Pular para o conteúdo principal

APARÊNCIA ENGANOSA

O que minha amada faz no meu templo
com intenção enganosa?
Será que os votos e a carne consagrada
evitarão o castigo?
Porerá, você, então, exultar?

O SENHOR a chamou
de oliveira verdejante,
ornada de belos e bons frutos.
Mas com o estrondo
de um grande tumulto,
ele a incendiará,
e os seus ramos serão quebrados.

O SENHOR dos Exércitos, que a plantou, anunciou-lhe desgraça,
porque a comunidade de Israel e a comunidade de Judá fizeram
o que é reprovável e provocaram a minha ira, queimando
incenso a Baal. Jeremias 11:15-17

(...)

Abandonei a minha família,
deixei a minha propriedade
e entreguei àquela a quem amo
nas mãos dos seus inimigos.
O povo de minha propriedade
tornou-se para mim
como um leão na floresta.
Ele ruge contra mim,
por isso eu o detesto. Jeremias 12:7-8


Jeremias nasceu na tribo de Benjamim no povoado de Anatot, pertinho de Jerusalém, entre 650 e 640 a.C. Durante sua vida, Jeremias incomodou muita gente, que tentou, a qualquer custo, calar a sua boca. O profeta foi perseguido, recebendo ameaças de morte por seus conterrâneos (Jr 11, 21) e até por seus familiares (Jr 12, 6). Talvez por ter prejudicado os interesses de sua família ou pelo duro teor de sua crítica social e religiosa. Mas, escolhido desde o ventre materno, ele tem a garantia de falar "a mente de Deus".

Jeremias profetizou durante cerca de 50 anos, de 627 a 580 a.C., sob quatro governos. Foi durante o governo de Joaquim (609-598 a.C.), que o profeta mais sentiu o peso de sua missão. Obrigado a remar contra a corrente, ameaçado, rejeitado, caluniado, desprezado, ele se lamenta... Em sua angústia, Jeremias acredita que Javé o enganou: o seduziu para ser profeta e o dominou, para depois abandoná-lo. Agora todos querem sua queda, inclusive seus amigos. Por isso, ele quer parar de ser profeta, mas o problema é que não consegue, pois as palavras de Javé queimam-no como fogo. Fogo que atinge até os ossos. Então, Jeremias amaldiçoa o dia em que nasceu: "Maldito o dia em que eu nasci!" Mesmo contrariado, ele sabe que deve seguir o plano de Deus, "para arrancar e para destruir". Esta foi sua principal missão. Mas também para "construir e para plantar" (1, 10).

Jeremias falou acerca do tempo de cativeiro de Judá por Nabucodonosor, e seu livro foi lido anos mais tarde por Daniel (Jeremias 25:8-13), na Babilônia. O conceito de Jeremias junto à comunidade deve ter crescido com a chegada do povo de Judá a Babilônia. Daniel leu o livro de Jeremias, o livro que precisou ser escrito duas vezes, pois o primeiro fora destruído por Jeudi (Jeremias 36:23), por ordem do SENHOR (Jeremias 36:27-28). E Daniel compreendeu porque Deus mandara Jeremias escrever novamente o livro (Daniel 9:2).

Esse é Jeremias, o profeta da Bíblia.


Suas palavras ecoam até nosso tempo através das páginas da Escrituras Sagradas.

Temos muitas crenças que cultuam a Deus nos dias de hoje com imagens, cerimoniais, com ritos antigos, criados pela tradição humana.

Deus tem uma noiva. Ele ainda deseja que a sua noiva, a igreja e as pessoas que se reúnem ao redor da igreja, se consagrem à Ele com temor e com santidade. Muitas destas igrejas fazem votos e martírios com inteções enganosas de demonstrar piedade à vista dos homens, mas com o coração e a mente voltados para o mundo, não para Deus. Exergamos a bela aparência exterior de uma noiva de Deus. Contudo, ao ouvir suas palavras conhecemos seus pensamentos e o que realmente orienta seu coração.

Como a descrição da noiva de Deus no deserto diante do Sinai, muitas igrejas abandonam a verdadeira fé em troca de migalhas do mundo, da vida social e urbana de nossos dias.

A advertência de Deus prossegue e é ainda verdadeira nos dias de hoje. A noiva passa a rugir para Deus e para seus bons costumes descritos no Livro Sagrado. Passa a assumir em sua vida somente àqueles costumes que agradam à sua vida, lançando por terra toda a obediência devida a Deus, o autor e a fonte de toda a vida.

Deus abandonou um dia a Judá e a Israel. A vergonha sentida pelos desterrados foi imensa. Deus cuidou de suas feridas, educou novamente Seu povo, trazendo de volta sua amada ao seu seio e sendo paciente ainda com suas deficiências de caráter.

Do mesmo modo, o Senhor ainda deseja agir em nossas vidas e em nossas igrejas. Lancemos fora àquilo que O desagrada, refaçamos nossos relacionamentos, aprendamos a amar os que são diferentes de nós, a perdoar àqueles que nos prejuficaram ou prejudicam, da mesma forma que perdoamos aqueles nos odeiam e são nosso opositores veementes.

Aprendamos a amar a Deus na verdade de seus princípios, buscando o apoio firme de Sua palavra e de Sua Escritura.

Que em 2008, possamos fazer mais por Deus e por seus filhos do que em 2007.


A paz de Cristo.


Biografia:
Dados sobre Jeremias colhidos de:
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=24271

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc