Pular para o conteúdo principal

DIREITO E JUSTIÇA ANTES DO AMOR


E foi Rúben nos dias da ceifa do trigo, e achou
mandrágoras no campo. E trouxe-as a Lia sua mãe.
Então disse Raquel a Lia: Ora dá-me das 
mandrágoras de teu filho.
E ela lhe disse: É já pouco que hajas tomado
o meu marido, tomarás também as mandrágoras
do meu filho? Então disse Raquel: Por isso ele
se deitará contigo esta noite pelas mandrágoras
de teu filho.
Vindo, pois, Jacó à tarde do campo, saiu-lhe 
Lia ao encontro, e disse: A mim possuirás, 
esta noite, porque certamente te aluguei com
as mandrágoras do meu filho. E deitou-se com
ela aquela noite.
E ouviu Deus a Lia, e concebeu, e deu à luz 
um quinto filho a Jacó. Gênesis 30:14-17 (ACF)


Fazer as escolhas certas de vida passa por você saber escolher quem é certa para estar ao seu lado.

Mesmo sendo enganado por Labão, o SENHOR honrou Lia por ter sido a primeira a se casar com Jacó.

Direito e Justiça vêm na frente do amor para o SENHOR.

Então não adianta você falar de paixão ou de amor verdadeiro. Se a mulher é a sua PRIMEIRA ESCOLHA é esta que deve ser HONRADA.

O SENHOR não sofre como nós por sentimentos. 
O SENHOR quer se alegrar com nossas ESCOLHAS.

Mas devemos saber HONRAR CADA UMA DELAS.

Lia foi desprezada e Raquel teve fechado seu ventre quando o SENHOR percebeu que Jacó estava abandonando Lia em detrimento de Raquel.

Por Direito e por Justiça Lia era a primeira esposa.

Rúben era o primogênito. Sua mãe teve cinco filhos. 
Podemos até pensar que Rúben poderia ter entregue as mandrágoras a Raquel já que sua mãe tinha já quatro filhos, mas a disputa familiar era algo presente no casamento de Jacó que podia ser alugado sem emitir opinião alguma e comodamente se deixava ser usado por suas mulheres como moeda de troca e aceitava tudo o que elas decidiam fazer.

O SENHOR nada diz acerca das servas, Bila e Zilpa, que tiveram filhos de Jacó. O que é decidido dentro de um casamento é de responsabilidade dos dois.

Já quanto ao Direito e a Justiça o SENHOR tinha suas convicções e não serão as escolhas humanas, os seus sentimentos, quem você ama mais ou ama menos que farão Ele escolher uma em detrimento de outra.

Após cinco filhos de Lia finalmente o SENHOR lembra-se  das grandes injustiças vividas por Raquel e dá-lhe um filho. 

Deus também sabe ser misericordioso apesar de nossos erros.

Muitos homens podem ser honestos e buscar um bom casamento com alguém que amem já bem cedo, desde os 14 ou 15 anos.
Nessa época as mulheres gostam de festas, baladas e diversões e podem estar avessas a compromissos. 

São nossas escolhas que podem determinar o sofrimento e a comunhão com o Senhor em nossas vidas. 

Podem levar muitos anos para que o Senhor abençoe certas vidas em razão de suas escolhas de vida. Pode ser que dependam da oração de outras pessoas que desejaram um compromisso correto, e da misericórdia de Deus para realizar o BEM mesmo com o MAU que a pessoa escolheu para a sua vida. 

Faça escolhas corretas. 

Honre-as desde o início. 


Isso evita bastante sofrimento ao longo dos anos e pode significar a bênção nas vidas das pessoas próximas a você. E na vida de sua continuidade - seus filhos.

Família é uma coisa importante. Ninguém aprecia o esquecimento e o abandono e o SENHOR não se agrada de injustiças e é a favor do Direito. 

Tenha isto em mente ao ensinar as coisas certas a seus filhos. 

Quem sabe se Lia não menosprezou ainda mais a Raquel ao ter seu quinto filho. Quem sabe o SENHOR finalmente atentou para a humilhação, a maldade e a injustiça que Raquel vivenciava a anos mesmo sendo amada por Jacó.


O amor pode ser algo bom e feliz em nossas vidas desde que também esteja alicerçado pela Justiça e pelo Direito. 


A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem
a esposa prudente. Provérbios 19:14 (ACF)


Graça e Paz.


Por
Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc