Pular para o conteúdo principal

VELHO DEMAIS !!! SENTIMENTAL DEMAIS!!!

E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos
teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele
nos julgue, como o têm todas as nações. 1 Samuel 8:5


Levantou-se, pois, Joabe, e foi a Gesur, e trouxe Absalão a Jerusalém.
E disse o rei: Torne para a sua casa, e não veja a minha face. Tornou, pois, Absalão para sua casa, e não viu a face do rei.
Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum. 2 Samuel 14:23-25



"Você já é velho! Coloque um rei sobre nós!"

A ofensa acima foi dirigida à Samuel.

Samuel tipifica Cristo. Foi profeta, sacerdote e juiz em Israel.
Um juiz realiza o julgamento dos partidos entre o povo. Decreta o que é certo e o que é errado nas discussões suscitadas entre o povo.
Nada diferente daquilo que é feito pelos juízes nos tribunais do mundo de hoje.

Um sacerdote intercede pelo povo com orações e apresentando as ofertas do povo a Deus. Moisés fez isto durante quarenta anos no deserto por Israel.

Como profeta, Samuel levou à palavra de Deus dita ao povo em resposta as orações que eles faziam.

São duas posições diferentes. Um sacerdote leva as orações do povo a Deus.
O profeta interpretava a lei para o povo, explicava sobre Deus e trazia às respostas de Deus ao povo.

Samuel era uma pessoal com muitos dons.

Nos dias de hoje são poucos que possuem estes dois dons. Ou a pessoa é sacerdote e ora demais ou é profeta e fala demais, ensinando a Jesus e a palavra de Deus às pessoas.

Geralmente, um cristão se concentra em um ou outro dom e o aprimora.

Bem poucos conseguem desenvolver os dois dons em conjunto, embora todo o cristão se sirva dos dois continuamente para falar com Deus.

Samuel já era realmente velho.

Mas após isso ser dito à ele, Samuel ainda viveu mais de quarenta anos entre os hebreus.

Os povos do oriente sempre deram valor aos mais velhos. A idade, os cabelos brancos, dão mais honra e dignidade às pessoas no oriente. Elas são escolhidas para dirigir a congregação, para dar ensinos e tomarem as decisões dentro do povo. Isso era
assim entre os hebreus.

Trata-se de um costume oriental conferir honra aos mais velhos.
Isso ainda acontece assim nos dias de hoje entre povos muçulmanos,
árabes, e até mesmo entre povos na Ásia.

O costume ocidental não confere honra alguma aos mais velhos.
De modo pejorativo ou ocidentais tecem o comentário "Ele já está velho!", significando que a pessoa não possui mais o vigor de ontem, irá morrer em breve, não serve para mais nada.
É um costume ocidental abandonar as pessoas mais velhas.

É uma ofensa muito grande não reconhecer o valor das vidas que criaram famílias, educaram filhos, sustentaram vidas, criaram projetos e grandes empresas.

A Bíblia confere honra aos que tens muitos dias e os elogia.

A Bíblia em alguns Salmos solicita que os anos falem (Jó 32:7) e que as cãs sejam honradas (Levítico 19:32) e não desçam à cova de modo maldoso e inescrupuloso.

Por que isso é assim?

Em todo o universo não há ser mais velho do que o próprio Deus.

Ao rever Jesus em uma visão nos céus, João em Apocalipse o vê de cabelos brancos.

O próprio Deus é chamado de Ancião de Dias (Daniel 7:13; Daniel 7:22).

Deus reconfortou Samuel dizendo que a ofensa maior não fora contra Samuel,
mas contra o próprio Deus (1 Samuel 8:7).

Israel queria ser como as outras nações.
E se esqueceu de que seu Deus era o seu rei.

O que fez Deus então?

Constituiu como rei a Saul, que tinha uma aparência majestosa e bela.

Deus deu uma lição aos hebreus.

Colocou um rei de aparência bela e majestosa ante os seus olhos. Eles não se
agradavam do que era belo aos seus olhos?

Saul recebeu o reinado.

E logo em seguida, o orgulho de ser rei subiu-lhe à cabeça. Saul não foi obediente a Deus, como também não o foram obedientes Adão e Eva. Pecou ao não esperar por Samuel e tentou ele mesmo oferecer sacrifícios (1 Samuel 13:11). Saul não reconheceu o seu erro. Não disse a Samuel que havia pecado no caso da destruição de tudo que era dos amalequitas.

Qual a principal diferença entre Saul e Davi?

Quando Samuel disse que Saul pecou ele ainda tentou emendar seu erro. Ficou orgulhoso. A coroa subiu-lhe à cabeça. Ele não reconheceu que havia errado.
Quando Natã confrontou Davi e disse que ele havia pecado contra Deus, Davi reconheceu seu erro, se pôs em pano de saco, orou e fez penitência pedindo perdão a Deus.

Deus escolheu a Saul para mostrar a Israel que as aparências podem ser enganosas.

E agora vejamos Absalão.

Como Saul, tinha uma linda aparência.

Joabe acreditava possivelmente que Absalão deveria suceder a Davi como rei. Utilizando a malícia de palavras, uma mulher tecoíta (2 Samuel 14), uma história bem contada, Joabe jogou com os sentimentos de Davi para fazer retornar Absalão à Jerusalém.

Davi era fraco com seus sentimentos.

Se Amnom tivesse pedido Tamar por esposa, talvez Davi até concordasse com o pedido. Os sentimentos de Davi já haviam-no levado à ruína com Bate-Seba. E estavam mais uma vez o fazendo levar à ruína seu reinado em Jerusalém.

Davi queria matar a Absalão. O povo também desejava sua morte.

A lei de Moisés dizia que se você matasse inadvertidamente alguém podia se salvar indo para uma das cidades de refúgio entre os hebreus (Números 35:6). Contudo, quem matasse por vingança deveria ser morto (Levítico 24:16-17).

Joabe jogou com a política e fez Davi cometer seu segundo erro.

Absalão retornou do exílio. E voltou a Jerusalém.

Davi foi enganado por Joabe.

As meias-verdades corrompem e denegrinem a imagem de todos. As aparências podem enganar.

Mas não há coisa pior que o mau-exemplo transmitido aos de fora!!

Quem fosse de fora podia até crer que o filho do rei não merecesse a morte.

Natã, de longe, sequer disse algo a respeito.

Davi estava provando do seu próprio remédio.

As pessoas podiam comentar que o filho do rei era um assassino vingativo, mas era o filho
do rei.

Quem não tem amor por sua prole, mesmo quando comete erros?

O mal maior já estava feito.

Davi só foi poupado dos ditos de Natã e de Deus por sua própria cegueira.

Quantos de nós também não são assim ???


A paz de Cristo.


REFLEXÃO

1. Faça uma análise de sua vida. O que você faz demais? Orar ou fazer estudos da palavra de Deus? Que dom você tem aprimorado mais em sua caminhada cristã?

2. Algumas vezes nomeamos pessoas a certos cargos e os cargos sobem-lhe à cabeça, como sucedeu com Saul. O orgulho toma conta de suas vidas e eles julgam-se mais importantes do que seus próprios pares e esquecem toda a humildade que deveria reinar dentro de
suas vidas. O que fazer nesses momentos ? Como admoestar pessoas que tomaram o orgulho em suas vidas após assumir certas responsabilidades?

3. Nossos sentimentos podem ser enganosos. Algumas pessoas podem se favorecer desse fato e tirar proveito de nosso coração mole, como era o caso de Davi. A Bíblia nos diz para ser nossa palavra sim, sim! não, não! (Mateus 5:37). Recorde-se da última vez em que se deixou levar por seu sentimentos. Qual foi o resultado?

4. Uma mãe tem dois filhos. Os dois caem na água. Ela pode salvar o mais velho. Mas corre até o mais novo e o salva, deixando o mais velho entregue à sua própria sorte. O mais velho sobrevive, mas passa a odiar a mãe pelo que fez. Como Deus age conosco diante de nossos sofrimentos? Somos abandonados como a mãe abandonou o filho mais velho a fim de salvar o mais novo? Justifique sua resposta.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc