Pular para o conteúdo principal

A MULHER E AS COISAS DO MUNDO

 

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira;

mas a mulher que teme ao SENHOR será elogiada.

Que ela receba a recompensa merecida, e as suas

obras sejam elogiadas à porta da cidade. Provérbios 31:30-31 (NVI)


Você já percebeu que todas as obras de uma mulher no capítulo 31 de Provérbios são todas obras mundanas?

O castigo entregue à mulher no Éden era que todo o seu desejo seria para seu marido, e ele a dominaria (Gn 3:16).

A mulher descrita em Provérbios cuida de empresa, cuida da casa, da lavoura, dos filhos, honra seu marido, cuida de escravos. Todo o esforço humano para alcançar coisas no mundo está depositado sobre as mulheres. 

E veja que no mundo o homem tem primazia e luta para realizar todo este esforço como se fosse tarefa sua prover, manter a casa, cuidar do dinheiro e de dar à sua família tudo o que  é necessário. 

Ao longo dos séculos os homens assumiram uma primazia no mundo que não lhes cabia. E as mulheres foram reduzindo sua influência mais e mais a cada dia. Por simples apatia ou por aceitar a dominação do homem. 

Não há nenhum comentário sobre o serviço a Deus para as mulheres 
em Provérbios 31.

Pela ordem de Deus elas estariam excluídas mesmo de ministrar diante do tabernáculo 
sagrado dado o impedimento de não haver sangue no púlpito (Lv 15:1-4).

Deus a excluiu de seu templo, de ela exercer qualquer serviço sacerdotal, de adentrar o local santo do SENHOR. O castigo foi pesado.


Para se redimir diante de Deus, a mulher deveria a partir de agora assumir uma posição servil, ser uma auxiliadora genuína, ser humilde de coração e aceitar realizar o serviço que Deus exigia de toda mulher - ser a auxiliadora do homem.

Devido a essa rebeldia, Deus a excluiu de servir diante de Seu altar.

A mulher imitou a Lúcifer em seu ato de querer ter a primazia.

E para marcar esta decisão com justiça, o sangue passou a ser a marca da mulher a partir de então. Qualquer tipo de fluxo era excluído do serviço sacerdotal e tratado como uma impureza (Lv 15:7). E existe uma passagem que fala exclusivamente de que no púlpito não deve haver a presença de sangue em quem ministra. Uma clara advertência de que mulheres menstruadas não podem pregar em seus dias de menstruação. 


Antes, no Paraíso, a mulher era igual ao homem.

Depois da queda, não mais.

A mulher natural tem sobre si um castigo deveras pesado. 

O louvor em Provérbios é pesado. Uma mulher sozinha ter todas estas qualidades é realmente pesado. 

Mas pense no tamanho da desobediência após a vinda de Jesus que veio para cumprir a Lei de Deus e não revogá-la? 

Débora  (Jz 4:6), Miriâ (Êx 15:20,21)  e Hulda (2Rs 2214) profetizaram, mas não exerceram ensino autoritativo diante do povo. 

Os sacerdotes eram responsáveis em ensinar a Lei ao povo (Lv 10:11, Ml 2:7) e nunca houve sacerdotisas em Israel. 

Os homens dominaram o mundo, mas retiraram as mulheres até das tarefas mundanas que o SENHOR determinou para elas. 

Não é proibido uma mulher trabalhar e competir com um homem no mundo por um emprego. 

Ao escolher diáconos a igreja primitiva não pensou em mulheres (At 6:3). Isso em clara obediência ao livro de Gênesis.

Os homens carregam o fardo da pregação da Palavra de Deus. 

Esta missão foi atribuída pelo SENHOR. 

Nos dias de hoje a modernidade bate a porta. Mas temos que ter os olhos fitos no Senhor. Existem milhares de áreas em que uma mulher pode e deve atuar diante de Deus para honrar o seu propósito e sua obediência. Até mesmo na velhice as idosas são chamadas a ensinar as recém-casadas como amarem e cuidarem de seus filhos (Tt 2:3,4). 


O Senhor nunca tratrou seu povo com confusão. 


Mas os seres humanos se meteram em muitas intrigas (Ec 7:29).


A paz de Cristo.


Por

Manoel Leonardo Metelis Florindo






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc