Pular para o conteúdo principal

O PREÇO DA LIBERDADE


Muitas são as aflições do justo, mas
o SENHOR o livra de todas. Salmos 34:19 (ACF) 

Dois pesos diferentes e duas espécies de
medida são abominação ao SENHOR, tanto 
um como outro. Provérbios 20:10 (ACF)



Eu nasci na década de 70. 

Com 7 anos gostava de papagaios. Mas cresci vivendo em um país com ditadura militar. Meu irmão mais velho tinha quase 18 anos nessa época e também gostava muito de soltar
papagaio - o que para mim era bom demais: pegar aqueles que ele deixava para que eu pudesse brincar no final da tarde. 

Eu sou uma testemunha ocular que cresceu em silêncio na época da ditadura. Como muitas outras que também viveram estes dias e tem suas próprias memórias acerca desse período. 

Eu vi meu irmão de 18 anos levantar um papagaio comigo ao lado. 
E depois deixá-lo ir-se,  me pegar e correr da polícia que não queria ver ninguém soltando aquilo nas nossas ruas. 

Eu cresci num bairro de Manaus chamado Cachoeirinha bem  próximo da divisa com o bairro da Betânia. Com 7 anos, 9 anos e 10 anos vivenciei muitas coisas. 

Não posso dizer que vi muitas coisas boas. Não posso dizer como eram os outros bairros de Manaus. No meu haviam batidas policiais. No meu bairro havia um hospital militar. Eu vi helicópteros descerem na rua e dele saírem soldados com metralhadores em punho. Eu vi meu bairro sendo vigiado. 

Havia uma mordaça constante. Crianças eram proibidas de soltar papagaios. Muitas coisas podem deixar uma impressão vívida na sua memória e na formação do seu caráter. 

O que uma criança pode fazer é somente observar as coisas sem dar opinião. Quem mora onde eu morava deve estar por lá até hoje para falar mais sobre isso. 

Nem todo mundo que mora num bairro pobre é meliante ou delinquente. Meu pai trabalhou no porto de Manaus e perdeu um olho por trabalhar na estiva e teve que se aposentar mais cedo. 

Se no seu bairro você não viu ou vivenciou coisas assim não significa dizer que não aconteceu em outros lugares. 

Talvez seu bairro tenha sido assim em Manaus. 

Meu bairro era pobre. Meu bairro não era de classe média, de empregados da ditadura, do regime estabelecido. Regime que privilegiava uma minoria e oprimia outras. 
Eu vi armas desde os meus 7 anos de idade sendo empunhada contra civis. Eu vi polícia dar batidas. Cresci uma parte da minha infância vendo isto. 

Hoje da minha sacada vejo crianças brincando de papagaios pelas ruas do bairro da Cachoeirinha e do bairro de Praça 14. Nem sabem do preço que era cobrado na ditadura na década de 70 e início dos anos 80.

Perdoar é esquecer. 

Mas devemos aprender a ter apreço pela Democracia. 

Empresários se favoreceram da época da Ditadura militar. 

Famílias ricas se favoreceram. Havia segurança somente para
uma classe social que apoiava a ditadura. 

Temos o exemplo da Venezuela sendo destruída por uma pandemia neste momento: sem comida, sem remédios, sem saúde, sem liberdade de expressão. 

É incrivelmente trágico ver pessoas defendendo a ditadura nos dias de hoje.


Um país sem memória não sabe o preço da sua liberdade.



Graça e Paz.

Por
Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc