Pular para o conteúdo principal

APELO SOCIAL

Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma,
que te não esqueças daquelas coisas que teus olhos têm visto,
e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida,
e as farás saber aos teus filhos e aos filhos de teus filhos. Deuteronômio 4:9

Algumas vezes, os homens iniciam trabalhos dirigidos.

O objetivo destes trabalhos é ter um formato social e moral devidamente bem delineado e conduzido.

Empresas como a Disney se preocupam em promover um entretenimento sadio com aparência e conteúdo saudáveis para seu público, cuidando desde cedo da visão que suas obras e as pessoas que com ela trabalham mantenham o conteúdo de qualidade moral e social que a empresa deseja transmitir.

Também há grupos musicais formados com esse intuito. A área de entretenimento se divide em algumas empresas nestas duas vertentes - músicas e programas que tentam vender além do produto uma idéia social sadia, divertida e com uma certa pureza.

Quem nunca viu este trabalho no mundo? Quem não se lembra dos grupos Dominó ou
Menudo e de Hannah Montana da própria Disney?

Em alguns momentos estas empresas tentaram fazer com que as pessoas com as quais seus contratos foram fechados divulgassem suas idéias, espelhacem sua imagem e represetassem de algum modo os valores que a empresa deseja transmitir a seu público. Essa preocupação social e moral se estende também a vida de seus contratados que devem também espelhar a conduta e o comportamento necessários para continuar vendendo a marca.

Diferentemente de Madonna's e Michale Jackson's pelo mundo afora, em muitos momentos essas obras dão um bom resultado. Embora destinadas em grande número para uma fatia mais abastada de nossa classe social - que também inspira o consumo a produzir muitos itens - esse trabalho mais "sadio" encontra um eco bastante positivo na socidade moderna.

Mas como tudo o que o homem cria não pode ficar privado de suas decisões e conceitos mundanos, nem mesmo em casos como esse está-se à salvo do que as próprias pessoas escolhidas para essa obra podem fazer com o que de bom já formaram.

Vejam o exemplo de Britney Spears.

A moça representava uma idéia social "sadia", educadada, infantil até, mas inocente. O tempo e a vida da artista pareciam focados e consumidos em vender esta sua imagem. Até que, de uma hora para a outra, a moça deu um giro de cento e oitenta graus em sua própria carreira e começou a se retratar de um modo mais sujo, identificando-se em dados momentos com a própria Madonna.

Bebedeiras, drogas, baixaria, sexo... A mídia não encontra medidas para o quanto pode perverter e sujar a imagem de seus ícones mais famosos, e parece se agradar de criar patamares de pessoas acima da lei e da ordem.

A culpa disto seria então da própria artista? Que começou a indicar um caminho errado dentro de seus próprios critérios e sem uma direção ou rumo devidamente delineados??

Vende-se de tudo hoje diante dos homens.

Mas até algumas produtoras e grandes empresas cinematográficas parecem interessadas em fazer dos bons costumes, da boa imagem social e do bom comportamento um bom item para se ensinar, vender e divulgar.

A lembrança de Deus nos versos de Deuteronômio nos relembra que também devemos ter esse compromisso em nossas vidas e obras.

Se algumas empresas conseguem vender idéias sadias de beleza, pureza e infantilidade,os cristãos também deveriam se empenhar em divulgar as idéias cristãs sadias, naturalmente mais aceitáveis do que os rostos bonitos e sadios que a mídia divulga.

Algumas empresas fazem isto de um modo inteligente.

Como cristãos, também temos a capacidade de um modo inteligente divulgar idéias, compor-tamentos e atitudes de um modo agradável a todos os seres humanos que possamos alcançar.

Lembremos dos caminhos pelos quais o Senhor nos têm feito caminho.

Vejamos seus milagres, sua maravilhosa mão a guiar as nossas vidas.

Deixemos que essa presença nos inspire, a cantar, agir e praticar suas obras.

Porventura, não teremos mais ganhos do que todos estes que fazem estas coisas por dinheiro, por fama e por status social?

A paz de Cristo.

Reflexão:

1) Pense nos ínúmeras jovens e adolescentes influenciados pelo trabalho da artista Britney Spears. O que idéias como "Quando crescer posso fazer o que eu quiser", "Ninguém tem nada a ver como minha vida e o que decido fazer com ela" podem gerar de confusão na mente de jovens e adolescentes que cresceram vivendo um tipo de comportamento, e alteraram seu modo de ser e agir influenciados pela atitudes da cantora? O quanto tais comportamentos causam de mal à sociedade mais do que o "bem" que poderiam fazer?


2) Trabalhos dirigidos forçam às pessoas a comportamentos. Todo ser humano forçado acaba querendo romper suas correntes. A vida de jovens e adolescentes forçada a assumir atitudes e ações desde a mais tenra idade é uma escolha ou uma imposição? Neste caso: devemos forçar nossas crianças a fazer um caminho da qual não se agradam, seja por dinheiro, por ser o certo ou por ser o mais errado? Até onde podemos ir sem forçar o livre-arbítrio que nossas crianças possuem??


3) Como lidar com a falsidade? Como podemos criar mecanismos para vencer a barreira que o mal de ser "forçado" cria em jovens e adolescentes que se sentem agredidos quando se vêem obrigados a adotar um tipo de comportamento??

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc