Pular para o conteúdo principal

ENSINO CRISTÃO

E ao servo do Senhor não convém contender,
mas sim, ser manso para com todos, apto para 
ensinar, sofredor;
Instruindo com mansidão os que resistem, a ver
se porventura Deus lhes dará arrependimento
para conhecerem a verdade,
E tornarem a despertar desprendendo-se dos 
laços do diabo, em que à vontade dele
estão presos. 2 Timóteo 2:24-26 (ACF)


Quantos de nós guardam boas lembranças dos tempos de escola? 

Com certeza alguns de nós tiveram bons e maus momentos. 

Os que passaram por maus momentos não possuem muita alegria ao recordar os gracejos, os vitupérios, as brincadeiras maldosas e mesmo maliciosas.

Algumas dessas brincadeiras hoje são tomadas à sério e tentamos já a alguns anos combater a prática do bullying dentro das escolas. 

Quem passou por estas coisas não deve gostar de ter que se sentar para ter acesso a ensino ou a participação dentro de algumas igrejas. Para quem sofreu bullyng é
como recordar os maus momentos vividos no passado enquanto se crescia para aprender, passar pelo ensino fundamental, pelo ensino médio e, por fim, chegar à faculdade. 

Por melhores que sejam as intenções a cultura que se cria pode acabar sendo mais maléfica do que benéfica. Os que muitos se sentam e repetem sempre as mesmas disciplinas ou passam pelas mesmas classes sem nunca terem a oportunidade 
de seguir adiante ou uma chance de servir acabam passando a imagem de lerdos e acabam também sofrendo o riso e a zombaria de alguns "mais espertos".

Ser sofredor muitas vezes atrai bênçãos na vida das pessoas. Mas submeter seres humanos a isto todos os anos pode ser um pecado que se torna constante. 

Seria correto cobrar o ensino cristão?

Seria sadio manter uma disciplina constante que fere o psicológico dos seres humanos e os faz ter recordações ruins sobre seu passado de escola?

Paulo ensinava muitas vezes sem cobrar nada.

O apóstolo aprendeu de Jesus que de graça se recebe e 
de graça deve se dar. 

Igrejas podem usar o ensino que prestam como um modo de angariar fundos e ganhar dinheiro. Mas uma prática constante não realizada de graça e fazendo muitas pessoas passarem por chacota e bullying gratuitos não é sadia. 

O bom exemplo e as boas palavras devem brotar de corações sadios e que se voltam para Jesus em primeiro lugar.

Cuidado com as brincadeiras que afastam do Caminho.

Cuidado com a falta de respeito com pessoas que se esforçam todos os anos na caminhada que para alguns pode ser fácil, mas para elas é mais demorada. 

Amor com amor se paga.

Ser cristão também nos ensina a enxergar o próximo e a entender seus motivos de nunca se sentar com outras pessoas dentro de uma sala.

Quem você pode ajudar no estudo da palavra neste ano?


Graça e Paz.


Por
Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc