que por mais simples que seja seu trabalho, ele ajuda outros de algum modo. Tenha o compromisso de sorrir, de não reclamar, de prestar auxílio, de favorecer as pessoas e pensar coisas boas. Porque todo o trabalho humano pode ser feito com qualidade.

Mas a excelência vem em parte de dentro, dos nossos corações.

Seja excelente ainda hoje.

 

A paz de cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc