Vendo Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual dera
à luz a Abraão, caçoava de Isaque, disse a Abraão:
Rejeita esta escrava e seu filho; porque o filho dessa
escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho.
Pareceu isso mui penoso aos olhos de Abraão, por
causa de seu filho. Disse, porém, Deus a Abraão:
Não te pareça isso mal por causa do moço e por
causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que
ela disser; porque por Isaque será chamada a tua
descendência. Mas também do filho da serva farei
uma grande nação, por ser ele teu descendente.
Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou
pão e um odre de água, pô-los às costas de Agar,
deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando
errante pelo deserto de Berseba. Gênesis 21:9-14 (RA)
A primeira grande injustiça social em uma família
acontece com Agar e Ismael.
Ismael já era um adolescente. Muitos anos haviam se passado
desde que Agar tentara fugir e humilhara sua senhora.
Por que Agar tentou fugir? Por que Agar desprezou sua senhora?
Agar era tratada mal por sua senhora?
Sara não esqueceu a afronta de Agar. Nem tampouco permitiu que
a mãe do primeiro filho de Abraão de tornasse sua concubina. Na
primeira oportunidade Sara se livrou de Agar. Uma pessoa pode ser
obediente em tudo como Sara era a Abraão, mas sua índole revela
seu caráter. Assim como o irmão do filho pródigo odiou a festa que
seu pai dava ao filho que retornava, Sara em meio a grande festa
que Abraão dava a Isaque só conseguiu enxergar Ismael zombando de
seu filho. Ismael riu de Isaque. Isaque significa ele ri. O riso estava
ligado à desgraça na vida de Agar e Ismael.
Sara era formosa. Pessoas que sabem que são bonitas podem tratar
servas de modo errado e inescrupuloso e podem ser más socialmente
em gestos e atitudes. Agar pode ter sido dada a Sara como serva no
Egito na casa de faraó e sua servidão devia ser mais como a de uma
ama de alta classe ou de um mordomo.
Sara entregou Agar a Abraão. Acaso conversou com sua serva a respeito?
Imagine o terror de Agar ao ser dada à Abraão.
Servos não podem reclamar se são estuprados por seus senhores. Foram
comprados. Pertencem a eles.
Se Agar era constantemente humilhada por Sara poderia querer ser
concubina e não mais uma ama.
Agar teve talvez este direito até o nascimento de Isaque.
Agar deve ter desprezado Sara publicamente e dado a conhecer a todos
os servos que Sara não conseguia dar filhos a Abraão.
O anjo que Agar encontrou determinou seu futuro e não as palavras de Sara
pedindo a Abraão que a lançasse fora. O anjo havia profetizado a vida de
Ismael. O que havia acontecido antes foi determinante para a nova tragédia
da vida de Agar.
E o SENHOR não se prende a convenções sociais humanas. Nunca escolhe
o primogênito, nunca se prende às injustiças sociais cometidas entre
os seres humanos. O SENHOR convence Abraão a concordar com Sara
e cometer a injustiça social.
O amor paternal de Abraão e não sua preocupação social ou moral
explicam o seu sofrimento?
Moisés nada diz acerca da injustiça social feita a Agar ou dá explicações
sobre o ocorrido. A história é contada sobre alguns eventos determinantes
e nada mais é dito. Por que Agar quis se libertar? Por que o Senhor permitiu
que as palavras de Sara prevalecessem apesar da injustiça social sendo
cometida? Uma posição social é mais importante que a justiça e a verdade?
Ao se comparar as servas das esposas de Jacó - Lia e Raquel - com Agar
e como as mesmas se comportaram e fizeram parte da família de Jacó sendo
seus filhos nomeados como tribos de Israel se vê a maldade das ações de
Sara: Ismael era filho de Abraão e tinha seus traços físicos como Isaque.
Isaque tinha um irmão que possivelmente tinha sua aparência e não poderia
ter a bênção de ter seu nome associado a uma tribo de Israel.
A injustiça cometida contra Agar e Ismael criou um povo longe da família
de bênçãos do SENHOR. Uma injustiça escrita por ações e atitudes e pela
maldade de uma pessoa em um pequeno grupo social. Apoiada pela religião
e suas "razões maiores". Esta atitude é a mesma de quem diz que é melhor
morrer um e se salvar toda a nação.
Até mesmo a família de Abraão teve preconceitos em seu seio.
Até quando a religião dará desculpas para promover divisões sociais
entre os homens e chamará de "vontade de Deus"?
Aprendamos a amar melhor e a evitar que pessoas más tenham a
liberdade de prejudicar a quem odeiam.
Graça e Paz.
by
Manoel Leonardo Metelis Florindo
à luz a Abraão, caçoava de Isaque, disse a Abraão:
Rejeita esta escrava e seu filho; porque o filho dessa
escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho.
Pareceu isso mui penoso aos olhos de Abraão, por
causa de seu filho. Disse, porém, Deus a Abraão:
Não te pareça isso mal por causa do moço e por
causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que
ela disser; porque por Isaque será chamada a tua
descendência. Mas também do filho da serva farei
uma grande nação, por ser ele teu descendente.
Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou
pão e um odre de água, pô-los às costas de Agar,
deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando
errante pelo deserto de Berseba. Gênesis 21:9-14 (RA)
A primeira grande injustiça social em uma família
acontece com Agar e Ismael.
Ismael já era um adolescente. Muitos anos haviam se passado
desde que Agar tentara fugir e humilhara sua senhora.
Por que Agar tentou fugir? Por que Agar desprezou sua senhora?
Agar era tratada mal por sua senhora?
Sara não esqueceu a afronta de Agar. Nem tampouco permitiu que
a mãe do primeiro filho de Abraão de tornasse sua concubina. Na
primeira oportunidade Sara se livrou de Agar. Uma pessoa pode ser
obediente em tudo como Sara era a Abraão, mas sua índole revela
seu caráter. Assim como o irmão do filho pródigo odiou a festa que
seu pai dava ao filho que retornava, Sara em meio a grande festa
que Abraão dava a Isaque só conseguiu enxergar Ismael zombando de
seu filho. Ismael riu de Isaque. Isaque significa ele ri. O riso estava
ligado à desgraça na vida de Agar e Ismael.
Sara era formosa. Pessoas que sabem que são bonitas podem tratar
servas de modo errado e inescrupuloso e podem ser más socialmente
em gestos e atitudes. Agar pode ter sido dada a Sara como serva no
Egito na casa de faraó e sua servidão devia ser mais como a de uma
ama de alta classe ou de um mordomo.
Sara entregou Agar a Abraão. Acaso conversou com sua serva a respeito?
Imagine o terror de Agar ao ser dada à Abraão.
Servos não podem reclamar se são estuprados por seus senhores. Foram
comprados. Pertencem a eles.
Se Agar era constantemente humilhada por Sara poderia querer ser
concubina e não mais uma ama.
Agar teve talvez este direito até o nascimento de Isaque.
Agar deve ter desprezado Sara publicamente e dado a conhecer a todos
os servos que Sara não conseguia dar filhos a Abraão.
O anjo que Agar encontrou determinou seu futuro e não as palavras de Sara
pedindo a Abraão que a lançasse fora. O anjo havia profetizado a vida de
Ismael. O que havia acontecido antes foi determinante para a nova tragédia
da vida de Agar.
E o SENHOR não se prende a convenções sociais humanas. Nunca escolhe
o primogênito, nunca se prende às injustiças sociais cometidas entre
os seres humanos. O SENHOR convence Abraão a concordar com Sara
e cometer a injustiça social.
O amor paternal de Abraão e não sua preocupação social ou moral
explicam o seu sofrimento?
Moisés nada diz acerca da injustiça social feita a Agar ou dá explicações
sobre o ocorrido. A história é contada sobre alguns eventos determinantes
e nada mais é dito. Por que Agar quis se libertar? Por que o Senhor permitiu
que as palavras de Sara prevalecessem apesar da injustiça social sendo
cometida? Uma posição social é mais importante que a justiça e a verdade?
Ao se comparar as servas das esposas de Jacó - Lia e Raquel - com Agar
e como as mesmas se comportaram e fizeram parte da família de Jacó sendo
seus filhos nomeados como tribos de Israel se vê a maldade das ações de
Sara: Ismael era filho de Abraão e tinha seus traços físicos como Isaque.
Isaque tinha um irmão que possivelmente tinha sua aparência e não poderia
ter a bênção de ter seu nome associado a uma tribo de Israel.
A injustiça cometida contra Agar e Ismael criou um povo longe da família
de bênçãos do SENHOR. Uma injustiça escrita por ações e atitudes e pela
maldade de uma pessoa em um pequeno grupo social. Apoiada pela religião
e suas "razões maiores". Esta atitude é a mesma de quem diz que é melhor
morrer um e se salvar toda a nação.
Até mesmo a família de Abraão teve preconceitos em seu seio.
Até quando a religião dará desculpas para promover divisões sociais
entre os homens e chamará de "vontade de Deus"?
Aprendamos a amar melhor e a evitar que pessoas más tenham a
liberdade de prejudicar a quem odeiam.
Graça e Paz.
by
Manoel Leonardo Metelis Florindo
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