Pular para o conteúdo principal

COMO LIDAR COM O MUNDO


PARA CÉLULAS

Instrução
Ética para se viver em comunidade. VII

Quando fizermos uma visita e precisarmos tocar a campainha, muito cuidado para não tocá-la várias vezes seguidas. Apenas uma só vez é o suficiente, especialmente se ouvimos que realmente soou. O segundo toque só poderá ser dado depois de alguns minutos (eu disse minutos e não segundos). Qual é a razão da espera? Pode ser que a pessoa esteja no banheiro ou em outra atividade qualquer que precisa ser concluída. Muita paciência para não nos tornarmos inconvenientes.
Outra atitude inconveniente é no elevador, quando apertamos o botão do andar que queremos, porém, está demorando! Não fique apertando várias vezes já que a luz está acesa para o seu andar. Isto só demonstra que você é impaciente e inconveniente. O sistema uma vez acionado, irá responder normalmente e o segundo ou terceiro toque em nada alterarão as coisas. Aguardar calmamente é a solução, a fim de vivermos melhor em comunidade.



EDIFICAÇÃO

Como Lido com o Mundo Interior?

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria
como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
I Coríntios 13: 11


Introdução

Aquilo que eu falo, faço e pratico é resultado daquilo que sou por dentro.

Podemos usar a figura de uma árvore que só pode demonstrar por fora daquilo que se alimenta por dentro. As raízes e os nutrientes irão determinar tudo que está fora da terra. O que está dentro da terra é que sustenta o que vemos; tronco, galhos, folhas, flores, frutos e etc. Quaisquer que sejam os seus resultados – abundantes ou escassos, maus ou bons, positivos ou negativos - lembre-se sempre de que o seu mundo exterior é um reflexo do seu mundo interior.
Se as coisas não estão indo bem na sua vida exterior, é porque não estão indo bem na sua vida interior.

O salmista diz exatamente isso: “O coração alegre aformoseia o rosto...” Salmos 15: 13. O resultado lá de dentro é visto cá fora. Os meus pensamentos são as raízes de tudo. Se eu quiser modificar algo por fora, tenho que começar pela raiz, lá dentro de mim.
O apóstolo Paulo, no texto lido coloca claramente três verdades que iremos estudar.

I – A bênção ou o problema é o meu pensar.

“Guarda, vigia os teus pensamentos pois
eles irão dirigir as suas ações”. Provérbios 4: 23.
Gosto muito deste ensino. Ele diz que cabe a cada um de nós lidar com os pensamentos. Esta é a arte para se viver melhor.

Pensamentos nos conduzem a sentimentos.
Então, o segredo para tudo é o pensar corretamente.

Cada um de nós ao vir a Jesus, já tem um arquivo, uma forma de pensar e ver as coisas. Como mudar o arquivo? O mundo interior espiritual Cristo já mudou, pois “quem está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Coríntios 5: 17. E Paulo continua dizendo que Deus fez isto quando nos reconciliou consigo mesmo. Paulo aqui não fala da mente e sim do nosso homem espiritual que agora salvo precisa repensar toda a sua vida. Por quê? Por causa do seu arquivo.

O que você ouvia como criança? Programação verbal.
O que você via quando criança? Programação visual.
Quais experiências teve quando criança? Experiência vivencial.

É Paulo quem sugere como lidar com o arquivo, substituindo as raízes, o que lá está: “Quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo que é honesto, puro, agradável, decente, bom encha a mente de vocês.” Filipenses 4: 8.
Para quem esta carta foi dirigida? Paulo e Timóteo dirigem-na ao povo de Deus da cidade de Filipos e que crêem em Cristo Jesus. Filipenses 1: 1. Ora, qual é a necessidade de se dizer tais coisas aos salvos? Porque eles precisam aprender a pensar corretamente. São os chamados paradigmas.

Pensamentos conduzem a sentimentos.
Você só é ruim quando pensa o mal. Você é bom quando pensa o bem.
O que eu ouço posso até esquecer, mas fica lá no meu subconsciente.


II – O meu pensar determina o meu sentir.

Aí está o outro perigo porque se eu pensar errado, vou sentir de maneira errada e vou atrapalhar a minha saúde e os que estão ao meu redor.
Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações.
É por isso que tantas vezes as pessoas perdem a batalha para as emoções. Se quisermos mais saúde, paz e servir a Cristo, precisamos ser menos emotivos e mais bíblicos e batalhar pelo que queremos. A emoção é muito infantil.

Paulo nos ensina: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 4: 13. Cristo fortalece a minha maneira correta de pensar e não apenas as minhas emoções. “Aquilo que eu focalizo se expande.” Se eu me concentrar na tristeza, triste serei. Quando você se queixa, está se concentrando no que é negativo. Faça exatamente o contrário.

III– O meu sentir determina as ações

O negativo atrai o negativo.
Doença chama mais doença.
Medo mais medo e por aí afora.
Saúde chama mais saúde.
Prosperidade mais prosperidade.
Alegria, mais alegria e assim por diante.

Eu aprendi uma coisa tremenda. Eu sou um ser racional; eu só penso o que eu quero.
Há dentro de nós um dispositivo que Deus colocou. Use-o para pensar o que é bom, edifica e traz paz.


Conclusão

Focalize sempre aquilo de melhor que você quer, e isto se expandirá. Apaguemos o que não convém e passemos a ser adultos! “Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança.” I Coríntios 13: 11 e 12

Por que parou de agir como criança?
Porque parou de sentir como criança e de pensar como criança. Virou adulto. Este é o alvo de cada casal para os seus filhos e também o é o de Deus para conosco.

Discussão em Grupo
Você ainda é criança?
Dois a Dois
Cresça mais em 2008.
A paz de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc