Pular para o conteúdo principal

ENSINO DOUTRINÁRIO

O tolo não toma prazer no entendimento,
senão em revelar o seu coração. Provérbios 18:2


Vamos analisar duas verdades ensinadas em igrejas batistas.


1) Não existem mais profetas como nos tempos do Antigo Testamento?

A resposata do professor esta semana em sala de aula: "Não. Deus não fala mais
com as pessoas através de sonhos, visões. Não existem mais profetas como antes
haviam. Deus fala somente através da palavra de Deus. E faz isso através dos
pastores dentro das igrejas"

Bem, vou discordar um pouco dessa resposta. Primeiro, que acho desagradável testificar
como Deus deseja falar com os seres humanos. Deus se comunica como quer conosco. Seja
através de sonhos, seja através de visões ou o que quer que seja, dizer que Deus não usa
mais estes métodos é negar a existência de pessoas como Ellen G. White. É negar que pastores assembleianos e pentecostais fazem jejuns e orações para se aproximar de Deus e podem ser usados por Ele através disso. É negar inclusive que há pessoas com quem Deus dialoga e conversa neste mundo, usando o método que seja!

Isso me soa mais como uma opinião para evitar que apareçam profetas dentro da igreja, dizendo coisas que possam afastar as pessoas da "razão" e da "doutrina" da igreja. O que em muitos momentos pode realmente promover pessoas políticas - como Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli. Tinham um pai profeta, eram da tribo de Levi e profetas mas conduziram Israel à perda realmente da Arca da Aliança! Tudo porque não tiveram realmente a humildade de reconhecer que estavam em erro e mudar de caminho!!

Talvez alguns batistas precisem perder bons profetas e pastores que oram, jejuam e usam do bom ensino cristão como uma marca registrada de vida. Afinal, exemplos no mundo são mais importantes que exemplos cristãos de fé em Deus, não é mesmo?? Precisamos "ver com os olhos" a atitudes de irmãos e irmãs e "testificar" as verdades do evangelho em suas vidas!! Por que ter fé se podemos fazer isso com os nossos olhos??


2) Os profetas antigos sempre falavam a verdade. Tudo o que os profetas antigos diziam expressava a verdade e eles não eram falhos

Acreditem. Ouvi isso em uma sala de aula batista.

Esqueçamos que Eliseu mentiu sobre a morte de um rei. Esqueçamos que Elias matou pessoas e Eliseu matou crianças. Fizeram isso para não serem mortos e para que Deus fosse exaltado? Temos que ter fé que sim. Temos que esquecer também que Elias ficou estressado e pediu demissão de Deus do cargo de profeta. Enquanto ele viveu, Deus o usou para aumentar o número de profetas em Israel em seus dias. Elias morreu com milhares de profetas adorando a Deus ao seu derredor. O que fez em vida levou as pessoas a buscarem a Deus. Mas esqueçamos também disso!!


Esqueçamos que Pedro sempre foi estabanado quando Jesus era vivo. E que, mesmo depois de receber o Espiríto Santo, o mesmo Pedro matou duas pessoas por causa de dinheiro. Pedro sempre foi exagerado, mesmo. O caso de Safira e seu marido não podia cair em melhores mãos, não é mesmo??? E tudo o que a Igreja Católica fez em seguida estava plenamente justificado... Deus ama o dinheiro???

Deus estabeleceu realmente uma medida para os profetas:

Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. Deuteronômio 18:22

Todos os profetas eram pessoas de carne e osso, como eu e você. E sujeitos também a muitas falhas. Considerar que tudo o que eles disseram era a verdade, a suprema verdade, que só pode vir de Deus, é negar que eles eram falíveis. E uma desculpa muito boa para negar a existência de profetas nos dias de hoje. Pessoas que falam da palavra de Deus, que estudam as Escrituras e que realmente tem uma vida devotada a oração e ao amor cristão. Para crer nos profetas antigos muitos tinham que ter fé. Hoje, para nós é mais fácil dizer que eles não existem e crer nas palavras dos antigos, que foram mortos... por pessoas como eu e você, não é mesmo???

Com certeza, há muitos excessoas. Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus. Eclesiastes 5:7.

Temer a Deus pode significar acreditar que o Senhor tem seus mistérios e ainda os revela aos homens!!

Pode ser desagradável ver uma pessoa sorrindo zombeteira a dizer tais verdades batistas acima apresentadas. É realmente triste crer que nos dias de hoje Deus não fala mais além da Bíblia com as pessoas. Além do que Suas Escrituras nos dizem!!

Isso é negar inclusive que os músicos de hoje ainda criam grandes louvores ao ler as Palavras e serem inspirados por elas. É negar e ofender bons escritores cristãos que foram inspirados pelas Escrituras a tecer livros acerca de bons temas. Bons livros e bons louvores que depois adentram igrejas... Inclusive as igrejas batistas!!

Zombaria não cheira bem em canto algum do mundo.

E negar a Palavra de Deus e sorrir depois é um crime contra a confiança depositada em
alguns seres humanos que deveriam se esmerar melhor em ensinos e conduzir o povo pelo bom caminho: vamos orar, vamos ser humildes, não vamos fazer confusão e viver em harmonia uns com os outros. Mas de vez em quando a gente pode zombar de um irmão ou outro. Não é mesmo??

As certezas de uma doutrina podem conduzir a portas fechadas de erro.

By
Manoel Leonardo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc