Pular para o conteúdo principal

A BÊNÇÃO DO SENHOR

E ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o SENHOR a Obede-Edom, e a toda a sua casa. Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o SENHOR a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria. E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas. E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.
E introduzindo a arca do SENHOR, a puseram no seu lugar, na tenda que Davi lhe armara; e ofereceu Davi holocaustos e ofertas pacíficas perante o SENHOR.
E acabando Davi de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR dos Exércitos.
E repartiu a todo o povo, e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um, um bolo de pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho; então retirou-se todo o povo, cada um para sua casa,
E, voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios.
Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse soberano sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR tenho me alegrado.
E ainda mais do que isto me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.
E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte. 2 Samuel 6: 11-23



O que desejava Davi ao levar a arca para Jerusalém??

Firmar seu reino? Fazer Jerusalém um local de importância político-religiosa para o povo judeu e para o reino de Israel?

A intenção clara de Davi é descrita nos versos citados acima.

Davi queria para sua cidade, para sua casa, a mesma bênção que Deus tinha dado à casa de Obede-Edom.

Davi queria que Deus abençoasse seu lar, seu reino, sua cidade.

Essa era a intenção de Davi ao transportar a arca da aliança para Jerusalém.

Em toda a Bíblia, há somente dois episódios em que uma entrada triunfal é descrita.

A primeira delas está nos versos acima.

A segunda aconteceu quando Jesus, montado em um burrinho, cruzou as portas de Jerusalém, ao som de Hosanas de todo o povo (Mateus 21:8-11).

A festa de Davi é a mesma festa que devemos fazer em nossas vidas quando Deus adentra nosso lar e passa a abençoá-lo, a fazer crescer nossa amassadeira, a fazer prosperar nossos caminhos.

Davi se humilhou diante do Seu Deus, buscando para si aquilo que Obede-Edom também conquistara: a bênção de Deus em sua vida.

O livro de Provérbios nos diz:

A alma generosa prosperará e aquele que atende
também será atendido. Provérbios 11:25

Jesus em Mateus no diz:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas
estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33


Davi fazia o SENHOR importante em sua vida.

Quando temos esse compromisso, quando a sinceridade de nossas ações é posta à prova pelo SENHOR e somos aprovados, com toda a certeza prosperamos. Com toda a certeza, Deus fará crescer aquilo que possuímos e até aquilo que somos diante dos homens.

Quem olhar para nós e realmente tiver os olhos fitos no SENHOR, se alegrará, se regozijará conosco por saber que Deus nos prospera. Os da casa de Deus se unirão a nós entre sorrisos de alegria.

Já os de fora, em vez de se alegrarem, sentirão o sentimento inverso.

Inveja, orgulho, brados de maldição, de ciúmes e de nos apresentar como
pessoas do mundo e não de Deus. O coração destes fica totalmente exposto,
e podemos ver que seus corações estão voltados para o mundo de agora, para as
pessoas que tem ao seu lado, para o tempo presente, não para as coisas futuras
ou do SENHOR.

Em vez de se alegrar com Davi por este trazer a arca para a cidade de Jerusalém,
sua esposa Mical preferiu atentar para a atitude pouco própria de uma líder de uma nação
que Davi estava dando: sem trajes de rei, dançando em meio à peble.

Davi humilhou a si mesmo diante dos homens para fazer a Deus reconhecido e temido entre seu povo.

Nem sempre seremos os favoritos daqueles que detêm o poder. Daqueles que estão acima de nós, pessoas para as quais posição requer uma determinada atitude, modo de ser, de se comportar e de viver.

Essas pessoas esquecem as palavras de Jesus a respeito dos fariseus.

Também esquecem de retirar a trave do olhos e se esquecem de não julgar
a quem quer que seja, uma ordem deixada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Se nenhum de nós estiver disposto a se humilhar para fazer
o nome de Jesus conhecido, nossa religião não passa de vento e
estamos somente requisitando do mundo a atenção dos homens, usando
o nome de Deus como um meio para esse fim.


Davi consagrou Jerusalém ao SENHOR. Ele buscou em sua vida a presença de Deus, buscou de todo o coração a bênção do SENHOR para a sua vida. Ainda que vivendo problemas de relacionamentos, dores e sofrimentos, Deus abençoou o reinado de Davi e o reinado de seu filho Salomão, prosperando-os continuamente.


O que nós podemos aprender da atitude de Davi??



Reflexão

1. O que dizer a irmãos que estão na casa de Deus há muitos anos e vivendo ainda
lutas financeiras diárias. Como podemos fortalecer nossa igreja a ter a atenção voltada
para a atitude correta? Que exemplos de irmãos em nossa igreja podemos citar para
que esses irmãos recebam algum conforto em suas lutas diárias?

2. Davi consagrou Jerusalém ao SENHOR e buscou a bênção de Deus para a cidade que
escolhera como sede de seu governo. O que você precisa consagrar ainda em sua vida para que Deus possa abençoá-lo mais ?

3. Onde está o seu coração?



A paz de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc