Pular para o conteúdo principal

COMPORTAMENTO INCORRETO

"O que posso dizer?

Ele falou comigo e agiu!

Seguirei com humildade todos os anos,

lembrando quão amargo fui.

Adonai, os povos vivem por essas coisas:

e todas elas são a vida do meu espírito. 

Tu restauras minha saúde e me dás vida -

ainda que, em lugar de paz,  eu sinta muita amargura.

Tu desejaste minha vida e a preservaste

da cova da inexistência;

pois lançaste todos os meus pecados para trás de ti.

O sh'ol não te pode agradecer, a morte não te pode louvar;

os que descem à cova não podem esperar pela tua verdade.

Os vivos, os vivos podem te agradecer,

como o faço hoje;

pais farão conhecidas aos filhos

tua fidelidade". Isaías 38:15-19 (BJC)


Suportar a dor do jeito que agrada a Deus produz o 

abandono do pecado e a volta para Deus que conduz à salvação;

não há remorso nisso! Mas suportar a dor da forma do mundo 

produz apenas morte. 2 Coríntios 7:10 (BJC)


O rei Ezequias é lembrado por ser temente a Deus e pelas coisas incríveis que aconteceram durante o seu reinado. Em seu tempo o povo de Jerusalém vivia em grande prosperidade, e Isaías conviveu com o rei Ezequias orientando-o segundo a vontade de Deus. 

Em meio a sua prosperidade o rei Ezequias lidou com as ameças de guerra de Senaqueribe, o grande rei da Assíria. Jerusalém viu várias cidades-estado serem tomadas pelo rei da Assíria e dizimadas. Finalmente, Senaqueribe se voltou para Jerusalém com o intuito de destruí-la e humilhá-la. 

O comportamento do rei Ezequias é digno de um fiel adorador de Adonai. O rei implorou aos pés do SENHOR com a carta enviada por Senaqueribe em suas mãos (Isaías 37:14). 

Adonai ouviu as orações do rei Ezequias. O grande exército da Assíria foi ferido por um anjo e 185 mil deles morreram em um só dia (Isaías 37:36). Diante de Jerusalém, a casa que Adonai escolheu para representar o Seu nome na terra. 

As histórias do rei Ezequias são magnifícas. Há pelo menos duas intervenções grandiosas de Adonai dentro delas. 

Mas o comportamento deste rei não parece de todo correto. 

Após a grande derrota da Assíria vinda da parte de Adonai, o rei Ezequias parece ter se ensoberbecido de algum modo: tratado maus seus serviçais, os súditos, ou dito palavras que devem ter desagradado a Adonai que o feriu com uma doença mortal. Ou comemorado com muito êxtase a queda da Assíria tomando para si tal feito, o que muitos povos devem ter ouvido, inclusive a Assíria que pode ter arquitetado por isto sua morte.

Seres humanos mesmo diante de grandes milagres podem se tornar pessoas mesquinhas, más e até mesmo se acharem deuses responsáveis pelos atos que ocorreram. Quem sabe o coração de Ezequias deve ter pensando que sem suas orações nada teria acontecido deixando de dar a glória devida ao grande rei de Israel, o SENHOR.

O profeta Isaías vai a presença do rei e anuncia sua morte. E mais uma vez o grande rei adora ao SENHOR, e como suas orações são bem-quistas por Deus! Mais uma vez, Adonai atende ao rei e concede a ele mais quinze anos de vida. 

O salmo do rei Ezequias foi transcrito no livro do profeta Isaías. Suas palavras são maravilhosas, é uma grande oração de louvor ao Deus de Israel! Como descendente direto de Davi é gratificante saber que ainda existia um rei adorador de Adonai capaz de compor belos Salmos, como Davi e como Salomão. Por isto o povo de Israel deveria ser grato durante sua vida e pela presença de Adonai em Seus caminhos.

"Seguirei com humildade todos os anos, lembrando quão amargo fui". O rei Ezequias alcançou a maturidade para perceber os seus erros  e glorificou a Deus por isto. Quem sabe o SENHOR amasse este rei, mas ele tinha o anseio de se provar como rei e ser grandioso, e suas atitudes no mundo talvez demonstrassem isto. Ezequias parecia querer ser grande como o foram Davi e Salomão. ADONAI podia ver o coração do grande rei e o amava apesar de todos os seus erros.  

"Tu restauras minha saúde e me dás vida - ainda que, em lugar de paz,  eu sinta muita amargura". Nâo fica claro porque o rei se sentia amargurado.  Talvez a derrota que Adonai impôs a Assíria sem batalha e sem que o exército de israel movesse um dedo não tenha posto á prova o rei em batalha e seus súditos estivessem dizendo muitas coisas. Jerusalém foi poupada durante a existência do grande império Assírio por um tempo. O rei teria paz por muitos anos. 

Mas a trama da história parece clara aos nossos olhos. Senaqueribe é morto por seus dois filhos que fogem em direção a Babilônia (Isaías 37:38). A terra de Ararat é exatamente onde a Babilônia se erguerá nos próximos anos! Os filhos de Senaqueribe queriam ainda saber o que ocorrera, como foram derrotados. Talvez a doença de Ezequias tenha sido uma trama de assassinato orquestrada pelos assírios - sabemos somente que o rei caiu doente, não sabemos se por seus pecados ou por vontade divina. 

Ezequias mostra tudo aos babilônios. Conta também de Sua história. Ele se exalta mais uma vez e esquece de ser "humilde todos os anos", como cantara em seu salmo. 

A subsequente advertência de Isaías revela um pouco do coração do rei de Jerusalém. Ele se alegra por ter paz no restante de sua vida e pouco se importa com o futuro de seu povo.

Apenas o SENHOR parece ter a PACIÊNCIA necessária para esperar por dias melhores ao longo dos anos. Ezequias parece um rei cansado em sua corte e com a política, os ricos e os súditos de seu reino. Quantos de seus súditos e políticos não receberam dinheiro da Assíria para dar informações sobre Jerusalém e como invadi-la? A vinda de uma delegação da Babilônia parece somente indicar que esses canais continuariam a existir ao longo dos próximos anos e que as famílias dos apoiadores continuariam a receber dinheiro para ter influência e poder para prejudicar seu próprio país. De um modo ou de outro as tramas que levariam a queda de Jerusalém ainda continuariam sendo alimentadas e o rei Ezequias não fez nada ou não se dispôs a tomar qualquer medida a este respeito. 

A vontade divina sobre o futuro de Jerusalém estão descritas no livro do profeta Isaías. 

A dor que trazemos conosco pode nos conduzir à morte porque nosso coração mesmo que ame ao SENHOR ainda é carnal, ainda comete pecados, ainda falha miseravelmente contra Deus. 


E Ele sabe disto. 


Graça e Paz.


Por

Manoel Leonardo Metelis Florindo


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc