Pular para o conteúdo principal

O MEMORIAL ORDENADO

E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e
deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado;
fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo:
Este cálice é o novo testamento no meu sangue,
que é derramado por vós. Lucas 22:19-20


Temos aqui instruções completas para observância da Ceia do Senhor.

Vejamos quais eram e como deviam ser realizadas.

As instruções são simples, claras e definidas.

I. O PRINCIPAL OBJETIVO DA CEIA É UM MEMORIAL PESSOAL

"Em memória de mim". Devemos lembrar-nos não tanto de Suas doutrinas ou preceitos, e sim, muito mais de Sua Pessoa.

Lembrai-vos do Senhor Jesus nesta Ceia:

1. Como o guarda de vossos corações.
2. Como o objeto de vossa gratidão.
3. Como o Senhor de vossa conduta.
4. Como a alegria das vossas vidas.

II. O MEMORIAL É NOTÁVEL EM SI

1. Simples, e, portanto, como Ele mesmo, que é a verdade transparente e despretenciosa. Apenas pão partido e vinho despejado.
2. Freqüente - "todas as vezes que o beberdes" - apontando assim para nossas necessidades constantes. Ele tencionava que a Ceia fosse desfrutada por freqüentes vezes.
3. Universal, e, desse modo, mostrando a necessidade de todos. Bebeu dele todos. Em cada terra, todo o Seu povo deve comer e bever nessa mesa.
4. Sua morte é a melhor memória Dele mesmo, e é anunciando Sua morte que nos lembramos Dele.

III. O OBJETIVO É UM CONVITE EM SI MESMO

1. Podemos ir ao memorial, embora freqüente e tristemente nos tenhamos nos afastado de Cristo. Na realidade, isso é mais um motivo para irmos!

2. Podemos ir, embora outros esqueçam Dele. Não vamos para julgá-los, mas para
nos lembrarmos Dele.

À mesa sagrada não devemos levar nenhum outro assunto.

Não nos carreguemos de lamentações, resoluções, etc.

Meditemos inteiramente e somente Nele, cuja carne é, de fato, comida, e cujo sangue é, de fato, bebibda (João 6:55).

Nosso Senhor Jesus tem Seus próprios memoriais de nós, do mesmo modo como nos deu um memorial Dele mesmo. Os sinais dos cravos constituem lembranças pessoais e permanentes: "Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei" (Isaías 49:16).

Por essas marcas Ele vê o que já sofreu, e compromete-se a nada fazer à parte daqueles sofrimentos, pois Suas mãos, com as quais Ele trabalha, estão traspassadas.

Desde que Ele traz desse modo as marcas de Sua paixão, também nós devemos trazê-las, mas em nossos corações.

(...)

Muitos de nós podem guardar na memória coisas boas ou más de pessoas.
Alguns de nós se recordam de pessoas com vícios, com defeitos e que
nós, apesar de tudo, amamos!!

Nessas palavras de Charles H. Spurgeon que possamos ver amor
e entender o amor. Muito mais que ver a notoriedade e o desejo
de aparecer de alguém em cima de um púlpito - como muitos
muitas vezes alegam - nos lembremos de Jesus e de Sua palavra.

Nos esforcemos para fazer o bem, seja a conhecidos ou
desconhecidos.

Nos importemos de trazer à memória também as marcas
e a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.


A paz de Cristo.


By
Manoel Leonardo Metelis Florindo

Deus nunca usa um justo para exercer juízo sobre a vida
de um outro justo. Pastor Daniel Dantas, citado pelo cantor Lázaro

Spurgueon Ainda Fala - pp. 188 e 189
Texto adaptado para uma linguagem mais atual

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc