Pular para o conteúdo principal

JOSUÉ: O ARDIL DAS PALAVRAS

Disse então Josué: "Ah, Soberano SENHOR! por que fizeste este

povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos 

amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em ficar do

outro lado do Jordão! Que poderei dizer, Senhor, agora que Israel

foi derrotado por seus inimigos? Os cananeus e os demais habitantes

desta terra saberão disso, nos cercarão e eliminarão o nosso nome

da terra. Que farás, então, pelo teu grande nome?" Josué 7:7-9 (NVI)


"Aquele que for pego com as coisas consagradas será queimado no fogo

com tudo o que lhe pertence. Violou a aliança do SENHOR e cometeu

loucura em Israel!" Josué 7:15 (NVI)


"Você fará com Ai e seu rei o que fez com Jericó e seu rei; e desta 

vez vocês poderão se apossar dos despojos e dos animais. Preparem

uma emboscada atrás da cidade." Josué 8:2 (NVI)


"Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! Por que

o SENHOR está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair

à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como

despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito?" Números 14:3 (NVI)



Cuidado!


Erros podem ser perdoados, atitudes podem ser repensadas, mas algumas palavras nunca podem ser esquecidas.


Quantas vezes o povo de Israel não falou a mesma coisa que disse Josué

diante do SENHOR? 


O SENHOR pediu a Josué para ser forte e corajoso (Josué 1:6). Na primeira dificuldade que encontra pelo caminho Josué usa as mesmas palavras que o povo de Israel usou contra o SENHOR e contra Moisés caminhando pelo deserto!


Quantas vezes Moisés não se colocou de joelhos para impedir que o SENHOR não destruísse os israelitas exatamente por estas palavras?


E devemos lembrar que ao transferir o comando a Josué, O SENHOR disse que o povo brevemente se desviaria dos seus caminhos (Deuteronômio 31:16-18).

Moisés e Josué ouviram juntos isto e receberam uma canção para testemunhar contra o povo.

Então, uma pessoa é encontrada em pecado e pega coisas consagradas. O povo sai à guerra com pouca gente contra Ai e é derrotado até chegar as pedreiras (Sebarim) - (Josué 7:5). 


Diante de uma situação de derrota e perda o que nos convém fazer? 


Se somos cristão rasgamos as vestes, ou fazemos um jejum, nos ajoelhamos diante do SENHOR, pedimos perdão e perguntamos O PORQUÊ!


Josué queria saber O PORQUÊ! Mas ele se dirige a Deus não com contrição no coração, aparentemente. Josué se dirige como um daqueles que viveu no deserto e odiava o calor, odiava a falta de água, odiava passar a necessidade e insultava o seu Deus!


Moisés era consciente do temor e do respeito devidos ao seu SENHOR!


Josué era um guerreiro de PERSONALIDADE DIFERENTE. Ou era mais semelhante aos seus pares israelitas. Era alguém realmente do povo assumindo um cargo de liderança.


E Josué desde cedo havia estado diante de Moisés para servi-lo no tabernáculo do SENHOR. Era alguém possivelmente consagrado a Deus. Talvez esta posição desde cedo tenha conferido a Josué um caráter político com personalidade forte. 


Ele atrevidamente fala do mesmo modo que o povo de Israel fazia no deserto contra o SENHOR, contra Moisés e contra Arão.


Por ser o líder de Israel, este pecado poderia ser muito caro a todo o povo de Israel.  Mas o SENHOR já havia tornado Josué líder no lugar de Moisés e já o havia comissionado para conquistar a terra para o povo de Israel. 


Que Deus ensina seu povo a matar pessoas?

Que Deus diz a seu povo a ser convarde e ATACAR POR TRÁS?

Que Deus engole uma afronta direta CONTRA SI MESMO e permite a pessoa que o afrontou diretamente continuar vivo e líder de seu povo?


O pecado de Josué não foi sequer MENCIONDO pelo SENHOR. 


Afinal de contas, Moisés estava morto e na presença do SENHOR. Enquanto Josué falava, imagine Moisés de joelhos intercedendo por seu líder e pelos israelitas. O SENHOR tinha diante de si a misericórdia que Moisés sempre demonstrara em vida e sabia muito bem as falhas de caráter que Josué possuía.


O SENHOR indica o MODO de como achar o culpado e diz o que deve acontecer ao culpado! Josué é uma pessoa prática. Ele OBEDECE SEM REFLETIR, NÃO INTERCEDE PELA VIDA DO CULPADO, O POBRE ACÃ, COMO MOISÉS FAZIA PELO POVO DE ISRAEL.


Na sua primeira PROVA, Josué peca e ofende diretamente o SENHOR. 

"Eu sou o líder do seu povo! Por que nos trouxe aqui? Para nos matar!??"

E o SENHOR engole o sapo dito por Josué. E explica o porquê de o povo não vencer e o que deve acontecer com a pessoa que pecou contra o SENHOR.  

Três coisas acontecem: Acã morre, Ai é atacada à traição e o POVO PODE PEGAR TODOS OS DESPOJOS DA CIDADE.


O povo sequer teve compaixão de Acã.

O povo sequer pensou que atacar por trás era uma ofensa militar grave.

O povo tomou os despojos e CONDENOU A SI MESMO POR NÃO TER MISERICÓRDIA POR UM PECADOR ENTRE ELES

O SENHOR deu uma ordem, mas nenhum líder sequer pensou em como Moisés agiria, ou mesmo foi capaz de dizer qualquer coisa a Josué a respeito?


Suas palavras tem poder. Elas podem determinar um caminho de honras e de vitórias se agradarem ao SENHOR. Mas podem também levar você a vencer por um caminho desonroso e desprovido de compaixão, piedade e graça. Mesmo sendo um líder em Israel humllhar e envergonhar o seu caminho deve render graça ao SENHOR pelas ofensas impensadas ditas sobre Ele.

Falar sem refletir primeiro pode causar sua ruína diante do SENHOR. 

A quarta tragédia no caminho de Josué foi ser enganado pelos giobeonitas e o povo de Israel sequer consultar o SENHOR sobre isto (Josué 9:14).

Existem muitos caminhos de bondade, justiça e amor para algums pessoas na Bíblia Sagrada. 

As vitórias de Josué precisam ser bem analisadas para você entender o PORQUÊ do SENHOR fazer certas coisas em alguns momentos. 


Afinal, até o profeta Zacarias viu o sumo-sacerdote Josué sujo com Satanás à sua direita. Como um tição tirado do fogo (Zacarias 3:1-2).


Palavras ditas têm o poder de determinar como será o seu caminho de vitórias. 


E se o SENHOR reprovar suas palavras algumas de suas vitórias não serão justas e limpas.


E isto marcará a sua alma para todo o sempre.



Graça e Paz.



Por

Manoel Leonardo Metelis Florindo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc