Pular para o conteúdo principal

PECADO INTENCIONAL

Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; 

que eles não me dominem! 

Então serei íntegro, inocente

de grande pecado. Salmo 19:13 (NVI)


Muitas pessoas querem alcançar os holofotes.

Muitas gostam de estar à frente de tudo, de ter a primazia, de ser o centro das atenções.

Em minha vida pude conviver com muitas pessoas. Vi pastores que não sabiam dividir o palco com outros pastores irmãos e sempre que retornavam tinham uma ou duas coisas a dizer na frente de todos sobre os pastores reservas... Vi a inadequação de certas pessoas por querer estar à frente, por querer ter a primazia... 

Vi também a maldade cometida pelos que tinham essa liderança e queriam ter esta primazia: prejudicar pessoas pode ser um mal, mas assistir esse mal em ação em pessoas que se dizem cristãs, contra outros irmãos também cristãos é extremamente penoso e triste.

Sempre me julguei inadequado para estar à frente e ser uma liderança na casa de Deus.

Quem vem do mundo conhece sua carne, sabe os seus defeitos. 

Ser líder de igreja é ser UM EXEMPLO.

É também ter Deus acima de você e guiando os seus passos. É ter mais responsabilidade e comprometimento.

Sempre me julguei inadequado não só pelos meus pecados, mas pela personalidade que possuo. No mundo a minha preferência sempre foi por trabalho em grupo, em equipes e sempre ser o segundo, nunca o primeiro. Eu gostava de orientar, direcionar, mover as cordas, mas deixar outro conduzir e levar adiante as coisas. Executar esse papel é ser criterioso. As duas vezes em que estive à frente de equipes no mundo em meu trabalho vi minha personalidade e me desagradei dela! Era exigente, perfeccionista, cobrando responsabilidades, exigindo entregas, querendo cada um fazendo o melhor de si mesmo e cumprindo o prazo! E seres humanos só fazem isto se o líder tiver EMPATIA ou CARISMA! Não tinha nenhum dos dois no início, eu acreditava nisso, mas tinham o MEU EXEMPLO. Eu fazia rápido, entregava no prazo ou antes do prazo e exigia da minha equipe, do meu grupo e time, o mesmo compromisso. 

Por ser assim no mundo sempre me esquivei de posições de liderança nas igrejas que frequentava. Aceitava de bom grado ser o segundo. Eu mesmo julgava isto adequado e que renderia mais glória a Deus. Por ser segundo vi duas vezes um grupo de orações começar comigo e outro casal e se tornar mais de dez casais... Vi ministérios crescerem e se tornarem grandes...

Todos temos pecados intencionais. 

Ferimos seres humanos. 

Dizemos aquilo que queremos dizer a eles e não nos olhamos no espelho!

Não respeitamos o caráter humano das pessoas.

Seres humanos erram vez ou outra... E se somos os investidos de poder fazemos a cobrança de forma firme e indigna muitas vezes. 

Paramos para refletir sobre isto só depois do ocorrido.

É desagradável ser o alvo de uma pessoa assim. E se você conhece a personalidade da outra pessoa e suas falhas pode realmente ficar irado contra ela. Pode querer se vingar. Pode agir de modo covarde, sorrateiro e malicioso. 

Podemos ser dominados por nossa personalidade.

Podemos agir  assim várias e várias vezes.

E assim machucaremos sempre os segundos ao nosso lado, os mais próximos de nossa liderança, a nossa equipe, de nosso ministério, os íntimos a nós dentro da igreja.

Eu tive o cuidado de evitar esse erro por dez anos na casa de Deus.

Em vez de ferir, eu mesmo e minha esposa fomos os feridos mesmo assim. E ainda continuamos no mesmo lugar por mais um ano e poucos meses...

Não me considero inocente de grande pecado. 

Mas todos nós devemos ter a capacidade de nos olhar no espelho, refletir e pedir perdão a Deus por nossos erros de personalidade e pelas coisas que queremos na vida, como por exemplo ter sempre a primazia, ser o líder, estar sempre à frente de tudo e nunca saber dividir o palco com os segundos que nos acompanham no dia-à-dia. 

O rei Davi com certeza pecou intencionalmente algumas vezes.

Seu pastor deve ter feito a mesma coisa. 

Se você é um líder e está à frente de um grupo ou ministério, ou na empresa onde trabalha, também passou por isto. 

Se é pai de família, também.

Ferir pessoas é errado. Ainda mais diante Daquele que sabe todas as coisas. 


Aprenda a ter noção de sua personalidade. 

Ainda existe tempo para dobrar os seus joelhos. 


Graça e Paz.


Por

Manoel Leonardo Metelis Florindo







 





































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc