Pular para o conteúdo principal

COMPROMISSO COM O AMOR E A VERDADE


Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas se perder uma
dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com
diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e
vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a
dracma perdida. Lucas 15:8-9 (ACF)

Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará?
O que a sua alma quiser, isso fará.
Porque cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e
muitas coisas como estas ainda tem consigo.
Por isso me perturbo perante ele, e quando isto considero,
temo-me dele. Jó 23:13-15 (ACF)

Uma vez no trabalho perdi dez centavos e ao  achar as moedas, disse: "Alegrem-se comigo, achei meus dez centavos perdidos!" Um colega de trabalho resmungou de volta: "Se fossem cem reais! Parei com você!" Alguns riram mas a atitude deixou-me bastante irritado.

No século I em Israel se um homem queria se casar com uma esposa o pedido de casamento era feito entregando uma coroa de moedas com dez dracmas. Este era o dote de casamento. A noiva deveria guardar o colar com as dez dracmas até o dia do casamento. Não podia comercializar as moedas e caso perdesse o colar isso demonstrava desinteresse, descuido e a não valorização daquela união e daquela história de vida com seu futuro marido. Este era um sinal importante dentro da tradição e da cultura que permitiam possivelmente que o futuro marido desistisse de tudo à tempo. Seria o mesmo que perder a aliança de casamento antes do casamento, antes da cerimônia oficial.

Por não conhecerem esta tradição muitos podem fazer um comentário obsceno sobre o valor irrisório de uma dracma, que era o valor de um dia de trabalho normal nos tempos de Jesus Cristo. 

A importância de uma tradição é o valor ligado à ela. 

A importância do casamento é valorizar o relacionamento com outra pessoa. 

Deus é aquela  mulher triste varrendo a casa para completar o seu dote de casamento.

Sair com um colar incompleto era um RISCO assumido com o noivo: uma noiva não podia sair assim para uma cerimônia de casamento. Não podia casar. Sair com um colar incompleto era motivo de VERGONHA para uma jovem donzela no século 1. 


Nos tempos atuais nem todo mundo respeita tradições. 

Nem todos tem TEMPO e DISPOSIÇÃO para selarem compromissos sérios e verdadeiros. Falando de compromisso Paulo disse que muitos maridos tem que amar suas esposas, assim como Jesus Cristo morreu pela igreja (Efésios 5:25). 

Talvez alguns maridos precisem morrer por suas esposas. 

As vezes um homem precisa morrer por uma mulher que nunca o escolheu. As vezes um homem precisa descer ao inferno e resgatar uma mulher que nunca quis ser sua. E resgatar duas vezes. 

Quantas igrejas Jesus Cristo resgatou que nunca O conheceram?

Perdoar é esquecer.

Recusar alguém que o Espírito Santo escolhe habitar debaixo do sol até a sua morte é pecar contra o Espírito Santo? 

E você resgatar alguém todas as vezes que ela peca demais é fazer o trabalho de Deus? 


Não sabemos todas as coisas. 

Jó temia a Deus. 

Jó estava moído, sofrido, acabado e desprezado. Mas ainda estava vivo. 

Todos nós estamos neste mundo ainda vivos com todos os pecados que cometemos. 

Quantos de nós não mereciam estar mortos por todas as coisas ruins que fizemos, dizemos contra nós mesmos e contra a vida de outros seres humanos?

Ainda respiramos. 

E tudo o que Deus decidir sobre nós Ele ainda O poderá trazer à luz e fazer acontecer debaixo deste sol. 

Pecamos por ignorância por não conhecer tradições antigas. Pecamos por ignorância quando somos mais jovens e desprezamos o casamento e pessoas de valor. Pecamos quando adultos contra outros seres humanos por decisões egoístas, más e mesquinhas baseadas em dinheiro, status social, cor da pele, vingança, preconceito e discriminação social. Alguns ainda querem fazer sangrar o coração de algumas pessoas. Talvez por isto o SENHOR tenha dito que irá converter o coração de muitas em pedra. E algumas destas pedras podem ser feridas com lanças, mas nunca partidas porque a pedra de seus coração são um diamante, um topázio, uma ametista... ou um metal TÃO DURO e inquebrável que é capaz de quebrar as espadas e lanças desferidas contra elas.

Fazemos tudo isto e ainda respiramos porque Ele ainda tem algo a fazer conosco.

Talvez com os mais jovens que querem casar devamos ser mais sinceros, menos rigorosos e explicar tudo a respeito. Explicar o que significa casamento. Explicar o que é receber uma coroa com dez dracmas e o significado das palavras de Jesus Cristo. Explicar que o SENHOR se agrada quando respeitamos suas tradições e quando somos sinceros e realmente nos empenhamos por fazer o BEM e o nosso MELHOR pelo próximo.

Nós ainda respiramos.


Teme-Lo é o mínimo que podemos fazer. 



Graça e Paz.


Por 
Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc