Pular para o conteúdo principal

QUATRO CAVALEIROS E A ALMA HUMANA

Observei quando o Cordeiro abriu o primeiro

dos sete selos. Então ouvi um dos seres viventes

dizer com voz de trovão: "Venha!" Olhei, e diante 

de mim estava um cavalo branco. Seu cavaleiro 

empunhava um arco, e foi-lhe dada uma coroa; ele 

cavalgava como vencedor determinado a vencer.

Quando o Cordeiro abriu o segundo selo, ouvi o 

segundo ser vivente dizer: "Venha!" Então saiu

outro cavalo; e este era vermelho. Seu cavaleiro

recebeu o poder para tirar a paz da terra e fazer

que os homens se matassem uns aos outros. E lhe 

foi dada uma grande espada. 

Quando o Cordeiro abriu o terceiro selo, ouvi o

terceiro ser vivente dizer: "Venha!" Olhei, e diante

de mim estava um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha 

na mão uma balança. Então ouvi o que parecia uma voz

entre os quatro seres viventes, dizendo: "Um quilo de

trigo por um denário, e três quilos de cevada por um

denário, e não danifique o azeite e o vinho!"  

Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do

quarto ser vivente dizer: "Venha!" Olhei, e diante

de mim estava um cavalo amarelo. Seu cavaleiro 

chamava-se Morte, e o Hades o seguia de perto. 

Foi-lhes dado poder sobre um quarto da terra para 

matar pela espada, pela fome, por pragas e por meio

dos animais selvagens da terra. Apocalipse 6:1-8 (NVI)


Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule

o número da besta, pois é número de homem. Seu número

é seiscentos e sessenta e seis. Apocalipse 13:18 (NVI)



O livro das  Revelações é um livro cheio de figuras e que muitos tentam interpretar ao longo dos séculos. 

Este livro descreve o fim de todas as coisas e como os seres humanos caminharão em direção aos acontecimentos do fim. 


O número da besta representa o homem porque o homem foi criado no sexto dia. Mas este homem é dotado de uma força sobre-humana e por isto o número seis é mencionado três vezes. Há um esforço enorme para realizar as coisas.

Nem todos os eventos no livro de Revelações estão descritos na ordem correta. Isto parece ser proposital. 


No momento em que Jesus, o Cordeiro de Deus, abre o primeiro selo a alma humana é modificada. 

Os quatro primeiros selos atingem os seres humanos e a sequência dos eventos aumenta as dores que eles causam aos seres huamanos.


O primeiro selo faz com que pessoas sejam dotadas com muitos mais dons que outras. Isto cria na terra uma desigualdade maior e temos pessoas famosas, pessoas que passam por cima uma das outras, pessoas que trabalham egoisticamente sem pensar nos outros e exigindo dos outros o mesmo que elas fazem. A desigualdade acentua-se mais, estas pessoas fazem com que outras percam as coisas e se ressintam do mal que elas causam. A vitória desmedida cria grandes desigualdades, faz com que pessoas sofram mais e torna o ambiente ao redor da vitória mais e mais nocivo com o passar do tempo. O mal se torna maior e muitos sofrem tentando superar o insuperável. Há o stress emocional, há os que cometem falhas e perdem seus empregos, há os que são feridos porque um parente, alguém com quem contavam deixa de receber e famílias são atingidas. 

A alma egoísta nunca olha ao seu redor para saber quantos atinge, quantos fere e quantos sofrem com suas ações. Ela está feliz pelos aplausos, pelas conquistas e por aqueles que a admiram. 

Assim o homem tem a liberdade de escolher o seu caminho e se tornar o mal encarnado debaixo do sol. Como Satanás havia planejado para destruir a humanidade. 

O segundo selo traz as consequências das ações do primeiro: As perdas que os homens sofrem pelas ações dos "fora de série": doenças, stress emocional, pessoas desempregadas e sem condições de se sustentar e outros focados em  tentar superar a grande estrela fazendo muitos trabalharem mais ainda para alcançá-lo e muitas vezes torturando pessoas, seres humanos normais, neste processo. A inveja, o ciúme do sucesso fazem da alma humana o pior que pode haver debaixo do sol. Muitos matam por isto: dinheiro, poder e status social. 

A maldade se multiplica entre os seres humanos e eles justificam seus atos mesquinhos das formas mais mundanas possíveis. O inimigo de Deus com certeza não necessita de muito para atingir uma alma voltada a estes trabalhos.


O terceiro selo trata da saúde e do corpo humano: A ação dos dois primeiros torna o homem normal muito, muito doente. As milhares de vidas em torno de tudo o que já acontece já sofrem em demasia. O dinheiro e o poder econômico fazem tudo ficar mais caro em virtude dos gastos dispendidos em se atingir o patamar elevado. A economia sofre e torna tudo mais caro porque desperdiça dinheiro para ser sublime. Tratamentos ficam mais caros. Os que ganham com as vitórias do "homem virtuoso" tornam tudo mais caro, gastam mais, e os mais pobres perdem tudo, até a saúde. Os pobres morrem por falta de cuidados.

Não há o suficiente para muitos doentes. Os ricos levam tudo para si, egosticamente e sem se importarem com os outros. A comida fica mais cara.

O mal se alastra em todas as direções. Em alguns lugares há falta de água, em outros carnes e legumes. A alma humana pouco se importa com isto. Os países ricos pagam por mais e querem o melhor. Os pobres aguardam enquanto muitos morrem sem terem condições de ter o suficiente. As poucas coisas que possuem pode ser uma garrafa de vinho para afogar as mágoas e um pouco de azeite para suas feridas, mas azeite não é um antibiótico caro ou uma cirurgia de coração. 

Tudo o mais de valor lhes é negado. Porque a alma humana nestas condições não sente remorso, dor ou se compadece do que faz.


O quarto selo traz a morte. Pela falta de comida, pela falta de remédios, pela falta de um sistema de saúde que funcione. As consequências das escolhas humanas atingem aqui o seu ápice. 


Um desastre com um animal ocorre em algum lugar porque alguém escolheu não prestar o auxílio devido a alguém, alguém embolsou o dinheiro de uma placa de advertência, alguém foi egoísta demais e não pensou que faria falta naquele dia no trabalho. 


Uma guerra acontece porque toda uma nação perdeu o direito a seus bens e um ditador varreu o país que ficou sem comida, sem água, sem recursos naturais vendidos a nações estrangeiras que não realizam em troca qualquer ação social dentro daquele país. 

A pandemia de covid-19 estoura no mundo e muitos perdem a vida por falta de remédios, de cuidados e de uma sistema de saúde que a quase dez anos tem recursos sendo roubados por gestores ladrões e inescrupulosos. Assim muitos ficam sem oxigênio e mais de dez mil vidas morrem em Manaus. 


Os quatro cavaleiros do Apocalipse estão a mais de um século entre nós. 


Neste período milhares de famosos e de grandes vultos surgiram. Suas personalidades, seus defeitos, o modo como se comportaram pessoal e socialmente foram sempre divulgados.

Muita dor foi criada, muitas pessoas sofreram e algumas delas passaram da vida para a morte sem sequer ter suas histórias divulgadas.


Os quatro cavaleiros já estão entre nós. E a alma humana é o local onde eles se encontram. 

Muitos se olham no espelho e sorriem diante de tudo que vêem debaixo do sol.

Outros se ajoelham e aguardam a misericórdia e graça de Deus.


Aprenda a ter amor pelos que estão a sua volta!



Graça e Paz.


Por

Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc