Pular para o conteúdo principal

SENDO ALGUÉM COM RETIDÃO!

Não te desamparem a benignidade e a
fidelidade; ata-as ao pescoço;
escreve-as na tábua do teu coração
e acharás graça e boa compreensão
diante de Deus e dos homens.
Confia no SENHOR de todo o teu coração
e não te estribes
no teu próprio entendimento. Provérbios 3:2-5



Provérbios 3 complementa a informação de
Provérbios 2.

Para se andar no caminho da justiça,
do juízo e da verdade são necessário coração sincero,
benignidade e fidelidade.


As três coisas levam ao temor do SENHOR.

Ser alguém neste mundo traz o conforto do dinheiro, da
posição social e das vontades humanas. Facilmente as
pessoas tendem a se afastar dos caminhos de Deus. Com
o tempo, elas se tornam egoístas e mesquinhas quando são
deixadas entregues a si mesmas.

Você começa a aprender benignidade e fidelidade dentro de
casa.
Com seus pais. O seu coração sincero de criança deve
aprender a obediência aos pais, a bondade que eles possuem
e a fidelidade para com sua família...

Mas isto é somente o começo.

Você deve levar a bondade a fidelidade e seu coração sincero
para os outros grupos sociais do qual faz parte. Para o colégio,
para a igreja, para o grupo de oração.

Entenda que o ensino bom deve acompanhar você todos os dias de
sua vida...

Se o seu coração não for egoísta, você aprenderá
a respeitar os mais velhos - como respeita a seu pai e mãe -
aprenderá a ser bom com os de fora e não somente com seus
parentes, aprenderá a ser notório entre seus amigos e até com
desconhecidos que você nunca viu...

Deus olha para nós em todos os lugares.

Paulo nos diz que "Deus é fiel".

Davi exalta Deus em Salmos e diz "Deus é bom".

Fidelidade e benignidade também são a chave para conduzi-lo
ao caminho do juízo, da justiça e da verdade. Elas estarão
na sua vida se o seu coração for sinceiro, for bom e fiel.

A verdadeira santidade se obtêm mais facilmente
se você aprende estas três coisas em sua vida.


Não se trata de um conjunto de regras. Não se trata de seguir uma receita de bolo. Deus conhece as pessoas pelo que há no interior do seu coração.

Como falar de Deus se dentro de igrejas promovemos panelinhas ou julgamentos de outros irmãos e irmãs? Não podemos falar de algo que é bom se ignoramos esse bom fazendo algo de ruim. Soa contraditório realizar julgamentos e se sorrir de modo benigno para o mal que sabemos Deus perdoará - afinal, não pedimos perdão todos os dias??

Se seu coração faz de Deus algo comum você está longe da verdade. E simplesmente faz da casa de Deus um comércio. Venda de preceitos, venda de disciplina, venda do verdadeiro caráter de Deus... e venda de seres humanos, escravizados por seus corações sinceros, benignidade e fidelidade.


Uma nova pergunta: Como se vende algo que não deve ser vendido? Mas dado de livre e espontânea vontade.

Atrás de um carro novo e bonito encontrei escrito os dizeres "Mais um presente de Deus".

Um presente é algo que você não espera. Algo que você sequer tem o dinhero para comprar. Algo que alguém te entrega por valorizar sua pessoa.

Não é um presente se você pode adquirir por sua próprias forças. Se eu tenho muito dinheiro, me dar um carro não é um presente.

Presente é uma coisa que você sabe que fará bem a outra pessoa e sabe que ela não possui ou não tem condições de obter.

A maior maldade nesse mundo é deixar de entregar as coisas que uma vida humana comum poderia obter por si mesma e chamar tal coisa de presente.

O que podemos conquistar por nós mesmos pode ser chamado de trabalho. Nunca de presente.

Mas rir dessas coisas torna o homem, pastor ou não, pior do que realmente já aparenta.


A paz de Cristo.
Texto escrito em 24/05/2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc