Pular para o conteúdo principal

HÁBITOS MUNDANOS

Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que
habitavam em Jerusalém; assim habitaram os jebuseus com os
filhos de Judá em Jerusalém, até ao dia de hoje. Josué 15:63

E não expulsaram aos cananeus que habitavam em Gezer;
e os cananeus habitam no meio dos efraimitas até ao dia de hoje;
porém, sendo-lhes tributários. Josué 16:10

E os filhos de Manassés não puderam expulsar os habitantes daquelas
cidades; porquanto os cananeus queriam habitar na mesma terra. Josué 17:12


Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der,
não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.
Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus.
Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa. Deuteronômio 18:9-14




Três tribos distintas começam a dominar sobre a Terra Prometida.
Nenhuma delas consegue cumprir as palavras do SENHOR.

Em vez de destruírem e expulsarem os antigos habitantes da terra, o povo de Deus passou a viver entre eles, a tolerar seus costumes pagãos, a admitir suas práticas indevidas de adoração e de tradição cultural de vida cotidiana.

Esse é um erro que podemos cometer em nossas vidas sociais e culturais.

A roda de amigos que sorri alegre nem sempre cultiva bons hábitos sociais e nos permitimos fazer parte do grupo. O clube na igreja até podia ser um bom local cristão saudável, mas se os jovens só se reunem para comentar sobre as jovens bonitas que freqüentam a igreja e as novas jovens bonitas que estão adentrando a igreja que edificação terá??

Alguns de nós gostam de alguns ambientes antigos porque nos são familiares, fazem parte das nossas vidas e já estamos acostumamos a estes ambientes. É difícil mudar depois de tanto anos. E assim, vamos culturalmente mesclando nossas vidas com hábitos e costumes mundanos. Achamos 'normal' chamar um palavrão de vez em quando, 'normal' implicar com as pessoas, 'normal' judiar do irmão A, B ou C, 'normal' provocar alguém que vive na nossa intimidade e sorrir interiormente com suas reações.

A prática do viver cristão correto e saudável é então para ser vivida por outras pessoas não por nós ? O pastor e sua família podem vivê-la, mas nós não precisamos ser assim. Ele escolheu um modo de vida diferente do nosso?

Não temos responsabilidades com a nossa vida de santidade?

O 'Eu creio' e o 'Eu recebo' são bons porque, de mim mesmo, não tenho a força necessária para realizar mudanças na minha própria vida??

Mas usamos o 'Eu creio' e o 'Eu recebo' para decisões mais mundanas, como trocar de emprego, deixar aquele irmão só enquanto vamos realizar aquilo que é mais agradável aos nossos olhos e para a nossa vida. Depois de alguns meses, o irmão vai perdoar a gente por isso, não é? A carne é fraca, somos pecadores, crente é assim mesmo...

Devíamos ter a força de vontade para um regime simples diário. Não comer o pão até as 09:00h da manhã por amor a Deus e à Sua palavra. Fazer os exercícios necessários para manter o nosso corpo saudável e poder dizer que sim, nós sabemos viver com disciplina!!

Contudo, elogiamos os que conseguem e não fazemos um mínimo esforço para mudar a nós mesmos!!!

É muito mais fácil ficar como todos os outros: atirando pedras nos que se movem e tentam realizar algo, ainda que seja mínimo. Dar mais razão a Deus porque o homem é pecador e nada consegue por si mesmo.

E sabe o que é mais engraçado? Alguns de nós parecem gostar de imitar costumes espíritas imundos e são dados a profecias diárias e mundanas. Somos rápidos para profetizar bênçãos, mas lentos para orar diariamente e falar com Deus acerca de nossas vidas e dos semelhantes próximos a nós! Mas todos os dias, alguns fazem profecias. Algumas delas inspiradas por seus desejos carnais, outras inspiradas pelos desejos mundanos de bens de consumo. Levante a mão quem na semana passada não orou para que Deus permitisse ganhar a Mega-Sena acumulada da semana? Você não precisa nem fazer um grande esforço para ver as centenas de milhares de orações proferidas a Deus com a palavra MEGASENA envolvida...

Queremos muito as coisas do mundo. Bem poucas as coisas de Deus.

A ordem dada por Moisés aconteceu quase cinqüenta ou sessenta anos ANTES de Judá, Efraim e Manassés começarem a se assentar na Terra Prometida. Destruir os pagãos era uma ordenança ligada a esta outra ordenança. Uma coisa levava à outra. Destrua-os, para que seus filhos no futuro não desejem imitá-los.

A fé dos seres humanos dura muito pouco. Quando vemos os cavalos de ferro entre os inimigos, rapidamente nos sentamos e desistimos de lutar (Josué 17:16).


As nossas atitudes e gestos sociais dizem mais acerca de nós mesmos que nossas palavras. Por isso, Tiago nos ensina a sermos tardios em falar, tardio para se irar (Tiago 1:19).

A desculpa de que nossa carne é mais forte, nossos hábitos são mais fortes serve-nos muito bem diariamente.

Será que nos adiantará de alguma coisa no dia de nossa morte??


A paz de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc