Pular para o conteúdo principal

VASO DE UMA VERDADE SÓ!!!

Quando se achar alguém que tiver furtado um dentre os seus irmãos,
dos filhos de Israel, e escravizá-lo, ou vendê-lo, esse ladrão morrerá,
e tirarás o mal do meio de ti.
Deuteronômio 24:7

Vamos falar de amor.

O quanto nós devemos nos calar para provar a uma outra pessoa que a amamos?
Falemos de nossas esposas. De nossos pais. Falemos de nossos filhos.
Falemos de nossos pastores. De nossos líderes na igreja.
Falemos de nosso trabalho. De nossos chefes.

No trabalho, nos calamos porque nosso salário é pago.

Aprendemos a engolir os "sapos" do dia-à-dia porque somos pagos para isso.

Na igreja, fazemos isso em nome de Deus.
Não fazemos as coisas para agradar o pastor, para sermos reconhecidos.

Fazemos em nome do Senhor, em nome de Jesus.
Se devemos amar alguém, nos calamos sobre suas falhas.

Aprendemos a oferecer à pessoa nossa simpatia e a sermos obedientes, como assim nos ordena Paulo nas Escrituras, como assim no solicita Deus na Bíblia, desde Gênesis até o livro de Apocalipse.

Assim, apregoamos a defendemos as verdades em que acreditamos. Alguns com mais ênfases do que outros.

De bom grado apresentamos nossas vidas para que outros possam tentar edificá-las.

O amor se cala para que a fé possa falar. Para que os instruídos possam tentar nos edificar.


Amamos para permitir que Deus nos preencha.

Só que alguns de nós algumas vezes querem sempre amar do jeito que lhes parece mais correto.


Às vezes taxam as pessoas por serem incorretas.
Às vezes dizem porque são melhores que o grupo vizinho.
Às vezes limitam o acesso a seus corações e aos seus grupos sociais por motivos como afinidade, mais pecador, menos pecador.

Algumas pessoas dizem que usar disciplina para afastar as pessoas da igreja parece errado, porque queremos atrair pecadores.


Como atrair pecadores se não temos paciência nem amor com os que erram em nosso próprio meio? Como atrair pecadores se nos fazemos pecadores dizendo que o irmão A, B ou C não serve de exemplo pelos pecados mundanos que ainda comete?

Somos pecadores e humanos com estas divisões.

Não temos direito de abrir a Palavra de Deus e usá-la como escudo para dizer
porque somos mais certos que as outras congregações. Porque somos mais sábios que outras congregações.


Jesus combateu veemente em sua época as posições dos fariseus. Ele atacou duramente as pessoas que tinham tornado regras de fé em regras sociais e humanas, fazendo verdadeiros escândalos se alguém burlasse alguma destas regras sociais e humanas.

No sábado você não podia curar alguém... Mas podia tirar um burro de dentro de um poço.
No sábado você não podia nem comer... E se esquecesse de separar mantimentos, devia morrer de fome e matar o templo do Espírito Santo.
Você dava ofertas para ser visto...

E se esquecia que o tamanho da sua oferta era julgado por Deus.

As pessoas da época de Cristo se esqueceram de que Deus olhava o coração.

E Jesus combateu duramente sua sociedade por isso.

Então, o sábado foi abolido? Ou o sábado consta em um dos dez mandamentos e deve ser respeitado? Jesus disse que não aboliu a lei, mas também temos uma passagem em que ele fala que todos os alimentos e animais são puros.

Todos estão certos e nos temos doutrinas corretas e condizentes com a Bíblia?

Não digo que todos estejam certos em suas posições.

Eu digo: se o que você crê é sincero, é feito de coração para Deus, não para promover sua carne e a sua pessoa, você está certo.

No final, todos passaremos pelo tribunal de Cristo.

E lá, só a nossa fé em Seu nome será realmente importante.

Nos tornamos arrogantes e orgulhosos quando passamos a puxar a "sardinha" para o nosso lado. E desse tipo de coisa brotam maldades sem conta.

Meu líder de grupo de oração é um homem simples. Alguém que aceitou a Cristo e o tem buscado, e vez ou outra tropeça no falar e na leitura da palavra. Mas é uma grande homem. Uma senhora saiu de nosso grupo de oração e foi para um outro. Nesse outro grupo, também de nossa igreja, ela citou que nosso líder não fala bem e não tem a "cultura" necessária para ser um bom líder.

Meu amigo ficou apreensivo e chateado quando soube da história. Em igrejas pequenas como a nossa é difícil não acabar se sabendo das coisas. Ele está agora se esforçando fazendo estudos as quintas-feiras com um amigo da Assembléia de Deus. Não pode fazer os seminários aos domingos na nossa igreja, porque trabalha aos domingos.

Eu me recordo de uma história parecida dos tempos de John Wesley.

Nos tempos de John Wesley, pregadores leigos, com educação limitada, às vezes dirigiam os cultos nas igrejas. Um homem usou Lucas 19:21 como texto: "Tive medo, porque és homem severo". Não conhecendo a palavra "severo", ele achou que o texto falava de um homem ostra (a pronúncia no inglês das duas palavras é idêntica, assim como dizemos "alvo" para branco e "alvo" para a direção de uma arma).

Ele explicou como um mergulhador tem que tatear no escuro, em águas geladas, para encontrar ostras. Neste esforço ele corta as mãos nas pontas afiadas das conchas. Depois que consegue uma ostra ele sobe à superfície, segurando-a com "suas mãos rachadas e sangrentas".

O pregador acrescentou: "Cristo desceu da glória dos céus... a uma sociedade humana pecadora, a fim de encontrar seres humanos e trazê-los de volta com ele para a glória do céu. Suas mãos rachadas e sangrentas são um sinal do valor que ele colocou no objeto de sua busca . Naquela noite doze homens receberam a Cristo.

Mais tarde alguém foi a John Wesley para queixar-se da ignorância dos pregadores iletrados que eram demasiados ignorantes, até mesmo para saber o significado dos textos sobre os quais estavam pregando.

O tão bem formado Wesley simplesmente disse: "Nao se preocupe. O Senhor conseguiu doze ostras hoje à noite."

O nosso melhor nem sempre se iguala aos padrões dos outros.

Mas Deus usa nossas imperfeições e esforços humildes, e usa-os para a sua glória.

Faça o que pode fazer, onde você está, com o que você tem.

Você se dispõe a amar as pessoas? Se dispõe a servir a Deus?

Faça-o de coração sincero e evite ofender as pessoas que você sequer conhece, já que nunca procurou fazer amizades com algumas delas. Mas não as ofenda.

Não sabemos o futuro. Deus é eterno. Quem pode dizer se amanhã você não estará ao lado de um presbiteriano, adventista, assembleiano para fazer um trabalho em conjunto.

Não se torne uma pessoa vaso de uma verdade só.

É exatamente aquele tipo de pessoa que fecha a porta para as outras quando descobre um erro, e nunca mais abre a porta da sua vida para o seu próximo. Imagine se Cristo fizesse isso conosco como seres humanos. Se fechasse suas portas as nossas vidas caso encontrasse algum erro e não mais nos permitesse acesso até Ele.

Julgue as coisas boas. Retenha o que é bom, jogue fora o que é ruim. Isso da sua vida e das suas reflexões. Não jogue pessoas fora da sua vida, porque Jesus nunca fará tal coisa, exceto com os que negarem realmente à Ele como Senhor e Salvador!

Algumas pessoas encontram um erro e a partir daquele dia se decretam vencedoras e donas da verdade. Muito cuidado com esse comportamento.



A paz de Cristo.

Reflexão:

1. Você tem amigos de outras denominações? Como mantêm suas amizades?

2. Falar de amor requer aprender a amar o próximo. Quando discute as questões da sua fé com seus amigos, você é do tipo orgulhoso ou do tipo que ouve e escuta as opiniões contrárias às suas, sem se debater?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc