Pular para o conteúdo principal

VENDENDO O ENSINO RELIGIOSO

Ensina a criança no caminho
em que deve andar, e, ainda
quando for velho,
não se desviará dele. Provérbios 22:6


No domingo, fomos ao aniversário na casa de uma antiga professora de nosso filho. Durante o evento, a mãe do jovem aniversariante de dois anos contava acerca do colégio batista em que trabalhava, se dizendo admirada pelo grande trabalho realizado com as crianças desde a mais tenra idade acerca da Palavra de Deus. As crianças de três anos sabiam de cor a repetir o Salmo 1, coisa que nossa amiga estava admirada de ver acontecer... Entusiasmada, ela falava acerca do comportamento em sala de aula, do modo como as crianças se dirigiam aos professores, como se comportavam e as regras da escola.

Entre risos, dissemos que nossa amiga acabaria se tornando batista devido a isso.

É realmente estupendo o que conseguimos construir com um bom grupo de professores e com valores corretos. O trabalho social de alguns colégios batistas, adventistas e outros é realmente notório. Em nosso mundo achamos comum encontrar crianças de cinco anos a dizer palavrões e imitar o comportamento dos pais em casa... É maravilhoso termos trabalhos quebrando esses círculos viciosos e realizando algo de bom pela nossa sociedade que muitos acreditam falida e desprovida de bons costumes.

Mas... Seu filho pode pagar a mensalidade de um colégio assim?
Você teria o dinheiro e o poder aquisitivo necessários para colocar seu filho em um bom ambiente como esse?

Alguns realmente têm esse poder aquisitivo. Alguns realmente sabem que autoridade tem valor e que obedecer (1 Samuel 15:22) é um grande princípio a ensinar às crianças desde a mais tenra idade. Afinal, a maioria dessas escolas ensina primordialmente estes dois grandes valores: obediência e o valor da autoridade.

Mas esse valor está disponível para os membros das igrejas que fazem parte da maiorias de nossas escolas batistas, adventistas, etc. ?

Seremos um dia cobrados pelo ensino religioso vendido muito caro aos membros da nossa sociedade... e ensinado com tanto menos valor dentro de nossos ebd´s - escolas bíblicas dominicais - aos sábados e aos domingos??

Fazer a diferença para a sociedade comum com um ensino de valor têm mais valor que fazer a diferença e oferecer os mesmos grandes valores para a nossa pequena igreja? Para o nosso pequeno grupo de cinqüenta, cem ou duzentas almas ?? O dinheiro desse investimento é maior que o nosso empenho em dar as mesmas chances ao nosso rebanho de ensino e de aprendizado?

Por que a sobrinha da tia Maria - um exemplo, por favor, tia Maria é fictícia! - tem que estudar em um colégio público, sendo submetida a palavrões, a professores mau-educados, as agruras do mundo... e não pode estudar no colégio que a igreja mantêm, já que ela é membro da nossa igreja há mais de vinte anos??

Simplesmente porque ela não tem dinheiro para pagar a mensalidade??


Em alguns momentos muitos olham com orgulho as obras humanas sociais que criaram dentro de suas igrejas... Mas o que faz essas obras sociais mais meritórias que o amor ao próximo e a nossa comunidade e seus membros?

Usamos os casos da tia Maria somente para chamar a atenção dentro da nossa igreja para alguém que ajudamos? Por que somos incapazes de oferecer o mesmo ensino cristão de valor aos membros de nossa igreja?

Será que o dinheiro têm mais valor nos nossos trabalhos meritórios?

Também pagamos aos tios da igreja por um 'serviço de qualidade'??


Olhando um pouco mais a fundo essas questões...

Quando realmente começamos a notar o que podemos fazer de diferente??


A paz de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc