Pular para o conteúdo principal

ENSINO II

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas

concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na
perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males;

e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos
com muitas dores. 2 Timóteo 6:8-10


Na semana passada ao refletir sobre o cuidado com os ensinos, talvez pudesse ser mais dramático com os exemplos a mostrar.

1. O que dizer de professores que saem das escolas públicas para cargos no governo e continuam a receber seus salários também de professores e mais o salário que recebem no órgão público, sem prestar uma única aula sequer?

2. O que dizer das pessoas que acreditam piamente que seus anos de estudos justificam os enormes salários que recebem em alguns de nossos órgãos públicos Brasil afora? Não é também por isso que muitos deputados e senadores aumentam também seus salários, dizendo que o tempo em que não houve um reajuste deve ser compensado?


Voltemos os nossos olhos para a casa de Deus.

O que temos a ver com a Teologia da Prosperidade??

Meu professor de seminários dizia ainda ontem que os cristãos de hoje sentem vergonha.

Cristãos com anos de igreja não se abrem nos grupos de oração. Não dizem que estão com problemas. Seus anos de igreja devem refletir um crescimento espiritual que eles devem possuir. Eles não podem, dentro de seus grupos de igreja, falar de seus problemas pessoais, de doença ou mesmo de seus problemas financeiros.

Os crentes dentro de algumas igrejas devem ser os vencedores.

Suas vidas devem ser as prósperas.
Suas famílias devem sempre andar saudáveis.

Pela concepção do mundo, crente tem que ser perfeito e sem defeito.
Algumas igrejas dizem que você deve sempre estar branquinho, branquinho.

Crente que é crente deve andar sempre santificado.

Mas todos os dias você vai ao banheiro.
Todos os dias você anda por este mundo.

As igrejas também podem ser citadas por gerarem um mal.

Um pai de família que mora na favela e vai a igreja há mais de sete anos às vezes sente vergonha de dizer que ainda mora no mesmo lugar.

Algum irmão que chegou a meses na igreja e começou a prosperar em sua vida financeira começa a falar com esse irmão. "Tem alguma coisa errada com a sua vida, amado. Você não melhora!! Tem algum pecado aí que você precisa resolver! Isso não pode ser assim, não. Você não pode aceitar!!"

Jó também não cometeu nenhum pecado e teve muitos sofrimentos (Jó 1).
Jesus nenhum mal cometeu para ser levado àquela cruz. E sabemos que Ele morreu por nós.

Algumas crianças têm idéias erradas sobre o que é ser próspero com Deus.

Ser próspero com Deus tem a ver com estar com Ele e não mais abandoná-Lo, mesmo atravessando momentos difíceis na vida.

Pegue uma das pessoas que andou em algumas igrejas evangélicas que falavam sem parar de prosperidade, de vida financeira abençoada, que prometiam a gente sem formação escolar se tornarem em pouco tempo um empresário com seu próprio negócio.

Faça perguntas da Bíblia para algumas dessas pessoas. Você perceberá que as coisas mais simples não foram ensinadas. Que várias e várias passagens jamais foram lidas. Que nenhuma delas se dedicava a estudar as Escrituras todos os dias.

Quando saem dessas igrejas, muitas dessas pessoas não querem mais saber de Deus.

Se você perguntar a algumas delas, ouvirá que o pastor e os irmãos da igreja disseram que ela 'não teve fé suficiente' para crer nas promessas de Deus para a sua vida.

Há algo de errado em falar de prosperidade e excluir os sofrimentos, a cruz de Cristo e a vida como cristão nesse mundo, com dores, problemas e dificuldades.

Essa teologia não combina com as palavras de Jesus. Não combina com os evangelhos e com as palavras de Paulo a Timóteo.

Há algo de errado também em algum momento com alguns de nossos ensinos.

Devemos aprender a orar constantemente.

A lembrar dos doentes entre nós, dos que passam dificuldades em seus empregos, dos que passam dificuldades financeiras, dos que sofrem encarcerados em casamentos como se eles fossem prisões devido à intimidade com um cônjuge difícil e pecador.

Já existem muitas prisões nesse mundo das quais um ser humano deve ficar livre. E acredite, Satanás trata de criar novas prisões caso alguns crentes consigam fugir das que haviam anteriormente em suas vidas.

Através da oração, da intercessão, do aprendizado constante das Escrituras somos libertos de alguns desses cárceres.

Temos realmente prestado um bom serviço às almas cativas em nossas congregações?

Que tipo de valores estamos transmitindo às nossas igrejas? A ser crentes de festa, crentes do oba-oba ou pessoas cujo caráter é firmado pelo estudo da palavra de Deus para vencer os males diários em suas vidas?

Muitos líderes de igreja serão cobrados também pela preocupação que demonstraram com seus rebanhos em sua formação pessoal como membro da casa de Deus.

Ainda que não possamos resolver os problemas sociais dando um pão a cada membro da igreja, é através das orações, do estudo da Palavra de Deus que damos a chance ao Espírito Santo de fazê-lo na vida dessas pessoas.

Não realizaremos todas as curas em nossio meio. Nem todos serão realmente curados.

Mas a oração de um justo pode salvar uma alma pela qual a igreja pediu
intercessão (Tiago 5:16).

Toda a igreja tem uma obra social a realizar por seus membros.

Ainda que não possa resolver os problemas de todos os seus membros, os grupos de oração, as reuniões e cultos fazem pela comunidade local de uma igreja o trabalho de elevar o caráter individual de cada crente.

Não podemos também esquecer que isso é também uma responsabilidade individual de cada um, mas ai da igreja que se omite em realizar alguma dessas pequenas obras!!


Se uma igreja não ensina e não incentiva seus fiéis a oração, a leitura da Bíblia e a promover o conhecimento de Deus entre seus fiéis sua obra é vazia e desprovida de entendimento.

Que Deus nos ajude a abrir os nossos olhos para o verdadeiro propósito
a nos confiado.

A paz de Cristo.


1. Quantos grupos de oração há na igreja da qual você faz parte? Você faz parte de algum grupo de oração?

2. O que há de errado em ostentar vitórias financeiras dentro da casa de Deus? Por que algumas pessoas se tornam orgulhosas com algumas conquistas sociais que atingem? É correto pensar que Deus não nos enche a vida de prosperidade porque nosso coração não está preparado para receber tais bênçãos? Ingrid orou por um emprego. Conseguiu-o em dois meses. No terceiro, deixou de ir à igreja. Deus nos dá coisas boas com o fim de nos afastar da igreja??

3. Deus permite sofrimentos na vida de cristãos com o objetivo de fazê-los crescer espiritualmente. Deus também pode nos dar alguma bênção com o intuito de nos dar uma lição sobre o que é mais importante para as nossas vidas: ir à igreja ou cuidar de nossa vida pessoal?
Há algo de errado com essas afirmações?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc