Pular para o conteúdo principal

JESUS E SEUS RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS

No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. 

A mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também  haviam

sido convidados para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de

Jesus lhe disse: "Eles não tem mais vinho". 

Respondeu Jesus: "Que temos nós em comum, mulher? A minha hora

ainda não chegou". João 2:1-5 (NVI)


Durante o ministério de Jesus os relacionamentos com sua mãe foram de dor e sofrimento.

Você pode perceber isto pelas descrições nos evangelhos.

A história do milagre de Maria tem uma continuação dramática com a mãe de Jesus aparecendo para pedir milagres banais, vir falar com o filho que os próprios irmãos diziam estar causando um tumulto (Mc 2:21).


Seres humanos tem a tendência de se acostumar com as coisas e verem tudo de modo normal com o passar do tempo. 

Se milagres são feitos todos os dias na presença de seres humanos eles tendem a se acostumar com isso.

Talvez tenha sido este o caso da família de Jesus Cristo. 

Finalmente, depois de 30 anos, Jesus se mostra a todos e a família dele se afasta, ou ele os coloca a uma distânca segura de si mesmo. 

Quando você escapa de uma prisão e quer fazer o BEM por outros pode talvez exagerar um pouco no início. Quem sai de uma prisão sem grades ou mesmo de uma prisão de verdade sabe o que é isso. Jesus pode ter passado também pelo mesmo sentimento.

Mas ao falar de Maria como mãe de Jesus o que temos a dizer no apoio que dava a sua família contra Jesus Cristo?

Sabendo todas as coisas que iriam acontecer Jesus disse "Que temos nós em comum, mulher?" (verso 4).

Maria é hoje adorada como imagem pelos católicos. 

Seguiu Jesus à  certa distância durante seu ministério. Talvez para dizer as mulheres que se aproximavam que era a mãe dele. Não teve momentos positivos com ele durante a caminhada. Seus discípulos podiam dar mais respeito a ela que o próprio Jesus Cristo, talvez pela questão da intimidade familiar por 30 anos. 

Alguns de seus discípulos podiam se admirar do tratamento de Jesus com Maria, e até perguntar como ele poderia ser assim com a própria mãe.

Se um de seus irmãos é capaz de realizar milagres você gostaria de perder a galinha dos ovos de ouro? Alguém que transforma água em vinho? Que pode colocar comida na mesa sem precisar se matar de trabalhar para isso?

Jesus morre e Maria pode ter pensado na continuidade de sua família no ministério de Jesus Cristo. Tiago, irmão de Jesus, pode ter sido aceito por isto sem muito esforço. Os judeus seguem ainda a tradição de membros de família chamados pelo nome daquele que é notório na comunidade. 

A epístola de Tiago está no Novo Testamento. Está cheia de comentários de tradições judaicas antigas que estão fora da Bíblia, mas é uma prova da continuidade da família de Jesus em seu ministério. Alguém questiona se é inspirada pelo Espírito Santo? É o irmão de Jesus e os católicos que tiveram a Bíblia Sagrada em suas mãos por centenas de anos podem ter gostado muito do texto!

Jesus não tem nada em comum com os ídolos. 

Pode ter sido escravo por 30 anos de sua família grande e não abastada.

Em algums momentos para nós pode ser difícil conversar com irmãos que nos acusam, gritam e querem sempre ter razão e nunca conseguem nos ouvir.


o quão difícil deve ter sido para Jesus se livrar do cativeiro da família!


Mas ele o fez para a glória de Deus e para salvar a minha vida e a sua vida!

Então, você também pode fazer o mesmo para viver o ministério, o dom e o chamado que o SENHOR colocou em sua vida!


Siga os passos de Jesus.



Graça e Paz.


Por

Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc