Pular para o conteúdo principal

PREGAÇÕES CONDICIONAIS (revisado)

Texto publicado em 06/02/2011.


Portanto, quem ouve estas minhas palavras e

age baseado nelas será como um homem sensato que

construiu sua casa sobre a rocha firme. Chouveu,

os rios transbordaram, sopraram ventos 

contra a casa, mas ela não caiu, porque sua fundação

estava na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras

e não age baseado nelas será como o insensato que

construiu sua casa sobre a areia.Chouveu,

os rios transbordaram, sopraram ventos 

contra a casa, e ela caiu - e sua queda foi terrível!. Mateus 7:24-27 (BJC)



O mundo de hoje possui uma moralidade distorcida.


Muitos acreditam que plantar males podem trazer bem a vida das pessoas.


Essa realidade distorcida é até mesmo defendida com fatos bíblicos como o episódio em que Hagar e Ismael são mandados embora por Abrão (Gênesis 28:1-14).


Não se assombre se este não for o único episódio existente da Bíblia sobre as injustiças humanas cometidas em nome da fé.


É triste participar de reuniões em que se pedem provas para vidas de outros seres humanos. Em que se ora a Deus para que uma pessoa receba castigos a fim de reconhecer que Deus é bom, a fim de continuar caminhando junto a Deus e descobrir o quanto Ele é misericordioso.


Poucos se lembram que Abrão fazia tudo o que Sara ordenava e que ela também fazia o mesmo. Ismael e Hagar não teriam uma boa relação com Abrão e Sara depois deste desfecho. Poucos dão atenção ao fato de que nos dias de hoje possuímos muçulmanos e israelitas e que os dois vivem discutindo e brigando por terras e por herança histórica.


Se um Deus é a verdade, por que se utiliza da condição humana a fim de provar a fé do homem? 


Se conhece a todos nós interiormente e sabe o que de bom e o de ruim possuímos, por que brincar com vidas humanas e criar divisões, atritos e discórdias?


A fé de Abrão foi demonstrada desse modo!! Isso não é algo a ser estimulado em outras vidas humanas. Nossa responsabilidade é maior hoje porque conhecemos os efeitos devastadores daquelas ações -duas religiões!! - e deveríamos ser responsáveis e maduros no trato de falhas passadas descritas.


Devemos nos lembrar que Deus no fim quer destruir esse mundo.


Muitos se esforçam para serem arrebatados aos céus.


Não vejo em igreja alguma alguém se compadecendo dos que aqui ficarão. Fica difícil você ouvir sobre isso em algumas exposições sobre o assunto. Não é verdade?  O máximo que alguns chegam a dizer em alguns momentos é: "Anunciem o evangelho a quantos puderem".


Se defendemos a verdade, o amor e a vida de todo o ser humano - e hoje muitos de nós nos empenhamos em realizar tal coisa também através de leis como a dos Direitos Humanos - seria lógico e evidente amar a um Deus que age do mesmo modo. Sem tirar proveitos acerca do mal na vida  do homem, mas fazendo do bem e da verdade a sua força e o principal alvo na vida de cada ser humano.


O uso da condição humana povoa igrejas de fofocas e injustiças. 

Faz com que a maldade prolifere e com que pastores de cima do  púlpito bradem sem parar que você deve permanecer fiel, deve dar seu dízimo, deve vir a igreja por medo de sofrer punições e condenações.


O homem neste mundo já possui provações, tentações e julgamentos em demasia para lidar todos os dias.


Fundamentos instáveis não resistem por muito tempo.


É realmente triste ver o tempo passar e as pessoas destruirem com as próprias mãos boas obras criadas para o louvor de Deus.


Nossas vidas espirituais devem estar paltadas em algo concreto. 

No amor a outras almas humanas.


Na busca por um Deus que é fiel e que não nos abandona como o homem é capaz de fazer aos revistar nossas vidas em busca de pecados e imperfeições para poder bradar "Você precisa terminar seminários", "Você precisa abandonar esse pecado", "Você precisa cuidar de sua família", "Você precisa vir mais a igreja".


Ao olhar a vida de pessoas comuns como Abrão e Sara vemos falhas humanas. José era mimado e chorão, mas concentramos atenção somente no caráter que não deitou com a esposa de seu patrão e fechamos os olhos ao fato de ele ter aceitado ser um egípcio e se trajar com tal.


Precisamos de uma comunhão com Deus capaz de amar incondicionalmente.


Precisamos de força de caráter para não aceitar tudo aquilo que nos é dito, como fez Moisés ao questionar Deus e evitar a destruição de Israel (Êxodo 32:11-13).

Este fato nos lembra que até o SENHOR pode se arrepender do mal que dissera fazer ao povo (Êxodo 32:14).


O amor a Deus deve nos conduzir ao conhecimento e não devemos basear nossa fé em emoções humanas.


Porque com a mesma intensidade que amamos nós também podemos odiar.


No caminho para encontrar a Deus observamos pessoas capazes de abandonar a outras, de correr em busca de um prêmio, de escolher aqueles que servem e os que não servem, de falar acerca de fé como se isso pertencesse a eles por direito adquirido.


Um bom casamento pode não acontecer porque um homem dá mais valor ao seu trabalho do que a mulher que ama e parte para outra cidade para estudar e alcançar este objetivo.

Uma mulher pode dar mais valor à sua família e aos de sua casa do que a seu marido, e não os abandona deixando de cumprir a ordem do SENHOR de deixar pai e mãe e se unir ao seu marido. 

Estes se esquecem que o Deus que adoramos ama de modo incondicional aos seres humanos. E que não existe "competição" quando se conquista o amor de alguém. Na verdade até os seres humanos conhecem o ditado que o "amor não vê cara, nem coração".


Por isso, merecimento é um pecado diante do altar do Senhor.

Nosso país sofreu com catástrofes naturais nos últimos anos.


Algumas igrejas tem realizado coletas e orações em favor de famílias desabrigadas. Não aconteceu uma vez, foram várias vezes nos últimos anos!


Se amamos as pessoas, passemos a demonstrar isso. 




Graça e Paz.



Por

Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc