Pular para o conteúdo principal

POLÍTICOS E SUA LEGALIDADE

E disse eu: Ouvi, peço-vos, ó chefes de Jacó, e vós,
ó príncipes da casa de Israel:
não é a vós que pertence saber a justiça? Miquéias 3:1

Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? nenhum mal nos sobrevirá.
Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e

Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta
casa em lugares altos dum bosque. Miquéias 3:11-12


Nos dias de hoje, os políticos fazem licitações e não pagam empresas.

Nos dias de hoje, dívidas chegam a trezentos mil reais em licitações. Aí aparece um político que diz: "Me dá aí uns cem mil dessa dívida, que ela sai pra você. Eu faço pagarem!!"

O governo de muitos estados brasileiros faz licitações debaixo da lei, pede a empresas que apresentem seus documentos segundo essas leis a fim de que possam participar de suas licitações.

As empresas que vencem podem não receber o dinheiro do serviço realizado no final do trabalho. As boas empresas de boa índole tem que aguardar meses a às vezes anos para terem de volta o dinheiro investido nas obras para o governo. É mais fácil sair o dinheiro para uma obra fantasma, uma obra com um padrinho político famoso do que o dinheiro de uma empresa sem um apoio político sequer ou considerado adequado.

Não é o governo que deve conhecer as leis?
Por que o governo é o primeiro a dizer que 'não há dinheiro' para pagar as dívidas?


Ninguém se acha culpado. Joga-se a culpa nos "governos anteriores", no "governo federal que não fez o repasse da verba para a dívida".

O governo devia ser o primeiro a falar sobre moral, bons costumes e a dar bons exemplos de caráter.

O que se vê Brasil afora é um legalismo hipócrita.

Quantas pessoas não gostam de apregoar os males das coisas criadas e das sociedades existentes? Em dizer como as pessoas são hipócritas e agem errado?

Esses são os chamados legalistas. Querem aplicar a lei sobre a vida de todas as outras pessoas, mas não dão exemplos ou quando dão exemplos são exagerados e apregoam que todos deveriam imitá-los.

Estes atam os fardos pesados às costas de outros e nunca os carregam.

Nossos juízes dão setenças por suborno.
Nossos líderes religiosos profetizam por dinheiro.

As palavras de MIquéias ainda ecoam da Bíblia como atuais nas culturas sociais de muitos países nos dias de hoje.

Em nosso Brasil, um político chega ao senado para construir seu nome, para pensar primeiramente em si e na sua família. Essa cultura vem do berço, vem desde o estado de onde esse político saiu. Elegemos deputados federais e estaduais para que eles melhorem de vida. Alguns deles analfabetos e ignorantes representam estados pobres que sequer são favorecidos por algumas das decisões e alianças que estes realizam.

Os escolhidos para cargos sociais deveriam ser os primeiros a darem os exemplos de caráter que o nosso povo merece. Mas muitos deles apregoam o Legalismo enquanto outros tantos retiram da União para o seu próprio bem.

Todos farinhas do mesmo saco.


Morreu um legalista. E toda a classe social local vai até seu enterro homenageá-lo. Brasília envia emissários para participar. Legalistas somente fazem da nossa sociedade o que ela é sem nunca transformá-la. Há ainda as mesmas favelas em nossa cidade desde a primeira eleição do legalista. Há ainda os mesmos males de suas tantas eleições. Não temos em nós caráter pra realizar mudanças porque achamos bonito ver pessoas assim existirem e não nos importamos de sermos como elas ou diferente delas.

Abrãao deixou um exemplo contundente de como pagar dívidas. Comprava as coisas à vista e assim as pagava.

Davi ao oferecer um sacríficio a Deus não aceitou presentes do dono do campo onde deveria oferecê-los, mas disse:

"Não! antes to comprarei pelo seu valor, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Comprou, pois, Davi a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata." 2 Samuel 24:24

Legalistas incitam tão ao roubo e a se manter as coisas como estão, porque é melhor e mudar daria trabalho, do que aqueles que nada fazem e aqueles que a tudo roubam.

Há exemplos contundentes de bons princípios a seguir, porém quem se dispõe a ouvi-los ou mesmo a entreter seu tempo em encontrá-los?

Ao governo de um país cumpre praticar a justiça. Aos governos estaduais cumprem também fazê-lo. E um bom governo paga suas dívidas adquiridas e mantêm sua casa em dia.

Nossas crianças aprendem dos nossos exemplos.

Não há coisa pior do que ser um mau-caráter cheio de palavras vazias e com o peito estufado da pávola e arrogância de um cargo que é so vento.

Causa vergonha ao Brasil ostentar Legalidade e ver a imoralidade das inúmeras empresas sem pagamentos recebidos. E a falsidade de perpetua de geração em geração.

Contra a falsa legalidade e contra a falta de caráter no pagamento de dívidas lutemos todos e o ensinemos às nossas crianças.


Não há obra melhor a ensinar a nossos filhos no que diz respeito a respeitar as autoridades constituídas do que cumprir com seus pagamentos, pagar em dia nossas dívidas e viver uma vida ordeira a cada dia.



A paz de Cristo.

Reflexão:

1. É muito comum ouvir de pessoas de fora de um ministério aquilo que de errado ele possui. Em contrapartida, os que estão dentro do mesmo podem exigir de seus pares e dos de fora que cumpram regras como santificação, como bons exemplos, como participar mais na igreja para continuar dentro do ministério. O que soa como legalidade? Como devemos saber vencer tais erros?

2. A bem da verdade todo o crescimento em Cristo deve indicar mudança de comportamento. Como o Legalismo aponta na direção contrária?

3. Quem é a pessoa mais legalista que você conhece dentro da sua igreja? Seu pastor? Um irmão de um ministério? Legalismo é exigir requisitos para servir, para adorar ou para se estar em determinados grupos, como afinidade, como estar na obra e nunca abandoná-la por uma razão que os outros julguem correta, como exigir coisas que alguns membros do grupo conseguem fazer. Que erros você deve evitar dessas pessoas?

4. Além da oração o que mais você pode usar como recurso para auxiliar irmãos em ministérios do qual já fez parte? Uma palavra, um evento, um auxílio ? Como fugir da legalidade e ajudar irmãos a vencer as barreiras criadas com os de fora? Os que saem de um ministério deixam de ser importantes para Deus ? Se ainda continuam dentro da igreja agimos como o mundo que abandona as pessoas que saem das empresas e não mais ouvimos falar delas? Jesus se agrada dessa atitude?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc