Pular para o conteúdo principal

MAUS HÁBITOS

Porventuram falareis perversidade
em favor de Deus
e a seu favor falareis mentiras?
Sereis parciais por ele?
Contendereis a favor de Deus?
Ser-vos-ia bom, se ele vos esquadrinhasse?
Ou zombareis dele, como se zomba
de um homem qualquer?
Acerbamente voz repreenderá,
se em oculto fordes parciais.


Jó 13:7-10




PROBLEMAS COM A INGENUIDADE COMPROMETEDORA


Algumas coisas precisam mudar em nossas vidas quando nos convertemos.

Primeiramente, devemos desejar querer a mudança, como nos diz Filipenses 2:13.

Ao mudar, veremos a transformação ocorrendo em nossas vidas. Essa transformação, no entanto, é gradual, pouco à pouco, à medida que nos edificamos e buscamos mais conhecer ao Senhor Jesus Cristo e a andar em família.

E o andar em família para alguns pode ser um problema. Assim como o abandonar certos hábitos antigos. E dentro desses hábitos antigos, devemos incluir certos costumes e modos de agir que são bem próprios de nossa pessoa.

Se temos um hábito constante de reclamar, reclamar e reclamar, nossas orações poderão refletir esse mau hábito. Se não estamos habituados a agradecer em todos os momentos as coisas que Deus traz à nossa vida diariamente, se não estamos habituados a orar por outras pessoas, sejam amigos e parentes, se não estamos habituados a ter docilidade e a virtude em nossa liguajar pessoal, teremos muita coisa a mudar em nossas vidas.

Não esperamos realmente que se não fizermos algo por nós mesmos,
Deus escutará realmente nossas orações, certo?

Alguns, contudo, continuam reclamando de porque Deus não atende às minhas orações,
e passam a reclamar da demora de Deus em suas vidas.

Deus não vai mudar as coisas que nós podemos fazer por nós mesmos.

E a primeira delas tem relação com nossos hábitos de casa.

Imagine estar em um grupo de oração. E imagine receber pessoas de fora nesse dia, não-convertidos que estão retornando ou conhecendo a igreja pela primeira vez. Imagine as palavras de quem ora como sendo estas:

- Senhor, abençoa esse nosso momento. E afasta o diabo de nós, que ele não venha a alcançar vitória aqui entre nós nesta noite e nem nos enganar!! Em nome de Jesus, amém.

Como se sentiria quem está ali pela primeira vez a muito tempo? Como se sentiria quem acaba de chegar a igreja pela primeira vez? Como corrigir esse estrago e esta primeira má impressão repassada?

A pessoa parece estar dizendo que quem vem do mundo traz Satanás consigo
e não é bem-vinda à casa de Deus.

O dirigente neste caso espera que a pessoa que tenha a incumbência da oração esteja atenta a tudo aquilo que diz. Contudo, quando há novas pessoas dentro do grupo é sempre bom deixar os mais antigos realizarem as primeiras orações, para que os novos possam ter a idéia do modelo de oração a seguir.


A oração possui realmente um grande poder. Nós a podemos usar para agradecer, para lembrar o nome de outros a Deus e, por último, para pedir as coisas a Deus. Em contrapartida, devemos nos lembrar de ouvir a resposta de Deus às nossas orações.


Se a nossa boca profere bênçãos e maldições, nossas orações precisam ser pensadas para não atrair estas coisas à vida de outros.

Geralmente, quando saímos do mundo, muitos de nós continuam a pedir muitas coisas e agradecer menos, e a lembrar do nome de outros ainda menos em cada oração.

Se a oração significa falar com Deus, ouvir a Deus também é preciso.

Uma oração melhor seria:

- Obrigado, Senhor, por este dia. Abençoa a vida de cada um dos aqui presentes. Que a tua palavra possa adentrar os nossos corações. E que tu possas estar conosco em mais este dia. Em nome de Jesus, amém.

As três coisas são essenciais em uma oração.

Mudanças podem levar anos a acontecer em nossas vidas. Se aprendemos o caminho correto, devemos tentar praticá-lo à cada dia. Este já é um bom começo.

Nosso coração fica em relevo através de nossas palavras. As nossas motivações interiores não podem ficar ocultas a Deus. Os nossos propósitos se dão a conhecer através de nossas
palavras, assim como nossas intenções.


É comum no mundo sempre se chamar a atenção para as coisas erradas cometidas anteriormente pela liderança, se assumimos uma liderança. Quem chega à posição, tem por objetivo mudar as coisas e, freqüentemente, cita pejorativamente as coisas negativas cometidas anteriormente pela 'antiga' administração.

Algumas pessoas levam isso consigo para onde quer que vão. Aprendem esse costume no mundo. Se adentram igrejas, também podem levar o costume ao púlpito e a sua liderança, mesmo que de modo inconsciente, farão e praticarão os mesmos maus-hábitos que costumam utilizar no mundo lá fora.



De cima do púlpito ou com uma liderança, uma pessoa passa a ser vista e pode também ser imitada. As ações que irá desempenhar e tudo aquilo que fizer ficará em evidência.

O cuidado com os maus costumes é que a maioria deles pode afastar as pessoas e corromper bons relacionamentos. Bons cristãos se interessam por nosso Senhor Jesus Cristo e em fazer uma boa obra em Nome dele. Como boas ferramentas, elas esperam ser usadas porque Deus com certeza jamais Se recusa a usar um coração que se oferece à Ele em sinceridade e devoção.

Se o seu líder faz essas coisas exibindo um sorriso ou outro de vez em quando, como ele estará sendo visto por todos àqueles que o escutam ? E pelas pessoas que antes ocupavam o cargo que ele agora ocupa? Igrejas são organismos vivos. Ao contrário de uma empresa, deixar um ministério pode significar ir trabalhar em um outro, ou dar lugar a alguém para que algo seja melhor orientado, melhor executado, à pedido do pastor ou por orientação do pastor.

Quem entra precisa ganhar a confiança dos que lidera. Precisao vencer barreiras e precisa de apoio. Precisa chegar à tempo para o trabalho, precisa estar presente nos momentos difícieis e precisa estar disposto a realizar uma obra em Nome do Senhor.

Nossos maus-hábitos tem cura. Podemos orar e pedir a Deus que eles sejam modificados. Lições como não se medir, não se comparar, orar pelos outros, agradecer, pedir as coisas por último, estão todas descritas no capítulo 7 do evangelho de Mateus.

Este capítulo já é um bom começo para os princípios de Deus.

Pessoas interessadas no trabalho e na obra de Deus aprendem a criar relacionamentos na igreja. Elas fecham os olhos às falhas humanas e se interessam em realizar o serviço para fazer o nome de Deus conhecido. Aprendem a não tecer comentários, a orar pelos membros de um ministério, a fazer tudo o que for possível para que tudo dê certo e aconteça dentro do mesmo. Se aquilo que fazem fica ou não reconhecido, não importa. O tempo se encarregará de fazer as obras serem vistas aos olhos de Deus, não aos olhos dos homens.


Quanto a tudo isso, a citação mais maravilhosa que podemos encontrar é:

Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho
e do amor que evidenciastes para com o seu nome,
pois servistes e ainda servis aos santos. Hebreus 6:10



No fim, tudo tem a ver com onde está o seu coração.


A paz de Cristo.

Reflexão:

1. No seu trabalho secular você muitas vezes precisa engolir os 'sapos' do dia-à-dia, ao lidar com pessoas de personalidades diferentes que confundem trabalho com vida pessoal, que invadem sua privacidade ou misturam relacionamento social e de trabalho com relacionamento pessoal e íntimo. Você realiza isso por sua profissão, por ser seu emprego. Como você lida com as mesmas situações quando o ambiente em questão é a igreja?

2. Preconceito é incomum dentro de igrejas. Contudo, nenhuma delas está livre de tais acontecimentos. Você já conviveu com líderes que faziam preferências, criavam 'panelinhas', interagiam dentro do mesmo grupo? Como foi para você viver essa situação?

3. A casa de Deus é aberta a todas as pessoas. Contudo, muitas congregações exigem de seus fiéis trajes e vestimentas apropriados. Se uma pessoa mal-vestida adentrar a porta da sua igreja, ela é recebida ou é barrada? Se for permitida sua entrada, você seria uma das pessoas a falar com ela?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc