Pular para o conteúdo principal

FILHOS QUE REPETEM A MALDADE DE SEUS PAIS

Pela fé, Abraão - e também a própria Sara, apesar de estéril
e avançada em idade - recebeu poder para gerar um filho,
porque considerou fiel aquele que 
lhe havia feito a promessa. Hebreus 11:11 (NVI)

Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito 
ao futuro deles. 
Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos
filhos  de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade
de seu bordão. Hebreus 11:20-21 (NVI)


Abraão, Isaque e Jacó estão listados em Hebreus 11 como heróis da fé,
apesar de seus relacionamentos complicados de família. 

A Bíblia é um livro totalmente imparcial!

Ela não esconde os pecados e maldades daqueles que o SENHOR escolheu. 

Abraão  abandonou o seu filho primogênito, Ismael, em detrimento de Isaque. 

Sara fez o pedido e o SENHOR concordou com isto (Gn 21:8-14). 

Apesar de ter se perturbado, Abraão fez preferência entre seus filhos. 

Isaque recebeu tratamento diferenciado. A sua educação mostrava claramente que ele foi tratado com superioridade em relação a seu irmão. 

O primogênito de Abraão foi abandonado e depois de Isaque ele teve ainda Quetura e deu presentes a seus filhos. Mas o seu primogênito nada recebeu debaixo do sol e foi abandonado neste mundo. 

Filhos aprendem o que de mal seus pais ensinam. 

Isaque fez o mesmo que Abraão e teve preferências em relação a seus dois filhos. 

Isaque privilegiou Esaú em detrimento de Jacó. A família de Isaque por isso passou por vários problemas: mentira, roubo, traição, briga e a separação entre eles. 

Jacó cresceu querendo a aprovação de seu pai Isaque por toda vida. A consequência de seu roubo foi a fuga e nunca mais ver seus pais em vida. 

Jacó repetiu a criação que recebeu na casa de seu pai Isaque.

Com uma família grande, mulheres brigando entre si para gerarem filhos, o patriarca escolheu privilegiar o primeiro filho da esposa que mais amava, Raquel. 

Jacó foi a vítima em sua casa de uma educação que privilegiava um filho em detrimento de outro e, ao se tornar pai, repetiu o mesmo erro!

A rivalidade entre as mães Raquel e Lia se espalhou entre os filhos que cresceram para brigar entre si e contra o  mundo. Eles massacraram os homens de Siquém (Gn 34). 
A família grande de Jacó não sabia o que era amar uns aos outros. Não respeitavam nem mesmo o pai Jacó, a ponto de Rúben se deitar com Bila, serva de Raquel e que gerara filhos a Jacó (Gn 35:22). 

Para piorar isto tudo, José se tornou o alvo dos outros irmãos pelas preferências do pai. 

Uma família tensa e disfuncional! Pronta para brigar por tudo e com todos. Você não precisaria de muita coisa para fazer estourar uma briga entre eles.  

Irmãos que deveriam se amar, que cresceram juntos e sofreram bastante tentam matar o filho preferido de seu pai por causa de seus sonhos! Uma criança crescendo dentro de uma família que compete entre si se torna o alvo de todos!

Você pune crianças por dizer as coisas em sua família? 

Palavras ofendem se você tem problemas dentro de casa. 

Abraão, Isaque e Jacó estão citados entre os heróis da fé porque apesar de todos os problemas que enfrentaram e causaram em suas famílias aprenderam sobre fé, amor e confiança em Deus enquanto lutavam com todos eles !

E todos os dias não temos nossas lutas diárias em família?

Que possamos vencê-las e nunca abandonar a Deus que está sempre presente para nos auxiliar!


Feliz dia dos Pais. 


Por
Manoel Leonardo Metelis Florindo


 





















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc