Pular para o conteúdo principal

A FÉ E NOSSAS OBRAS

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé,
se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão
ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de
cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se
e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada,
de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não
for acompanhada de obras, está morta. Tiago :1-14-17 (NVI)

Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé
sem obras está morta. Tiago 2:26 (NVI)

Durante o ano de 2007, em várias oportunidades, a Igreja Tabernáculo Batista trabalhou com os moradores do bairro onde está sediada, a Cachoerinha. Foram eventos em que várias atividades sociais foram executadas, desde corte de cabelo até jogos promovidos entre os jovens do bairro. O ano foi encerrado com um louvor em uma das praças do bairro. O objetivo de cada um desses eventos era também levar o conhecimento de Jesus à comunidade.

Tudo foi realizado com um objetivo. Se investiu na comunidade porque a igreja está ali instalada e muitas das pessoas que a freqüentam vem de outros bairros. No entanto, a igreja sinalizou em 2007 que se importa e quer investir nas almas que moram nas proximidades.

Em 2007, o montante de investimentos gastos pelas empresas formadoras do PIM, o Pólo Industruial de Manaus, com o pagamento do PLR - Participação nos Lucros e Resultados, atingiu a marca de 50 milhões de reais.

Cerca de 50 mil trabalhadores em Manaus foram beneficiados por este investimento. Se um trabalhador ganha mais, há mais movimento de dinheiro na economia local. Este ganho representou uma injeção de 60 milhões de reais na economia local de Manaus.

Essas empresas estão investindo em Manaus. Estão investindo na cidade de Manaus. Dizem a seus funcionários que se importam com suas vidas e não só com o trabalho que executam dentro de cada uma delas. Seus diretores, empresários, investidores podem nem estar totalmente sediados em Manaus, mas quem aqui está sediado investe na cidade, e transmite a seus colaboradores a mensagem de que "estamos ganhando dinheiro aqui e achamos justo que vocês também ganhem".

Quantas empresas se encontram sediadas em nosso estado, mas não pagam nada além dos impostos devidos? Quantas realmente organizam-se para investir no meio social onde estão inseridas? A empresa onde você trabalha faz isso? Você já parou para perguntar algo a este respeito? Sua igreja investe no bairro onde está inserida??

EMPRESAS QUE PAGARAM PLR NA ZONA FRANCA DE MANAUS EM 2007

Brastemp, Caloi Norte, Ceder Eletrônica, Cemaz, Compaz II, Compaz III, Digibrás, Digicabos, Electrolux, Gatsby, Honda Lock, Ifer, J. Toledo, Jabil, Kasinski, Keihin, LG, LG Display, Metalfino, Moto Honda, Musashi, Nissin, Nokia, Philips, Placibrás, Proview, Salcomp, Samsung Display, Samsung Eletrônica, Scorpios, Showa, Sundown, Tecal, Visteon, Yamaha, Envision, FCC, Denso, Elgin e Panasonic

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos e Eletroeletrônicos de Manaus e do estado do Amazonas

O futebol amazonense em 2005 entrou em uma era de declínio.

Depois de quase dez anos disputando a Série B do campeonato brasileiro, o time do São Raimundo-AM caiu para a terceira divisão, zona onde se encontram todos os outros times de Manaus. A queda significou para Manaus o fim de uma era. O time com maior projeção em Manaus até 2005 era o Tufão da Colina, como é chamado. Por quase uma década, o time colecionou título estaduais, Copas Norte, etc., e representou o estado do Amazonas com projeção no futebol nacional. A história do futebol amazonense da última década está totalmente marcada pela projeção do São Raimundo-AM em nosso estado. O trabalho realizado no início pelo técnico Aderbal Lana envolveu valores da terra, alguns jogadores locais que jogavam o famoso Peladão, o campeonato de Peladas da rede Calderado, e que contou com bons investimentos e pessoas interessadas em fazer um trabalho de base.

Estes três exemplos são distintos.

No entanto, os três possuem pontos bem semelhantes.

Para que se alcance uma meta, são necessários investimentos.

São necessários bons líderes, são necessárias pessoas
comprometidas com um propósito e com o objetivo de atingir metas específicas.

Apesar de todo o empenho, sem organização e sem pessoas que lutassem para que as eventos fossem organizados, sem o pessoal necessário para realizar a obra, nada teria sido feito.

Se os sindicatos não se organizassem e lutassem pelo pagamento da PLR em algumas empresas e se os empresários também não estivessem interessados em realizar tal investimento, negociado com cada uma das empresas que realizou o pagamento do benefício em 2007 e que teve valores diferenciados para cada empresa, o aumento não teria alcançado os valores atingidos.

Se o time do São Raimundo-AM não dispusesse de um bom financiamento para contratar bons jogadores, de um bom técnico e uma boa comissão técnica para trabalhar cada um deles e manter o nível desejado, aproveitando a garimpando a boa mão-de-obra local advinda do Peladão, não teria permancido por tanto tempo na Série B do campeonato brasileiro.

Em todos os casos, foram necessárias pessoas para defender a meta estabelecida, para cumprir os planos traçados e alcançar os objetivos necessários. Cada um dessas pessoas se comprometeu a fazer o seu melhor pela igreja, pela empresa e pelo estado de Manaus e pelo time que defendiam.


A fé que possuímos é construída com bons exemplos. Ela é exteriorizada de nosso interior, dos nossos corações, para o mundo exterior e traduzida em obras, em trabalhos, na criação de projetos que são concretizados e feitos reais nas nossas vidas e na vida de outras pessoas.

No momento em que as coisas começam a acontecer, é necessário que elas tenham continuidade. É necessário influenciar as pessoas no sentido de não deixar os projetos morrerem, caírem em um marasmo ou se tornarem estagnados com o tempo. O trabalho de criar um grupo de oração precisa ser orientado para que as pessoas que o compõem possam realizar outras obras: criar novos grupos de orações, começar um trabalho missionário em uma igreja de outro bairro, de outro estado, enfim, motivar pessoas no sentido de buscar novos objetivos.


Devemos entender que a nossa vida pode ser boa agora, mas podemos continuar trabalhando para que ela seja melhor no dia de amanhã. Devemos ter interesse e defender as coisas boas ao nosso redor, a igreja onde congregamos, o bairro onde moramos, a cidade onde vivemos, o estado a que pertecemos.

Crescer significa estar ciente de que o que fazemos pode e vai influenciar outras vidas, seja de modo positivo, seja de modo negativo.


O que você está fazendo agora para que isso seja verdade amanhã??



Reflexão

1. O que temos feito por nossa igreja e pelo meio social onde estamos inseridos?

2. O que podemos fazer ainda para melhorar o meio social onde vivemos?


“Derretam os santos e coloquem-nos em circulação.” Oliver Cromwell - governador da Inglaterra (1653-1658), quando soube que a maior quantidade de prata disponível no país estava empregada nas catedrais e nos santos que as ornamentavam, quando em sua época houve sérias dificuldades em relação à falta de prata, matéria-prima usada para cunhar as moedas.


A paz de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc