Pular para o conteúdo principal

APOIO MÚTUO (revisado)

"Eu lhes dou um novo mandamento: mantenham o 

amor uns pelos outros. Do mesmo modo que eu os amei, vocês devem

manter o amor uns pelos outros." João 13:34 (BJC)


Então por que vocês julgam seu irmão? Ou por que o

desprezam?Todos nós estaremos diante do trono do juízo

divino. Romanos 14:10 (BJC)



Jesus proferiu suas palavras acerca do décimo-primeiro mandamento, após indicar Judas para o trair na última ceia (João 13:26-30). 


Repare que o décimo-primeiro mandamento diz explicitamente "como eu os amei". Jesus amou todos os doze apóstolos,  inclusive Judas!!


O que fazemos em nossas igrejas acerca do décimo-primeiro mandamento?


Os mais antigos cheios de pecados olhamos com cara feia e meio torta? Ou damos graças aos céus por eles estarem ainda comparecendo à igreja e não totalmente perdidos no mundo?

Como demonstramos o amor uns pelos outros? 

Lembrando-os em nossas orações. Confraternizando-nos uns com os outros. Tratando a todos com o mesmo respeito, dignidade e com a mesma harmonia - sem fazer acepção de pessoas!!

Trabalhando em prol do evangelho e da obra de Deus em união, em amor, com paciência e humildade. Buscando sempre conduzir as pessoas aos bons costumes com bons exemplos de comportamento sadio, sem cachorrices ou zombarias. Porque quem deseja seguir a Deus se empenha em abandonar seus maus costumes antigos.


Devemos buscar mudar as pessoas?

Não. De maneira nenhuma!

Acolher o débil na fé é respeitá-lo como pessoa. Porque Deus aceita a cada um como é. 

Os fracos existem para que Deus os fortaleça espiritualmente.

Dar status social de membros aos fracos na fé é um compromisso cristão (Romanos 14:1-3). 


Tornar estas pessoas objeto de discussão não confere a elas dignidade e respeito. Elas devem realmente ter o direito de expressar sua opinião.


Jesus amou doze discípulos.


Somos capazes de fazer o mesmo?

Somos capazes de amar-nos uns aos outros e tratarmos com dignidade uns aos outros?


Como podemos alcançar o equilíbrio correto em nossas ações? 


Porque verdadeiramente existem as ocasiões e os lugares em que precisamos entrar e julgar, se não o coração de uma pessoa, pelo menos suas ações.

Temos de recuar e não dizer nada em todas as situações?


Seremos os "cães mudos, que não podem latir" (Isaías 56:10) ? 


Como saber quando falar e quando manter o silêncio?


Há momentos em que acolhemos pessoas para fortalecê-las, para que elas adquiram a vitória em Deus. Damos-lhes o suporte para que possam realizar o trabalho de Deus. 

Fortalecemos, auxiliamos, colaboramos para seu crescimento com nossa presença constante. 


Mas chegará o dia em que deveremos deixá-las conduzir o barco por si mesmas. E trabalhar por si mesmas a palavra em suas vidas e na vida de outras pessoas. Elas serão fracas no início. Com o tempo, se tornarão fortes.


Que testemunho darão acerca do auxílio que receberam?

O que dirão daqueles que as auxiliaram?

Serão gratas a Deus? Fortalecerão outras pessoas?

Aprenderão o ensinamento transmitido??


Amarão a outros em troca do amor que receberam  em nome de Cristo?


Afinal, somos um "museu" ou um hospital para pecadores cheios de amor uns pelos outros?



Graça e Paz.


By

Manoel Leonardo Metelis Florindo

Texto publicado em 19/10.2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc