Pular para o conteúdo principal

O AMOR E A ESCOLHA

O SENHOR não se afeiçoou a vocês nem os escolheu

por serem mais numerosos do que os outros povos,

pois vocês eram o menor de todos os povos. 

Mas foi porque o SENHOR os amou e por causa do

juramento que fez aos seus antepassados. Deuteronômio 7:7-8 (NVI)


Tenha cuidado ao dizer que Deus o escolheu a muito, muito tempo atrás. 


Tenha cuidado ao falar de eleição.

Porque o SENHOR na verdade escolhe POR AMOR.

Israel não era melhor que as outras nações. Era na verdade a menor delas. 


Simplesmente o SENHOR amou a família de Terá e amou a Abrão.


Como um homem escolhe por amor a uma mulher. 

Como uma mulher escolhe amar a um homem e estar ao seu lado.


Falar de Deus é falar de amor porque foi este o caminho que Deus escolheu trilhar na sua relação com o homem.

Mesmo sendo amado, o povo de Israel foi infiel a Deus e escolheu outros deuses. Escolheu se afastar Dele. Escolheu seguir o mundo e não os seus dez mandamentos. 

O SENHOR desejou fazer de Israel um reino de sacerdotes. Pessoas que poderiam brilhar nas trevas deste mundo. Algo que este mundo precisa demais, mas que valoriza muito, muito pouco por não amar a presença e a ajuda de Deus. 


Amor de verdade não gera ódio. 

Assim como paixão não é amor verdadeiro. 


Estar empolgado com um novo relacionamento não significa amar de verdade. E todos ficamos empolgados quando o relacionamento se inicia. 


Mas todo o BOM RELACIONAMENTO passa por dificuldades.

Todo bom relacionamento pede ESCOLHAS


E são nestas escolhas que repousam a verdade, o amor e o futuro deste relacionamento. 


O SENHOR amou pessoas complicadas. 

O SENHOR pode ter amado anjos complicados, como Satanás.

Pessoas que fizeram escolhas difícies e complicadas como Davi, que sabia escrever lindos louvores. Como o rei Ezequias que poderia ter louvado e honrado ao SENHOR ao falar de sua doença aos babilônios, mas ESCOLHEU mostrar suas riquezas e a glória do seu reino, que acabou anos mais tarde sendo saqueada por Babilônia (2 Reis 20:12-20).


As pessoas que amamos tem defeitos. Algumas tem personalidades complicadas, algumas são egoístas em demasia a ponto de amaldiçoar os mais íntimos por algo que não fazem a ela.


É uma ESCOLHA estar ao lado de quem amamos. 


É uma ESCOLHA defender as pessoas mesmo quando erradas e perdoar suas falhas. 


Davi matou um homem para possuir sua mulher e o SENHOR perdoou seu pecado.

Quantas mulheres neste mundo aprenderam a perdoar as traições de seus maridos?

Quantos homens fizeram o mesmo por suas esposas?


Quando fazemos uma ESCOLHA esperamos que ela dure para sempre?


O SENHOR nos escolhe em amor e seu perdão, seu desejo por nossa salvação, perdura por todos os nossos dias debaixo do sol.


Mas existem seres humanos que julgam antes da morte outros filhos de Deus dizendo que seus pecados são maiores que a salvação que o SENHOR pode fazer na vida de cada um deles!

O SENHOR em sua misericórdia e amor diz que os primeiros serão os últimos. 

Talvez porque os anjos do passado em sua arrogância e desprezo pela humanidade valorizem mais os seres humanos do passado que os novos seres humanos. Cheios de defeitos de personalidade, de caráter e marcados pela sua geração humana. Talvez a geração remanescente seja julgada todos os dias pelos anjos e as pessoas do passado por serem como são hoje. 

E nisto repousa a escolha DE AMOR de Deus: Ou você ama a Deus, ou você ama a si mesmo e sua geração e vida. 

Há realmente algo IMPOSSÍVEL de o SENHOR perdoar debaixo do sol?


Ou nós precisamos ser CRENTES MELHORES para termos a noção do tamanho do AMOR DE DEUS POR TODOS NÓS DEBAIXO DO CÉU?


Muitos pastores gostam de falar de sacrifício, de falar de caráter, de integridade, de instigar as pessoas em suas comunidades a serem melhores para Deus.


MAS O CAMINHO COM DEUS NUNCA PODE SER FORÇADO. 

E por mais que seu pastor deseje que muitos melhorem, que pessoas mudem, que sua comunidade aprenda e cresça, este é um PROCESSO que o SENHOR tem em suas mãos todos os dias. 


Demonstrar amor é perceber que pecamos quando forçamos os outros por caminhos que não estão em seu itinerário!


Muitos tem a capacidade de dizer e ainda de jogar na cara de pessoas frases do tipo "VOCÊ QUE ESCOLHEU!", "VOCÊ QUEM QUIS ASSIM!", "ISSO É CULPA SUA!" 


Se o SENHOR te ama Ele conhece o seu coração. 

Se o SENHOR está com você, Ele sabe todas as verdades!

Seres humanos erram e pecam todos os dias! 


E se é verdade que você fez as escolhas de sua vida, também é verdade que OUTROS ESCOLHERAM SER COMO SÃO, FAZER O QUE FAZEM, RECEBER O QUE NÃO LHES PERTENCE, MAGOAR OS QUE TENTARAM SER ÍNTIMOS, MENTIR EM VEZ DE DIZER A VERDADE, JULGAR E DESMERECER O SEU PRÓXIMO


O SENHOR NUNCA AMA A PESSOA ERRADA.


Com certeza, Ele mais do que os seres humanos SABE A VERDADE DO CORAÇÃO HUMANO. CONHECE A MOTIVAÇÃO QUE DIRECIONA O CORAÇÃO.


Entregue suas lutas ao SENHOR. 


Dobre os joelhos. Pare de querer mudar outros seres humanos com personalidades, culturas e ESCOLHAS DIFERENTES DAS SUAS. 



Graça e Paz.


Por 

Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc