Pular para o conteúdo principal

ENSINO


E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a
homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. 2 Timóteo 2:2

Estudar a Bíblia é bom.

Defender uma causa pode ser ruim.

Devemos ter cuidado ao pregar sobre doutrinas do púlpito em uma igreja, se você não explicou antecipadamente a todos que fará um estudo sobre doutrinas.

Você pode em um domingo receber assembleianos, presbiterianos, adventistas inclusive, e pode ofendê-los quando, exatamente naquele domingo, resolveram visitar sua igreja e tentar estar com Deus em um lugar diferente por uma questão qualquer.

Devemos ter o cuidado de não nos tornamos como alguns grandes estudiosos humanos em nossas grandes faculdades. Já estive com alguns deles, e até mesmo conheci algumas dessas pessoas na UFAM - Universidade do Amazonas.

Eles sabem muito sobre Matemática e Fisica.

Na hora de ensinar seus alunos, cobram além do devido, e a maioria fica reprovada. Essas mentes mais preparadas passam a exigir de seus alunos que estudem tanto quanto eles estudaram. Que saibam tanto quanto eles sabem.

1. Será que Deus poderia exigir de nós o conhecimento de tudo aquilo que criou? Estaríamos à altura de todas as respostas? Leia a Bíblia. Justifique sua resposta


Alguns de nós podemos nos tornar assim.

Testificamos a nós mesmos a aos outros nossos estudos bíblicos, nossa formação teológica, nosso conhecimento das Escrituras. E passamos exigir dos outros àquilo que levamos uma vida inteira para construir, pela vivência diária e pela nossa própria experiência de vida.

Será que alguns pastores e teólogos páram para refletir nestas coisas?
Será que passamos nossas vidas constantemente pelo filtro de 2 Coríntios 13:5

Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós
mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que
já estais reprovados. 2 Coríntios 13:5


Há muito mais valor em vidas leigas que servem a Cristo e não caem nos erros
de Salomão, um grande exemplo de que a sabedoria leva ao erro.

Ao tomar muitas mulheres, Salomão se afastou de Deus e permitiu que sua sabedoria
o desviasse do Senhor (1 Rs 11:9) e deixasse de ser fiel e totalmente dedicado
à Ele (1 Rs 11:5).

A sabedoria de cada pessoa com o tempo as fazem defender causas e posições e se tornarem orgulhosas, deixando o caminho da humildade e do amor ao próximo.

Por isso um pastor com menos sabedoria e leigo pode encher auditórios.

Os grandes mestres fecham seus corações, criam mitos sociais, e a verdadeira sabedoria dos céus e a grande bondade de Jesus Cristo se tornam nulas em suas vidas e em seu trabalho.


Vamos colocar exemplos reais desses fatos?

mitos no Brasil com relação ao ensino público.

Se diz a várias décadas que a escola pública não funciona porque os professores ganham pouco. Mas em uma pesquisa recente no estado de São Paulo, e pelo Brasil afora, se constatou que as escolas de ensino privado pagam menos que o ensino público, e a qualidade de ensino delas é melhor que a do ensino público.

Também se constatou que no ensino público há professores concursados que faltam muito e recebem o mesmo salário que os professores que dão aula todos os dias. Ou seja, não há uma regra no ensino público que diga que um professor só recebe se der mesmo as suas aulas.

Nos países europeus e nos Estados Unidos, nos últimos anos, passou a se adotar um sistema no meio acadêmico superior e de formação primária que trabalha com metas estabelecidas. Por esse novo método, premiam-se as escolas que tem professores que dão uma boa aula, que fazem seus alunos aprenderem as disciplinas, que nunca faltam e estão sempre presentes em sala de aula. O objetivo desse sistema era criar incentivos concretos para o progresso das escolas.

E isso deu certo lá fora.

Eles passaram a distingüir e premiar as escolas com bom desempenho acadêmico.

Do servente ao diretor, todos eram premiados com uma bonificação no salário. Só não recebia a bonificação os professores com muitas faltas e quem na instituição estivesse com muitas faltas.

As pesquisas mostram que em todos os lugares onde essa política passou a ser adotada, a educação avançou.

A secretária de Educação do Estado de São Paulo, dona Maria Helena Guimarães, soube do método e o está adotando em seu estado. Ela esteve nas folhas amarelas de Veja no mês de fevereiro falando do ensino em nosso país. Assim que isso foi anuciado, choveram e-mails de professores contra essa idéia na caixa postal da secretária.

A classe se sentiu ameaçada.

O mito professor que ganha bem, ensina bem não é verdadeiro no Brasil. Manaus é um exemplo disso. Aumentamos os salários dos professores, mandamos a maioria para a universidade e ainda estamos lutando com índices de analfabetismo na região amazônica.

No Brasil, as escolas públicas em sua maioria pagam melhor que as escolas particulares e os professores das escolas particulares ensinam melhor porque seus planos acadêmicos e de estudos são analisados pela direção acadêmica da escola privada e o professor é cobrado por resultados.

Outro mito de ensino??

Classe muito grande dá problemas.

Isso é certo somente para os anos primários.

Nas universidades mundo afora, nos Estados Unidos e na Europa, se aumenta o número de alunos mais e mais nas salas de aula com efeito positivo. Com pessoas adultas, aumentar o número de alunos em classe nunca foi problema.

O problema do nosso país e de alguns de nosso pastores, mestres e presbíteros é basicamente o mesmo.

Muitos professores não sabem prestar uma boa aula.

Muitos professores não sabem ensinar.

Gastaram anos de vida aprendendo e só sabem para eles mesmos. Não conseguem genuinamente trasmitir com sinceridade aquilo que sabem a seus alunos.

Alguns professores que tem a capacidade de ensinar não o fazem por causa de seu ego ou por usar a posição de professor como status para atacar a ordem social ou o governo brasileiro.

Devíamos como educadores nos envergonhar de nossos atos.

Devíamos olhar para nós mesmos e aprender a rasgar a alma e o ego e dar a nossa nação àquilo que tiramos dela, àquilo para a qual a usamos.

Apredemos alguma coisa. Nos comprometemos a servir o nosso país e atender uma necessidade social. E não estamos fazendo isso.

Como você se sentiria sabendo que alguém gastou anos de vida aprendendo e retendo todo o conhecimento sobre Física, Matemática e outras Ciências e não tem a mínima capacidade de ensinar de modo que seus alunos possam compreender, e entender!!!, tudo aquilo que ele aprendeu em seus anos de estudo??

Nosso país é uma vergonha por possuir pessoas egoístas como mestres.

Que em nossas igrejas, aprendamos de coração a oferecer aquilo que descobrimos e aprendemos de coração a outras almas.

Fomos chamados ao ensino por Jesus. Devemos estudar as Escrituras constantemente e ensinar a outros essa boa nova chamada Jesus, filho de Deus que veio ao mundo.

Façamos isso de coração.

A paz de Cristo.

Reflexão:

2. Você é aluno de faculdade? Lembre-se de um de seus mestres que reprovou mais da metade da sua classe pelo método de ensino que adotou? Os alunos se sentiram prejudicados? Houve reclamação à direção da instituição? Qual o resultado?

3. Alan entrou para uma empresa do Distrito Industrial. Esta empresa enviou-a à sua matriz fora do país. Lá, Alan estudou por seis meses para operar certo tipo de maquinário. Alan ainda passou mais três meses em São Paulo realizando um curso para trabalhar com certa ferramenta de computador para a empresa. Alan voltou a Manaus e ficou mais seis meses na empresa que o contratara. Recebeu uma proposta de outra empresa e mudou de emprego, pedindo demissão. Você concorda com a atitude de Alan? A sua postura é adequada para uma pessoa de confiança?

4. Nosso capitalismo feroz nos torna combatentes ferozes. Investimos em aulas, aprendizagem, tudo para estarmos focados no agora, no presente, naquilo que é importante. Essa atitude é compatível com o aprendizado cristão? Justifique sua resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc