Pular para o conteúdo principal

EMPATIA PELO NATAL


"Neste mesmo dia, na Cidade de David, nasceu o Libertador,
que é o Messias, o Senhor. Vocês o reconhecerão desta forma:
encontrarão um bebê envolto em panos e deitado em um cocho".
De repente, com o anjo, surgiu uma grande multidão do exército
celestial louvando a Deus:

"Nos mais altos céus, glória a Deus!
 E, na terra paz entre as pessoas de boa vontade!" Lucas 2:11-14 (BJC)


Boa vontade.

Nesta manhã fui até o supermercado Roma próximo a minha casa para comprar pães e um panetone. Ao cumprimentar à caixa, disse "Feliz Natal!". Ela respondeu educadamente, mas o jovem empacotador disse um gracejo: "Natal é só a noite! Por que responder a isso?" A caixa educadamente respondeu a ele sem grosserias. 

Alguns de nós podem ter este mesmo sentimento. A pressa e a correria de nossos dias podem tornar até mesmo épocas do ano como esta desprovidas de empatia e de bons sentimentos pelo que celebramos. 

É certo que a data de 25 de dezembro é falsa. Jesus Cristo nasceu provavelmente em primeiro de abril, conforme nos diz o calendário judaico. Primeiro de Abril ser o dia da mentira é um escárnio dirigido a nosso Senhor e aos que comemoravam seu aniversário na verdadeira data.

A obra de Deus pela humanidade pode ser vista com dualidade em vários momentos pelo tratamento dispensado de honrar quando elogiado e lembrado e destruir e matar quando esquecido e escarnecido. 

A injustiça deste mundo quer esquecer a Deus, e seus súditos parecem sempre tratados com a mesma dualidade: muitas afirmações de amor eterno, de salvação eterna e muitas lembranças de maldições, imprecações e condenações por abandono e falta de fé. Coisas que mesmo os cristãos apóiam, esquecendo de que o SENHOR que adoram permanece o mesmo e é a verdade, a justiça, a graça e a misercórdia - coisas que sempre permanecem. Condenar e levar a juízo parece lembrar mais ao Adversário de Deus que ama usar a dualidade humana.

A obra realizada por Jesus Cristo na terra começou com o simples ato de seu nascimento. 

Nascer em uma cochia porque na hospedaria não havia mais espaço parece ter sido um cuidado adicional a mais com a PRIVACIDADE que Maria necessitava para dar à luz o pequeno rei do Universo. Aquele hospedeiro parece ter sido usado por Deus neste sentido. 

Como cristãos  deveríamos viver o Natal a todo novo dia e não somente em dezembro. Deveríamos ser os primeiros a buscar reconciliações, a tratar todos com amabilidade, a valorizar relacionamentos em lugar de dinheiro, prestígio ou status social. Deveríamos nos empenhar em valorizar PESSOAS e o quanto as mesmas são caras para ADONAI. 

O sentimento e o Espírito Santo trazidos ao mundo por Jesus Cristo, o filho de Deus, não deveriam estar restritos às duas horas do culto da semana ou somente a Noite de Natal, como sugere este jovem empacotador. 

Devemos tê-lo presente conosco todos os dias.

Lembremos disto a partir de hoje. E nos próximos dias do ano de 2017.

Lembremos que o trabalho de Cristo começou com sua vinda ao mundo. 

E quanta alegria esta vinda trouxe aos céus.


Tenhamos esta alegria em nossos corações todos os dias.

E que possamos espelhá-la em nossos relacionamentos diários todos os dias do ano.


FELIZ NATAL!


By
Leonardo Metelys

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc