Pular para o conteúdo principal

DOENÇAS OCULTAS

Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio;
por que te destruirias a ti mesmo? Eclesiastes 7:16

Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas,
não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. Mateus 7:6


Há muitos modos de se reconhecer um doente.

Médicos pelo mundo possuem inúmeros livros que falam acerca das doenças de nossos corpos e das doenças de nossas mentes.

Há certos tipos de doenças que também infestam o homem como passar do tempo. O modo social e cultural trata de fazerdo caráter e da personalidade humanas o alvo principal, eo caráter e a personalidade dessas pessoas passa a ser doentio.

É comum conhecermos tais pessoas dentro de algumas de nossas igrejas, sejam as mais abastadas sejam as mais humildes.

Na hora de aplicar estudos e falarmos do pecado e suas marcas, geralmente uma delas levanta as mãos e se põe a comentar a sua vida pessoal as pessoas que conhece e que são um mal exemplo. E dizer porque odeiam o pecado e a pessoa que comete esse tipo de pecado. Contudo, a vida social e cultural já pode impedir tal pessoa de odiar o pecado e amar o pecador, fazendo a devida distinção entre as duas coisas!!!

Deus ama o pecador. Para isso existe a Bíblia e somente tendo-se a noção de que todos somos pecadores agradamos ao Senhor.

Os desvios culturais e sociais tornam também uma pessoa "justa" segundo as regras sociais estabelecidas. Essas pessoas não sabem conviver com pecados humanos mais comuns e passam a julgar os pares que não mantêm o nome limpo ou não deixam de viver no ambiente sujo em que vivem. O resultado disso é sempre taxar as pessoas como realmente justas e realmente pecadoras e criar uma barreira sócio-cultural dentro das igrejas - pessoas de boa índole de um lado, pessoas de má índole de outro.

Não é incomum encontrar estes dois tipos de doenças travestidas na idéia de "buscar santidade" e "perfeição cristã". E isso pode tornar a doença pior, usando-se a desculpa de que Deus dá uma ordem específica a este respeito nas Escrituras. Ou seja: A Bíblia pode ser usada como a principal desculpa para os excessos cometidos. E se nega a grande verdade de que cada um cresce com o tempo do seu jeito - uns de modo mais rápido, outros de modo mais lento e nenhum deles deve ser obrigado a suportar grandes fardos de justiça e verdade - que nem mesmo os hipócritas fariseus eram capazes de carregar.

Também não se pode exigir mudanças de outras pessoas, seja porque se conseguiu mudar com o tempo e se é um exemplo, seja porque seria melhor para o grupo e para a igreja. Porque isso também traduz os dois tipos de doenças mencioados.

Se possuímos estes dois tipos de doenças humanas dentro de nossas igrejas, as coisas que dissermos e falarmos do púlpito ou dentro dos grupos de oração serão nulas na vida de certas pessoas. Os dois tipos têm o péssimo hábito de rejeitar coisas que não vêem de pessoas "realmente puras" ou "realmente santas". E o que é pior: Há daqueles que passam a usar o púlpito e oportunidades de ensino para zombar das pessoas doentes dentro das igrejas! Em vez de usar a oportunidade da palavra para edificar todo o rebanho, se faz uso da influência para "tirar um sarro" das pessoas em dificuldades ou com problemas culturais, sociais e se age de modo "menos santo", mas "mais terreno". O pobre cristão com isso acaba achando que a igreja no fim das contas não é em nada diferente dos pecadores no mundo...

As palavras de Eclesiastes encontram seu melhor sentido se aplicadas nesse caso.

O trabalho cristão é também um compromisso de encontrar pessoas jeitosas e capazes de vencer os valores sociais e culturais doentios, se compromentendo a vencer - através da Palavra de Deus - toda e qualquer diferença que venha a surgir dentro da igreja, apresentando o modo correto de agir - respeitar seus pares, amar o próximo, orar e louvar a Deus em união e amor cristãos, sabendo que o Senhor trouxe cada alma à igreja - não o pastor, não a cultura social ou a idéia boba de perfeição e santidade cristãs defendida de modos absurdos e estapafúrdios.

É comum novos membros trazerem tais doenças. É comum aceitarmos pessoas com essas doenças que oramos a cada dia por cura e por juízo cristão correto. O que não pode ser comum é encontrar sempre dentro de nossas igrejas pessoas agindo e se comportando de modo mundano quando investidas de liderança. Se usamos somente os nossos olhos para encontrar a fé das pessoas em suas obras sociais e obras de vida, somos merecedores de ver as zombarias que vemos ao nosso derredor. A liderança é favorável a este tipo de comportamento e talvez também até o pratique...


Que ao amar, possamos realmente evitar tais erros com o silêncio do amor,do conhecimento de tais fatos e da verdade de Cristo: sãos não precisamde médicos. Só os doentes.

A paz de Cristo.

Texto de 01/03/2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc