Pular para o conteúdo principal

POVO PREPARADO !!!

Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do SENHOR vosso Deus. Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus.
Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós.
Tomai, pois, agora doze homens das tribos de Israel, de cada tribo um homem;
Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.
E aconteceu que, partindo o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca da aliança adiante do povo.
E quando os que levavam a arca, chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa),
Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó.
Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão. Josué 3:9-17.



Quem era o povo com Josué diante do Jordão?
Resposta: Os filhos e os filhos dos filhos do povo de Israel que saira do Egito. Somente estes chegaram até aquele local.

Quem atravessou o mar Vermelho no seco e que também atravessou o rio Jordão pisando no seco?
Resposta: Somente Oseías, que era Josué e Caleb, filho de Jefoné. A estes Deus, o SENHOR, concedera o direito de não morrer no deserto (Número 14:30). Pelo fato de o povo de Israel ter sido muito desobediente com o SENHOR, seu Deus, nem mesmo Moisés teve o direito de adentrar a Terra Prometida.

Qual o estado de espírito do povo que atravessou como Josué e Caleb pisando o leito seco do Rio Jordão?

Resposta: Eis que os filhos de Israel se criaram no deserto, suportando todo o calor e sendo alimentados com o Maná por Deus diariamente. Os filhos se casaram e tiveram outros filhos, crianças e talvez até mesmo já jovens e alguns desses jovens entrando na fase adulta. Esse povo conhecia o deserto. Algumas dessas crianças tinham cinco ou seis anos quando atravessaram o Mar Vermelho. Outras, nasceram no deserto e ouviram as histórias de seus avôs e pais enquanto cresciam.

Uma grande parte do povo com Josué não presenciara o mar se abrir diante dos seus olhos.

E chegou-se Josué até a beira do rio Jordão e pronunciou suas palavras. E enviou os sacerdotes à frente. E eis que o mar se abriu diante do povo de Israel.

Aconteceu com muitos aquilo que está descrito por Jó quando ele viu a Deus falando com ele:

Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Jó 42:5

Aquele povo de Israel conhecia a Deus de ouvir falar, e agora ele estava ali, se manifestando à eles face a face.

Grande foi a alegria de Josué e Caleb, que viveram para reverem tal acontecimento.

Mas grande júbilo brotou dos lábios do povo de Israel. Povo que crescera no deserto, que sofrera as agruras do caminho e as penúrias dos reveses. Este povo estava agora vendo com seus próprios olhos que seu Deus ainda era-lhe propício.

Este povo adentrava agora com Josué a Terra Prometida e realizaria a conquista de toda a terra. Para isso esteve sendo preparado no deserto. Obedeceria a qualquer ordem dada por Josué sem pestanejar. Estava vendo novamente a glória de Deus ante seus olhos.

Diante de eventos assim, em que Deus se faz presente entre nós, todo e qualquer ser humano se rende à sua vontade e aumenta-lhe o desejo de servir e adorar ao seu Deus. Não havia povo mais preparado que aquele para servir ao SENHOR e cumprir suas ordens. Acredito que não haverá até a volta de Jesus em glória e triunfo a este mundo.

O regozijo da nação duraria muitos dias e anos. Seria também o responsável pelo pecado cometido contra Acã, sem misericórdia por irmãos próximos que pecassem contra Deus (Josué 7:24).

O excesso de santidade também pode levar ao pecado. Como o próprio Josué mais tarde descobriria pela boca dos filhos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés:

Não cometeu Acã, filho de Zera, transgressão no tocante ao anátema?
Não veio ira sobre toda a congregação de Israel, de modo que aquele homem
não morreu só, na sua iniqüidade? Josué 22:20


Assim como foi grande sua glória, maior também foi sua queda.

Em alguns momentos, nos tornamos semelhantes aos do mundo.

Porventura, o mundo não grita a toda hora pedindo aos outros que trabalhem melhor, lutem melhor, façam o seu melhor? Não há no mundo milhares e milhares de pessoas apregoando a melhoria contínua, enchendo as cabeças das pessoas com teologias de prosperidades, incitando todos a melhorar de modo pessoal com fórmulas mágicas e palavras vazias?


Dentro de igrejas se houve também esta mesma ordem: sejam santos, porque o Senhor é santo. Sejamos melhores para que Deus nos dê suas bênçãos e seus trabalhos - aquilo que fazemos - sejam os mais corretos possíveis AO NOSSO OLHOS, NÃO AOS OLHOS DE DEUS. Precisamos ver que há mudanças de atitudes em vocês, porque conosco tudo está correto!!!


Não corrija a escrita!! A mentalidade do mundo é a mesma!!! Não adianta se dizer "Não é bem assim", porque é assim que se acaba entendendo essas coisas.

Só existe um BOM, e este é Deus.
Só existe um PERFEITO, e este é Jesus Cristo.

Não nos tornemos semelhantes ao mundo para justificar que fazemos isso para que outros sejam melhores para Deus.

Se vamos defender que MERECEMOS MAIS AS BÊNÇÃOS DE DEUS POR FAZER SUA OBRA, MERECEMOS MAIS AS BÊNÇÃOS DE DEUS PORQUE SOMOS SANTOS, MERECEMOS MAIS AS BÊNÇÃOS DE DEUS PORQUE VAMOS A IGREJA TODO FIM DE SEMANA, somos até bem piores que os do mundo, porque fazemos de tudo isso mercadoria de troca com o Senhor e não ficaremos isentos de castigo!!!!

Se antes tínhamos pecado por ignorância e por andarmos longe de Deus, hoje várias e várias igrejas estão carregadas de pecados por praticarem tais atos conscientemente!! O mundo jaz no maligno e alguns de nós fazemos tais coisas de modo CONSCIENTE, defendendo POSIÇÕES POR MERECIMENTO EM TROCA DE BÊNÇÃOS ou POR CONSCIENTEMENTE ACREDITAR QUE É MELHOR QUE O IRMÃO A e tudo o que ele possa fazer para Deus!!!

Temos desobedientes até dentro de igrejas. Eles não servem a Deus. Servem ao pastor, ao seu ventre, ao irmão A, B ou C, mas não com OBEDIÊNCIA a Deus.

Se temos mais de um ministério na igreja, o nosso vem em primeiro lugar, deve ter primazia!! Se temos que dividir materiais entre nós, a maior fatia deve ser a do nosso ministério e não sabemos dividir de acordo com a necessidade de cada um, fazendo uma oração para que Deus faça prosperar o pouco que temos e tendo FÉ que Deus cuidará da Sua obra. Colocamos nossa mente vazia nas obras de Deus e trazemos uma CULTURA DE MUNDO, aquela que USAMOS NO TRABALHO, para dentro da igreja!!!

O grande mal do momento não é a Teologia da Prosperidade, mas A TEOLOGIA DO NÓS MERECEMOS MAIS QUE TODOS OS OUTROS PORQUE SOMOS MAIS DE DEUS!! NÓS SOMOS OS TAIS!! NÓS É QUE FAZEMOS A DIFERENÇA!!

Se o puxar a sardinha pro nosso lado já é errado, por que muitas igrejas não padecem de sono? Por que muitos entre nós não se encontram doentes e enfermos? Por que ainda temos em nosso meio irmãos e irmãs apregoadores da justiça divina e que nos olham de cima abaixo, medindo nossos atos e atitudes e do "ouviu falar" coisas a nossos respeito??

Não conseguimos manter uma ATITUDE DE SANTIDADE DIGNA? Recebendo as pessoas sem fazer comparações, sem fazer pré-julgamentos, abrindo e alargando o nosso coração do modo agradável ao Senhor?? Não conseguimos entrar na igreja com a firme propósito de deixar o Senhor fazer a Sua obra e Usar a nós de modo agradável? Será que realmente JULGAMOS A NÓS MESMOS quando adentramos o santuário do Senhor para o servir e louvar? Não sabemos entrar com TEMOR para prestar-lhe o que Lhe é devido??


Atentai para Josué e seu povo.

Não chegaremos aos pés desses e estes viram os milagres de Deus!!!

Estes foram os mais afortunados.

E cairam no mesmo erro que caimos ainda hoje.


A paz de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc