Pular para o conteúdo principal

A BONDADE NO PASSADO E NO FUTURO

 

Há alguma coisa de que se pode dizer: Vê, isto é novo?

Já foi nos séculos passados, que foram 

antes de nós. Eclesiastes 1:10 (ACF)


Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? 

Porque a vossa benignidade é como a nuvem da manhã e como

o orvalho da madrugada, que cedo passa. Oséias 6:4 (ACF)



Olhe as estrelas. A luz que delas emana e que nos hoje vemos foi emitida a milhares de anos. Ao contemplar o universo acima de nós estamos vendo o passado. Acima de nós o universo já existe a milhares de anos e o que vemos é o passado. Estamos a uma distância segura de tudo o que nos cerca lá fora. É uma distância segura. Se algo lá fora acontecer e observamos com cuidado saberemos com muita antecedência.


Bondade.


Depois de cem anos Abraão recebeu a BONDADE de ter um filho nascido de Sara.

Depois de mais de 400 anos Israel foi LEMBRADO e recebeu a BONDADE de ser resgatado.


E depois de 40 anos no deserto os filhos de Israel receberam a BONDADE de entrarem na Terra Prometida. 


Tudo o que nos cerca parece PERENE e durar MUITO TEMPO.


O brilho de muitas estrelas pode ter mudado em pouco mais de 6 mil anos. 

Mas possivelmente os céus que Abraão, Moises e Davi contemplaram é o mesmo que vemos nos dias de hoje. 


As bondades humanas duram um sopro e uma brisa. A existência humana pode chegar somente próximo de um século de vida. Alguns extraordinariamente podem viver até 120 anos.


O SENHOR é eterno. 


Algumas de Suas Bondades levam a metade de uma vida para alcançarem alguns seres humanos. As vezes uma geração é perdida para que a bondade possa alcançar a próxima, como no caso de Israel.


O brilho de Deus é eterno. 

O brilho dos seres humanos finito e muito, muito curto.

Apesar de muitos se esforçarem para serem íntegros, verdadeiros e justos todos nós sabemos que o homem é pecador e suas bondades duram talvez poucos anos debaixo do sol. 


Por mais que algumas famílias tentem transmitir bons costumes à sua próxima geração compromissos assumidos por seus pais podem não se refletir em seus filhos ou mesmo em seus netos. E falhamos miseravelmente em manter causas,  apoios financeiros e auxílios verdadeiros à quem de direito.


Há muita verdade nas palavras de Oséias: a BONDADE HUMANA é como uma nuvem que passa ou como o orvalho da manhã.


O nosso COMPORTAMENTO em muitos momentos são como as águas nunca calmas de um mar tempestuoso. 


Não podemos controlar como nossos filhos irão agir. Não podemos dizer nada acerca das próximas gerações de nossos familiares. 


A família de Davi sentou-se por várias gerações no trono de Jerusalém. 

Muitos filhos de reis que se tornaram reis desonraram a Davi e ao SENHOR.

Salomão podia muito bem estar refletindo sobre as estrelas que via quando olhava para os céus. E saber que nações antigas a muito, muito tempo, viram as mesmas estrelas. 


Mas o comportamento humano não consegue fazer o BEM por uma geração inteira sem cometer deslizes. E são talvez estes deslizes que impedem que a BONDADE do SENHOR demore algum tempo para alcançar algumas vidas. 


Algumas pessoas podem manter sua BONDADE por seis meses ou um ano. 

Outras não conseguem fazer isto nem por um único mês. 


A fraude, o engano e a maldade de um ser humano por outros parece ser quase constante debaixo do sol.


Alguns mantêm um caráter ilibado somente para atirar ao rosto de outros. 

Alguns se tornam homicidas pelos pecados que não suportam que outros cometam.

E alguns não tem a honra de perder com dignidade e respeito e cometem os piores pecados para continuarem sendo presentes.


O orvalho da manhã cedo passa.

A nuvem acima de nossas cabeças pode durar quatro anos. 

E tão certo quando vive o SENHOR amanhã será um novo dia. 

Enquanto o Senhor assim nos permitir. 


O nosso COMPORTAMENTO conta quando desejamos uma BONDADE.



Graça e Paz.



Por

Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc