Pular para o conteúdo principal

O TRABALHO E A FÉ


Em todo trabalho, há lucro,
mas mera conversa resulta apenas em pobreza.
A coroa dos sensatos é sua riqueza,
mas a tolice dos tolos é só isso - tolice. Provérbios 14:23-24 (BJC)

Não obedeçam apenas para ganhar-lhes o favor, servindo apenas
enquanto eles os observam: sirvam, porém, como escravos do
Messias, fazendo de todo o coração o que Deus deseja.
Trabalhem espontaneamente como escravos, como pessoas que
não servem apenas a seres humanos, mas ao Senhor. Efésios 6:6-7 (BJC)


Trabalho é importante na vida de todos nós.

Para ter dinheiro e comprar comida, bens e outras coisas nós trabalhamos.

Vendemos o nosso TEMPO DE VIDA. 

Assinamos um contrato onde nos comprometemos a estar no mesmo lugar executando uma certa atividade por horas de nossas vidas. 

E recebemos em troca dinheiro.

Quando você é pago pelo trabalho que exerce de maneira correta e justa você
é um trabalhador. Quando é pago abaixo disto é um escravo.

No trabalho que você exerce sua personalidade é a mesma onde quer que 
se encontre. E o modo como você trabalha também. 

Se você faz muitas coisas ao mesmo tempo e gosta de entrar de cabeça nos trabalhos que exerce, você será assim por onde quer que vá. Por isso, na igreja trabalhei em diversos ministérios fazendo muitas coisas. Em meu trabalho no mundo também acontece do mesmo modo, fazendo muitas coisas. 

A diferença entre trabalhar para Deus e para o mundo? Quase nenhuma, a não ser a PROMESSA de que a recompensa com Deus é melhor. 

Porque as pessoas continuam as mesmas tanto dentro quanto fora da igreja. 

Muitas delas tem seus problemas. E você se vê obrigado a estudar mais em Seminários para satisfazer pessoas com o trabalho dedicado que já realiza. Você ainda precisa escutar as pessoas reclamando do modo como você faz isto e aquilo, como pais que querem puxar a orelha dos filhos que trabalham demais por alguma coisa qualquer...
No mundo a coisa é bem pior. Existe competição, existe rostos virados se você pede agilidade ou pró-atividade se entrega um trabalho na terça e nada está feito na sexta-feira ou resposta nenhuma é dada quanto ao trabalho a ser realizado ou se a comunicação foi feita para a chefia, se ela estar à par ou não do que está acontecendo... e você é taxado de chato e de quem "entrega os outros" para os chefes...

Comparando os dois lugares, não há muita diferença em como as pessoas podem responder a sua dedicação, ao seu trabalho ou ao modo como você faz as coisas.

Você pode continuar com os jejuns e as coisas que fazia na igreja. Algumas delas podem dar certa paz de espírito e até uma boa aproximação com ADONAI. 

Mas trabalhar de graça para Deus e trabalhar para o mundo como um escravo suportando as mazelas de outros seres humanos - o inferno são os outros, já diz um ditado cristão - poderá sempre ser do mesmo modo. 

Fazer as coisas para o SENHOR pode ser um ponto positivo. 

Mas a grande verdade é que somos chamados à responsabilidade pelas coisas que decidimos e pelas escolhas que fazemos nesta vida. 

Por tirar o pão da boca de bons trabalhadores e reter um pouco mais para nós mesmos ou para os mais ricos.

Acredito que o ano de 2016 deve ter sido bom e próspero para algumas pessoas.

Para a maioria nem tanto. Porque a maioria passou o ano se equilibrando com contas atrasadas, com cartões de crédito em atraso, com receber menos enquanto as dívidas só aumentavam.

A ESCOLHA também gera injustiças. 

Porque somos 7 bilhões de almas neste mundo.

E bem poucas serão realmente salvas. 

Temos um Deus que usa o sofrimento e as coisas ruins da vida para testar nossos corações e limpar nossas almas. E muitas vezes isto pode ser dolorido a todos nós e causar problemas.

Não temos as explicações para muitas coisas.

Mas todo trabalhador se sente lesado, insatisfeito, mau-humorado por trabalhar demais, por se esforçar demais e ter um retonor abaixo do esperado todos os meses.

A religião gosta de pregar que devemos aprender a ter contentamento.

Parece uma forma muito boa de controlar as pessoas.

Cada coisa têm seu lugar e citar certas passagens fora do contexto causa mais males que bens. 

Ser altruísta às custas de sofrimento dos outros é mais um mal que algumas pessoas
cometem sem se dar conta de quantos sofrem com isto. 

Portanto, lembre-se de agradecer ao SENHOR pelas pessoas que fazem um trabalho abnegado e altruísta se você for líder ou chefe de empresa. 

Algumas delas têm este tipo de personalidade.

Se as coisas estão indo muito bem lembre-se de agradecer por aqueles que contribuíram ao longo de todo o ano para o sucesso de tudo. 

Porque há muitos chatos que ficam sem comer várias horas enquanto você se diverte, brinca e recebe os louvores pelas conquistas alcançadas. 

E alguns deles fazem isto para não parar de receber o pequeno soldo que ainda recebem. 

Quantas pessoas neste ano não oraram sem cessar por uma oportunidade melhor de emprego para sanar as dívidas que acumularam este ano? E quantos ainda não estão empenhados nestas orações todos os dias com jejuns e muito trabalho?

O ano está terminando. 

Tenhamos a coragem de pedir perdão por nossos pecados sociais.


Afinal, todos nós temos um bom coração, não é mesmo?



Graça e Paz.


By
Leonardo Metelys

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc