Pular para o conteúdo principal

SEPULCROS DO DESEJO

E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter
grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram
a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer? 
Lembramos-nos dos peixes que no Egito comíamos de
graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e
das cebolas, e dos alhos. 
Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há 
senão este maná diante dos nossos olhos. 
E era o maná como semente de coentro, e a sua cor
como a cor de bdélio. 
Espalhava-se o povo e o colhia, e em moinhos o moía,
ou num gral o pisava, e em panelas o cozia, e dele
fazia bolos; e o seu sabor era como o sabor de azeite
fresco. 
E, quando o orvalho descia de noite sobre o arraial, o 
maná descia sobre ele.
Então Moisés ouvia chorar o povo pelas suas famílias, 
cada qual à porta de sua tenda; e a ira do SENHOR 
grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos
de Moisés. Números 11:4-10 (ACF).

Desejo por carne.

A palavra concupiscência significa desejo carnal. Muitas traduções da Bíblia preservam esta palavra, mas onde ela se encontra lembra o episódio descrito acima.

A palavra hebraica Quibrote-Ataavá (Números 11:34) significa Sepulcro dos desejos. Em alguns dicionários bíblicos e na Internet você vai encontrar a tradução como Sepulcros da concupiscência.

O povo vulgar teve desejo das coisas que havia no Egito. Estava a mais de um ano andando pelo deserto comendo somente o maná. O Egito dava de graça o alimento aos escravos: peixe, pepinos, melões, porros, cebolas e alhos. Não deve ser fácil não se ver alimento e caminhar no calor do deserto todos os dias, com sua família sofrendo com você.

Moisés viu o sofrimento do seu povo. E viu o SENHOR puni-lo por ser ingrato e mau. Por não ter uma atitude de santidade e de compromisso com Deus.  Até mesmo Moisés estava aprendendo a caminhar com Hashem. Não é fácil para um líder ouvir seu povo implorar por comida e ser morto por isto. 

Eu e você sabemos hoje que Jesus escolheu o caminho do sofrimento. Quem sofre demora a ter experiência sobre isto e a ter calma, paz e humildade de caminhar anos pelo caminho do sofrimento, do desejo carnal de comida e vencer esta batalha. Cada um de nós sofre neste mundo para vencer os próprios males e erros. 

Compare este nosso momento: O povo enfrentando o coronavirus e que deve ficar em casa enquanto muitos sofrem sem comida, sem o trabalho informal, sem dinheiro, sem pessoas juntas fazendo aglomerações. Muitos querem abandonar o confinamento e correr o risco de contrair esta doença do que morrer e passar fome em casa.

Um dilema controverso e mau.

Moisés questionou o SENHOR sobre isto. O sofrimento de seu povo era demais para os seus olhos. Moisés disse que não o suportava. Hashem dividiu o espírito de Moisés entre 70 pessoas entre o povo (Números 11:25). 

Muitas vezes ver o sofrimento pode debilitar a nossa fé e nos afastar de Deus. 
Muitas vezes achamos demais e além da conta aquilo que cai sobre nós. 

O povo precisava aprender a caminhar com fé a depender somente de Deus. 

Até mesmo Moisés precisava aprender mais sobre isto. 

Eu e você sabemos disto hoje. Mas não é fácil nem mesmo para nós assistir o sofrimento de nosso povo, suas necessidades, nos colocarmos de joelhos e pedirmos a ajuda de Deus. E muitos de nós ainda perguntam "Por que? Porque, Senhor?"

O seu desejo carnal luta contra você todos os dias!

Talvez você tenha somente farinha e conserva em casa para comer. Talvez haja pouco dinheiro e pouca comida. Talvez você dependa da ajuda de uma cesta básica. E seu orgulho seja muito grande para aceitar a ajuda humanitária das pessoas. 

Ouvir a Deus pode ser difícil e complicado. 

Ver os problemas atuais coloca a nossa fé em perspectiva.

Encarar um Moisés humano pedindo a Deus que o mate para não ver sua desgraça é o que muitos líderes mundiais devem ter enfrentado ao redor do mundo! "Tantas pessoas para serem presidentes deste país, para serem primeiros-ministros deste povo, e tinha que acontecer tudo isto comigo?"

O desejo por poder não pode estar acima do desejo de salvar vidas humanas. 

O desejo por dinheiro, a ganância, o status social e o interesse mesquinho de IDEOLOGIA não podem estar acima do amor a uma vida humana por um pai idoso, por uma mãe idosa, por um ser humano do BEM que vemos morrer por esta doença. 

Moisés confrontou o SENHOR por seu povo. 

Admitiu sua derrota. Pediu ajuda. 

Quem é tão INSENSÍVEL capaz de pedir a morte de um ser humano por IDEOLOGIA?

Quem pode dar razão a alguém que coloca dinheiro acima da vida humana?


Tenhamos a DECÊNCIA e a SENSATEZ de enxergar os erros e sermos seres humanos!

Tenhamos a capacidade de sermos dignos de fato!

Saúde é mais importante que economia porque GENTE MORTA NÃO TRABALHA.


Tenhamos fé em Deus. 

Tenhamos humildade. 

Tenhamos ESPERANÇA.


Graça e Paz.


Por
Manoel Leonardo Metelis Florindo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc