Pular para o conteúdo principal

ÊXODO 33: MOVENDO O CORAÇÃO DE DEUS

E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda. E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
Êxodo 33:11-15

O capítulo 33 de Êxodo é bem pequeno, mas guarda grande lições. O capítulo inicia com Deus aplicando um castigo sobre o povo de Israel, que pecara fazendo um bezerro de ouro para adorar (Êxodo 32) enquanto Moisés se encontrava no monte Sinai, conversando com Deus. Deus ordena que, pelo pecado, o povo se afaste do Monte Sinai. Eles eram obstinados e Deus poderia destruí-los no caminho (verso 3).

Deus dá uma outra ordem ao povo de Israel: "Agora tirem os seus enfeites, e eu decidirei o que fazer com vocês". (verso 5). O povo de Israel estava coberto de ouro que havia trazido do Egito. As mulheres se enfeitavam e o povo usava aqueles enfeites. Deus estava contente porque estava celebrando um casamento. Seu povo estava sendo desposado para servi-Lo, honrá-Lo e adorá-Lo.

Quando celebramos um casamento, damos enfeites de presentes à noiva. Se um noivo descobre uma mancha, algo que não agrada em sua noiva, ele pode se decepcionar. Pode não querer mais se casar com ela. Pode pedir os enfeites que dera de presente de volta. Pode escolher uma outra mulher para ser sua esposa.

Deus estava dizendo aos israelitas que não mais se casaria com eles? Eles tinham cometido um grande pecado. Deus diz que dará o que prometera a Abrãao, Isaque e Jacó. Mas que não estaria com sua noiva nem iria com ela para o lar do casamento. Iria fazer sua palavra valer, cumprir o voto feito anteriormente, mas não estaria no mesmo local que a noiva deveria estar. Não habitaria com ela na mesma casa, no mesmo lugar. Deus assumiria a responsabilidade por Sua palavra, porém não desposaria sua noiva nem andaria com ela ou estaria com ela na mesma casa.

São palavras duras de ouvir para quem celebra um casamento.


O modo como Moisés e Israel se comportam a seguir faz toda a diferença no final do capítulo 33. O povo de Israel passa a peregrinar pelo deserto. Moisés passara 40 dias no monte Sinai na presença do Senhor. Moisés sente a necessidade de estar sempre em contato com Deus. A cada parada, Moisés arma a Tenda do Encontro. E passa a criar um hábito.


A cada parada e todas as vezes que Moisés adentra a Tenda do Encontro, o povo de Israel passa a também criar um hábito. Eles oram a Deus, sempre que Moisés se apresenta para conversar com Ele.


As orações movem o coração de Deus a nosso favor.


O hábito de Moisés se repete a cada parada. O hábito do povo de Israel, também. O povo ora, se derrama, pede perdão a Deus por suas falhas. Com certeza, passou um certo tempo entre os fatos que aconteceram no início do capítulo 33 até o momento em que Moisés fala com Deus. A caminhada do Monte Sinai até a fronteira do Jordão leva alguns dias.

O hábito do povo e de Moisés se repetiu algumas vezes.


Até que, em determinado dia, Moisés adentra a Tenda do Encontro, e Deus está feliz. Deus está alegre. Seu povo tem orado. Moisés tem procurado a Deus. O povo tem buscado a Deus. Pleno de felicidade, Deus diz a Moisés: "Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado".


Prontamente, Moisés aproveita a oportunidade. Ele pede a Deus que mostre seus propósitos, que se lembre deu sua nação, que é seu povo (versos 12-13).


E Deus finalmente responde: "Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso" (verso 14).
Moisés e o povo de Israel percorreram o caminho da oração para tocar novamente o coração de Deus. Devemos nos lembrar que isso é necessário em nossas vidas diariamente. Devemos nos lembrar de interceder uns pelos outros em oração, de perdoar o pecado uns dos outros, de orar ao Senhor, fazer menção de Seu nome e lembrar a cada dia que vivemos um mundo pecados, temos falhas e necessitamos da Sua presença.


Se Deus se agrada de nós, Ele estará apto a nos ouvir. Estará sempre disposto a nos perdoar, porque Se agrada de nossas orações, Se agrada de nossa comunhão e Se agrada de andarmos em Sua presença.

Façamos isso importante em nossas vidas à cada dia.


Reflexão


1.O que você tem feito para mover o coração de Deus a seu favor?

2. Você tem interceido pela vida de outras pessoas diariamente?

A paz de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc