Pular para o conteúdo principal

TRABALHO: DEUS PRESENTE EM NOSSAS INJUSTIÇAS

 Então Ya'akov irou-se e começou a discutir com Lavan.

"Que fiz eu de errado?", ele perguntou. "O que eu fiz 

para você me perseguir assim? Você mexeu em todas as 

minhas coisas, mas achou os deuses de sua casa? Coloque-os

aqui, diante dos meus parentes e dos seus, para que eles 

julguem entre nós dois! Estive com você nesses vinte anos!

Suas ovelhas e cabras não abortaram as crias, e eu não

comi os machos de seus rebanhos. Se um animal do rebanho

fosse devorado por um animal selvagem, eu tinha de trazer

a carcaça para você e arcar com o prejuízo. Você exigia que

eu o compensasse por todo animal roubado de dia ou de noite.

Eis o que acontecia comigo: durante o dia, a sede me consumia,

e, à noite, o frio - o sono fugia dos meus olhos. Nesses vinte

anos de permanência em sua casa, eu o servi durante catorze anos

por suas duas filhas e seis anos pelo rebanho; e você alterou 

meu salário dez vezes! Se o Deus de meu pai, o Deus de Avraham,

aquele a quem Yitz'chak teme, não estivesse do meu lado, com

certeza você já me teria mandado embora sem nada! Deus viu quão

angustiado fiquei e quão duro eu trabalhei, e na noite passada

ele me julgou favoravelmente." Gênesis 31:36-42 (BJC)



Jacó sofreu grandes injustiças por vinte anos.

E de um parente próximo, o irmão de sua mãe.


E muitos dizem que isto era justo já que Jacó enganara e roubara as bênçãos de seu irmão Esaú duas vezes.


E quem de nós pode suportar as injustiças deste mundo?


Muitos choram dias seguidos com as afrontas, os gritos e as maldadeshumanas vividas em família, no trabalho em grupos sociais como a escola, a faculdade ou mesmo dentro de igrejas. 


Jacó suportou o roubo de seu sálario dez vezes. 


Mas a presença de Deus ao seu lado fez a diferença na vida de Jacó. 

A cada vez que seu salário era alterado o SENHOR fazia com que os rebanhos dessem exatamente a alteração indicada por Labão. 


Talvez a pior das coisas sofridas por Jacó tenha sido a questão de seu casamento.


Ele trabalhou sete anos para receber Raquel e estes anos pareceram a ele dias porque estava apaixonado por ela (Gênesis 29:20). 


Labão entregou Lia em vez de Raquel a Jacó. E alguns dizem aqui que a "cegueira divina" não parece ter visto que o coração de Jacó amava a Raquel e não a Lia: a esposa que o enganara e roubara o lugar de sua irmã teve muitos filhos enquanto Raquel permaneceu estéril muitos anos e deu somente dois filhos a Jacó. Até mesmo o amor que possuía por Raquel foi roubado e a mulher que tomou o lugar de sua ESCOLHA recebeu muitas bênçãos em filhos, porque "Deus não gostou de Lia ser desprezada" (Gênesis 29:31).


Até mesmo o amor que um homem tem por uma mulher pode ser desprezado por Deus, se ele se casar com a mulher errada. Talvez nisto possa se basear o ditado antigo que diz que "A JUSTIÇA É CEGA". Porque somente muitos anos mais tarde o SENHOR finalmente se lembra de Raquel e permite que a mesma tenha filhos (Gênesis 30:22). Possivelmente as maldades de Lia contra sua irmã e contra a vida de Jacó devem ter atingido o seu  limite com o sexto filho de Lia enquanto Raquel continua estéril. Veja que não somente Jacó sofreu, mas Raquel acompanhou seu sofrimento por muitos anos. Não gerar filhos fazia uma mulher ser desprezada no clã e na família. 


Quantos filhos de Jacó não testemunharam o amor que ele nutria por Raquel?


Muitas vezes somos enganados pelo comportamento das pessoas e o modo como agem  intimamente como irmãos, esposa e maridos. 


Jacó pode ter atraído toda esta injustiça para sua vida por ter agido sem pensar contra seu irmão Esaú. Ele não é alguém para ser muito admirado por suas ações e escolhas, ou mesmo pelo comportamento humano com as mulheres. Veja que Jacó aceita tudo o que suas mulheres dizem silenciosamente, aceitando até mesmo as amas para gerarem filhos. 


Mas como um TRABALHADOR Jacó merece ser elogiado. 


Através de muitos sofrimentos ele conquistou sua prosperidade com trabalho. 


Ele sofreu dias seguidos no calor e no frio. Ele recompensou seu senhor Labão com muita entrega e o tornou próspero pelo cuidado que tinha com seus rebanhos, com aquilo que não era seu. Seu senhor era mau, ladrão, e ele suportou calado a mudança de seu salário e cada colocação maldosa que o desfavorecia por anos. 


Jacó entregou todas as injustiças que sofria nas mãos de Deus. 

E Deus que via todas as coisas o recompensou por seu trabalho. Porque Jacó era uma pessoa digna de confiança (Lucas 16:11).


Jacó cuidou do que não era seu com muita fidelidade e, por fim, foi abençoado por Deus e recebeu a sua parte (Lucas 16:12).


Não importa que tipo de sofrimento você tem padecido ao caminhar por este mundo em seus trabalhos diários. 


Lembre-se de quanto sofrimento padeceu Jacó em silêncio por vinte anos. 

Peça a presença do Senhor ao seu lado. 

Ele por fim o recompensará como fez com Jacó se você perseverar até o fim.



Graça e Paz.



Por

Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc