Pular para o conteúdo principal

FILHOS DE BONS PAIS (REVISADO)

Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria a

mãe de toda  a humanidade. Gênesis 3:20 (NVI)


Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele. Abel tornou-se pastor

de ovelhas, e Caim, agricultor. Gênesis 4:2 (NVI)


Segundo a Bíblia Shedd, a palavra "Eva" quer dizer vida. A linguagem primitiva não era a hebraica mas, à medida que os pensamentos se transmitem de uma para a outra língua, os nomes vão se ajustando para manter a significação original".


A mulher é a detentora da possibilidade de se criar uma nova vida para a raça humana. 


Caim era o primogênito do primeiro casal gerado por Deus.


As atitudes posteriores de Caim nos ensinam que não basta nascer em uma boa família e se possuir bons pais para se garantir sucesso e renome nessa vida. Caim se tornou orgulhoso e arrogante com o passar dos anos. 


Talvez Caim se ressentisse do fato de seus país terem sido expulsos do Paraíso. Talvez as histórias que Adão e Eva contassem fizessem o filho ansiar por conhecer aquele jardim do qual os pais foram expulsos. Também é interessante notar que Caim não parecia sentir prazer em se relacionar com Deus. Em seus pensamentos talvez concluísse que não deveria se devotar a alguém que expulsara seus pais do Paraíso e que os pais temiam com muito receio. 


Como um ser humano dos dias de hoje, Caim talvez achasse Deus opressivo e desejasse se ver livre de sua influência.


Totalmente o oposto de Abel. Um pastor de ovelhas. Que aprendeu a vida simples dos pais. Que decidiu cuidar de animais em vez de lavrar os campos como Caim. Caim suportou todo o calor do sol e o fruto de seu trabalho alimentava a muitos.


Abel cuidava de animais. Adão começou seu serviço a Deus dando nome aos animais que Abel cuidava.


Dois filhos de um mesmo casal com personalidades distintas e comportamentos bem diferentes.


Não temos controle sobre o que nossos filhos serão um dia. Suas escolhas marcarão sua vidas de um modo ou de outro.


Podemos ensinar a nossos filhos as boas coisas que aprendemos nessa vida.

Segui-las estará inteiramente nas mãos de cada um deles. Ouvir nossas palavras, seguir nossos exemplos, até temer a Deus pode ter ou não significado para a vida daqueles que criamos. 


Isso não está no controle de nós como pais. 

Isso está na vida pessoal de cada um deles.


O que podemos fazer é orar e agradecer a Deus por tudo o que já fizemos.

Por tudo o que Deus já fez por nós. E pedir a Deus que cuide de nossas crianças.


Alguns filhos se ressentem por pais terem muito dinheiro e sequer darem um presente de Natal a seus filhos no final de cada ano.

Outros filhos se magoam pela falta de dinheiro e pela falta de coisas na ceia de Natal e no fim de ano.

Alguns filhos se esquecem de ligar para os pais ao fim de cada ano porque suas vidas ou estão muito agitadas ou não tiveram prazer na convivência com os pais no caminhar de suas vidas. Porque no excesso de proteção alguns pais criam redomas de vidro ao redor de seus filhos e os tornaram escravos do "pode, e não pode" nesta vida - tudo em nome de Deus.

Pois alguns desses filhos crescem achando exagerada esta proteção e possuindo ideias diferentes sobre a vida e sobre adorar a Deus.


Mas uma mãe sempre será uma mãe.

E pais sempre serão pais.


Procuremos fazer o nosso melhor hoje de algum modo a fim de atrair boas influências a nossos filhos.


Não permita que mágoas se formem antes que o entendimento de quem é Jesus possa ser transmitido a nossas crianças.



Graça e Paz.


Por

Manoel Leonardo Metelis Florindo

Texto de 02/01/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc