Pular para o conteúdo principal

UMA APOSTA CONTRA TODA A HUMANIDADE

Nunca darei razão a vocês!
Minha integridade não negarei jamais,
até a morte.
Manterei minha retidão,
e nunca a deixarei;
enquanto eu viver,
a minha consciência 
não me repreenderá. Jó 27:5-6 (NVI)

O livro de Jó é pura ficção?

Este é o texto mais antigo contido na Bíblia Sagrada. 

E dizemos que seu conteúdo é uma história bem contada sobre retidão e
uma aposta.

Jó pode ser retratado como muitos destes personagens de filmes que chamamos de loucos e que, por fim, acabam no decorrer da trama tendo um certo tipo de razão! 

Os loucos em muitos momentos estão certos e aqueles tidos por corretos acabam fazendo o papel de tolos. 

A retidão e a integridade que Jó defende até ver a face de Deus é correta.

Jó não sabia da aposta feita entre Satanás e Deus. 

Podemos fazer um paralelo com Adão no Paraíso acerca de Jó.

Podemos ver Adão sentado ali, como Jó. gritando aos céus a plenos pulmões que fora enganado e expulso injustamente do Paraíso?

Adão teve uma vida difícil longe do Éden.

Podemos ver Adão tecer seus argumentos sobre o que ele poderia fazer contra um anjo caído? 

Podemos ouvir Adão se queixar por seu Senhor - o próprio Deus! - atirar na terra um anjo que O desafiou nos céus? O que poderia fazer Adão contra um ser celestial dentro do Jardim do Éden? 

Podemos ouvir Adão dizer o quanto amava a Eva, carne de sua carne, a única entre todas as espécies existentes que o correspondia? Podemos ouvir Adão dizer o quanto Eva era pura, inocente, conhecendo a criação e admirando a beleza de todas as coisas? Até se encontrar com uma serpente falante - que outro animal podia falar dentro do Jardim do Éden!? 
Podemos ouvir Adão tecer comentários obscenos contra a serpente e o modo como ela fala, como distorce as palavras, como faz Eva ser enredada pelo que vê, pelos seus sentidos e a leva diante da árvore do conhecimento do Bem e do Mal?

Adão teceria comentários sobre a árvore da Vida? Bem ao lado, assistindo toda a cena, sem se manifestar, sem dizer uma palavra a respeito da cena que presencia, sem contrariar a serpente ou se opor ao atentado que a serpente executa contra sua amada, contra Eva? Podemos ouvir Adão se desesperar e perguntar "Por quê ? Por que você se calou? Por que não impediu? Por que não disse nada? Amava tão grandemente essa serpente - um anjo como você, seu irmão! - que foi incapaz de salvar a vida de um ser humano, uma mulher, inocente; cheia de vida, com os olhos dislumbrados para tudo que via e era novo? E você a deixou cair na armadilha e amaldiçoar toda a história da raça humana... E ainda afirmar que foi ESCOLHA  dela!

E por falar em ESCOLHA: Imagine Adão falando da injustiça cometida contra ele e sua esposa a respeito dos SENTIMENTOS que Deus alega ter visto nos dois no momento em que surgiram na sua frente? Adão cheio de ira contra Eva, Eva cheia de ira culpando a serpente? Deus se concentra no SENTIMENTO existente nos dois e até o livro de Jó fala sobre isto (Jó 31:33). O sentimento surge DEPOIS que Adão e Eva comem o fruto e estão diante de Deus! Isto justifica Deus por condenar o sentimento no coração dos dois? Não se chama INJUSTIÇA o fato de isto ser feito deste modo? E NENHUMA PALAVRA É DITA SOBRE A SERPENTE E OS SEUS ATOS! Aqui se condenam os inocentes e os pastores e cristãos irão justificar Deus com este ato por gerações! Deus não precisa ser justificado, mas um casal inocente necessita de misericórdia e graça porque estarão daqui por diante na boca de toda a história humana relacionada com Deus! O quanto o seu pecado será pregado! O quanto de graça, misericórdia e até mesmo amor lhes será negado por toda a história humana!
Talvez pela história de Adão e Eva e o modo como a justiça e a verdade são ocultas e negadas temos a visão de um Deus que castiga, pune e é muito temido pelo que pode fazer com aqueles que O servem e não O obedecem. 
 

Jó não sabia.

Sua vida passou por tudo de ruim que Satanás pode lançar sobre uma vida humana próspera, cheia de bênçãos, com amigos, família, filhos e bens. Jó perdeu até mesmo a saúde e foi amaldiçoado até por sua esposa. 

Jó nao abandonou sua integridade.

Adão passou pela mesma coisa.

Uma aposta de que o mal jogado no Éden nunca tentaria fazer algo contra tudo aquilo criado por Deus. 

Adão perdeu o emprego. Adão perdeu as bençãos de uma família abençoada. Adão e Eva sofreram juntos, foram expulsos do jardim do Éden, vestiram folhas. 

Jó bem poderia ser Adão falando sobre a injustiça e a integriade que lhe foram tomadas.

E ainda impuseram a Adão que foi ESCOLHA DELE. 

Muitos teólogos, cristãos, pastores e crentes vão defender Deus por gerações debaixo do sol. 

Muitos temem o que o Senhor possa fazer contra aqueles que o acusam do MAL e não compreendem o amor do sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Se você ama alguém... precisa testá-Lo todos os dias e ainda pôr à prova tudo o que entrega à ele em amor?

Se você julga alguém... precisa destruir todas as sua obras, seu culto, sua fé e negar que é seu filho a cada geração que se afasta de você e não entende o porquê você age e executa maldades em nome da pureza e do respeito ao Seu nome?

Adão mais do que Jó participou de uma aposta.


E todos nós vivemos as consequências até os dias de hoje!


Pai, dai-nos a cura, em meio a nossa hora mais sombria!



Graça e Paz.


Por
Manoel Leonardo Metelis Florindo





















































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc