Pular para o conteúdo principal

APLICAÇÕES PRÁTICAS

Rogo-vos, pois eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno
da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão,
com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito
no vínculo da paz; Efésios 4:1-3

Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo,
porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a

que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da
redenção. Longe de vós, toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem
assim toda malícia. Efésios 4:25-31



Coerência.

Andar em humildade, sem gritarias, sem dizer palavras erradas é o que todo cristão de verdade deve tentar fazer e evitar a cada dia. Um bom testemunho para Deus se escreve com paciência, tendo zelo no que se fala, nas nossas atitudes para que elas não sejam expansivas, mas controladas - com paciência = longanimidade - e mansidão.

O testemunho coerente de um cristão é saber que Deus reconhece que a ira é um sentimento humano. Mas que, no dia seguinte, devemos fazer as pazes e buscar a reconciliação , por mais
que as palavras da noite anterior tenham sido pesadas.

Um cristão verdadeiramente identificado com os propósitos de Cristo não tarda a desfazer todo o engano, a buscar a conciliação, a evitar todo o erro e dano.

Um cristão se esforça para falar a verdade. Evita falar a mentira, e mantêm essa prática ativa em sua vida diária. Ele assume o compromisso de andar em verdade, como Jesus andou em verdade.

Um cristão anda corretamente neste mundo.

Ele procura ganhar seu sustento com suas próprias mãos, se esforça para que outros também o façam e tenta manter a ordem e a disciplina entre os seus, com o intuito de falar a verdade e ser um testemunho verdadeiro - não diante dos homens - mas diante de Deus.

Ter a visão correta sobre zombarias, sobre palavrões que não devem fazer parte da nossa boca é também um cuidado com a nossa santidade. Um cristão correto se empenha em evitar controvérsias, em zelar pelo emprego correto da palavra de Deus.

Não saimos por ai esbravejando o poderio militar de Cristo, nem que sob o nome de Cristo todas as hostes celestiais e infernais estão cativas. Jesus não precisa de pessoas a propagar tais coisas. Jesus precisa de pessoas empenhadas em apresentar a outras o seu bom testemunho - humildade, mansidão, viver correto e sadio, Palavra de Deus sadia e vivenciadas.

Pois isto:

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha
alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito
para os gentios.
Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega;
em verdade promulgará o direito. Isaías 42:1-3

Se completa em cada um de nós quando seguimos as aplicações práticas ensinadas por
Paulo.

Deus se agrada quando nós realizamos o que é correto com seus princípios.

Não precisamos nos degladiar como pessoas que têm força e poder para proclamar que o Senhor é o certo. Ele já o é, desde a criação do mundo!!!

Precisamos nos esforçar em perceber e fazer o que é óbvio: sermos mansos, humildes, ensinarmos a verdade com nossas vidas diárias, praticar as palavras de Paulo diariamente e, ainda que pequemos, nos esforçar para no dia seguinte disfazer todo o engano e levar às pessoas para mais próximo de Deus.

Não estamos atrás do reconhecimento dos homens, mas de Deus.

E para Deus, há muitos desconhecidos realizando a boa obra de propagar seu evangelho.

O que Deuteronômio 4:9 ensina é que devemos ver os milagres diários através de vidas diárias empenhadas na correta aplicação dos ensinos de Deus.

Queremos bons exemplos para sermos desconhecidos?

Citem os nomes dos pais de Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

Em Daniel 1:8 se lê:

Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com
as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia;
então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse
não contaminar-se. Daniel 1:8

Cite o nomes dos pais de cada um desses jovens.

Os pais de Daniel, Hananias, Misael e Azarias educaram seus filhos para a vida como pais
que conheciam a verdade ensinada em Deuteronômio 4:9. Pela instrução e ensino diário,
pelos fortes princípios de fé demonstrados em família, o fundamento inicial foi repassado
às jovens crianças.

Eles aprenderam a amar a Deus em casa, através de seus pais.

Daniel foi ensinado a amar a Deus. E, por fim, ele tomou a decisão, em fé e em amor, de
reconhecer o Deus de Israel em seu coração e não se contaminar.


Hoje, podemos ensinar muitas coisas a nossos filhos.

A decisão de seguir ou não a Deus cabe a cada um deles.

Mas não nos desviemos do propósito de usar toda a oportunidade para fazer o que é certo, instruir, ensinar e mostrar a prática verdadeira dos bons costumes e ensinamentos cristãos.

Mesmo quem não possui filhos precisa manter diante de si a realidade da bondade, graça e o poder de Deus a toda hora!!

Como partilhar com o próximo aquilo que não experimentamos??

A paz de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc