Pular para o conteúdo principal

UMA ESCOLHA POLÍTICA E NÃO DE FÉ

Ao sacerdote Abiatar o rei ordenou:
"Vá para Anatote, para as suas terras!
Você merece morrer, mas hoje eu não o matarei,
pois você carregou a arca do Soberano, o SENHOR,
diante de Davi, meu pai, e partilhou de todas
as suas aflições dele". Então Salomão expulsou
a Abiatar do sacerdócio do SENHOR, cumprindo a
palavra que o SENHOR tinha dito em Siló a
respeito da família de Eli. 1 Reis 2:26-27

No século 20, milhares de cientistas tentaram
provar sem sucesso que as idéias do Evolucionismo
eram verdadeiras. Ao serem refutadas por cientistas
mais sérios, a maioria destas pessoas não abandonou
sua posições mesmo sabendo estarem erradas.

O mesmo acontece com pessoas que condenam inocentes à
morte acreditando que as mesmas cometaram um crime, mas
que na verdade acabou-se comprovando que não o realizaram.

O mesmo também acontece com certos juristas e políticos que
insistem em idéias erradas para permanecerem fiéis àquilo que
fazem ou praticam.

Abiatar andou com Davi enquanto fugia de Saul. Seu pai Abimeleque
foi morto por Saul na sua perseguição a Davi (1 Samuel 22:6-23).
Abiatar passou a consultar a Deus para Davi e acompanhou Davi até
sua ida ao trono. Quando Absalão, filho de Davi, usurpou o trono,
Abiatar se tornou espião do rei Davi em Jerusalém enviando informações
ao rei em fuga (2 Samuel 15:13-19).

Já velho e farto em dia, Abiatar apoiou a Adonias para seu grande
infortúnio (1 Reis 1:7).

E por que Abiatar apoiou a Adonias?

O primogênito de Davi era Amnom que foi morto por Absalão.
O segundo na linha de sucessão era Absalão, que também foi morto ao tentar usurpar o trono de seu pai Davi.
O terceiro na linha de sucessão era Adonias, que já estava gerenciando o reinado enquanto seu pai Davi envelhecia.

Deus, contudo, nunca se apóia nas tradições humanas. Deus utiliza a fé para realizar suas escolhas. E pede ao homem que seja obediente à sua palavra quanto a essas escolhas.

As razões de Abiatar apoiar a Adonias como rei poderiam se basear no fato de que Salomão era o filho de uma prostituta. O caso de Bate-Seba era bem conhecido. O SENHOR havia castigado a família de Davi pelo morte de Urias, mas amou Deus a Salomão e prometeu-lhe o reinado.

A escolha de Abiatar em sua velhice pode ter repousado não em fé, mas nas tradições humanas e no que pode parecer melhor e mais acertado para a vida de um sacerdote.

Muitos e muitos anos antes da vinda de Jesus e das escolhas de Judas, Davi conheceu um amigo que "voltou contra ele seu calcanhar" e este homem era um sacerdote. Um amigo que auxiliara Davi em momentos difícies de sua vida e que caminhara com ele por todos estes momentos.

A história de Abiatar se assemelha a história de Judas porque a escolha destes dois personagens foi uma escolha política.

Abiatar não apoiaria o filho de uma prostituta, e assim contrariou a escolha feita pelo SENHOR para o rei de Israel.

Muitos de nós apoiamos em vários momentos o "politicamente correto" e abandonamos a Deus a favor do que consideramos melhor para o momento, o melhor para a situação presente.

A história da família de Salomão era vergonhosa. Mas Salomão era amado de Deus (2 Samuel 12:24) e Deus o escolhera para ser o sucessor de Davi.

Jesus sabia que Judas o trairia um dia. Deus já havia proferido suas palavras acerca da família de Eli. Mas tanto Judas como Abiatar fizeram suas escolhas e trilharam os seus caminhos.

Jesus nunca afastou Judas do convívio entre seus discípulos. Assim como Deus respeita o nosso livre-arbítrio e nossas escolhas, devemos entender que o amor de Deus nunca é forçado, nunca deve ser visto como uma obrigação.

Pergunte hoje a si mesmo se suas decisões e escolhas não estão negando a fé e o amor a Jesus Cristo para defender posições "politicamente corretas".


Graça e Paz.


By
Leonardo Metelys

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc