Pular para o conteúdo principal

POBREZA: UMA CONDIÇÃO HUMANA (revisada)

Pois nunca deixará de haver pobre na terra;
pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás
a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado,
e para o teu pobre na tua terra. Deuteronômio 15:11 (ACF)

Porque os pobres sempre os tendes convosco, 
mas a mim nem sempre me tendes. João 12:8 (ACF)


Pobreza é uma condição humana.

Seja pobre de espírito, seja pobre pela falta de bens neste mundo, a pobreza  sempre existirá entre os seres humanos. 

Alguns são egoístas demais, outros avarentos em demasia e ainda outros ladrões costumasses que entesouram acima da riqueza humana.

O mais triste de tudo isto: O próprio SENHOR diz que a pobreza sempre existirá entre os seres humanos. 

E Jesus Cristo confirma suas palavras: OS POBRES SEMPRE ESTÃO
CONVOSCO!

Surpreendentemente, os séculos PROVAM AS PALAVRAS DE DEUS.

NÃO EXISTE NAÇÃO DEBAIXO DO SOL ONDE NÃO EXISTAM POBRES, ONDE OS POBRES NÃO SÃO A CAUSA DE MORTANDADE, DE FATALIDADES E DE QUESTÕES TERRÍVEIS ENTRE SERES HUMANOS. 

Nenhuma nação debaixo do sol é capaz de dar fim à pobreza em suas terras. Não vemos humanidade, amor ou qualquer tipo de compaixão entre qualquer língua e cultura existentes no mundo capaz desta tarefa.  

UMA NAÇÃO UM DIA EXISTIU DEBAIXO DESTE SOL QUE TRATAVA COM 
CERTA HUMANIDADE SEUS ESCRAVOS. ELA DAVA DE GRAÇA PEIXES; HAVIAM
PEPINOS, MELÕES, PORROS, CEBOLAS E ALHOS.

Essa nação era o EGITO. E Moisés conduzindo o povo de Israel pelo deserto ouviu em sua face isto quando eles imploraram por comida, conforme está escrito em Números 11:5 (ACF).

Isto acendeu a ira de Moisés. A ira do SENHOR se acendeu e Moisés considerou miserável o seu estado (Números 11:10-15)

O SENHOR não introduziu o povo na terra que mana leite e mel assim que saíram do Egito. Antes conduziu os escravos pelo deserto por 40 anos e ainda disse a eles que POBRES SEMPRE EXISTIRAM NA FACE DA TERRA

Moisés tinha retirado um povo do Egito onde comia de graça para passar 40 anos vagando por um deserto sem comida, sendo humilhado a cada pedido de água, sendo provado e sendo morto a cada nova humilhação que este povo atirava em sua face!

Que líder estaria preparado para lidar com tudo isto? 

A decisão do SENHOR pesou sobre Israel e refletiu negativamente em Moisés e Arão. A rebelião de Coré, Datã e Abirão (Números 16) foi motivada por isto.Moisés e Arão foram acusados de querer se elevar sobre a congregação do SENHOR. Moisés e Arão foram acusados de matar o povo do SENHOR (Números 16:41). A partir daquele momento Moisés e Arão foram perseguidos, humilhados e maltratados pelo povo. 

Um SENHOR capaz de matar indiscriminadamente a cada falta cometida e que não dizia abertamente a Moisés: Eles são escravos! Precisam aprender a se comportar como livres e a ouvir Minhas Palavras! Vou ter misericórdia de quem eu quiser! 

Você acha injusto olhar com transparência para as ações do SENHOR sob o povo de Israel no deserto? Ora, o SENHOR mostrou os erros de seus profetas e de seus escolhidos por toda a Bíblia Sagrada. Ainda que santo e mergulhado em luz que os homens não podem contemplar precisamos olhar também para os atos de Deus que refletiram negativamente sobre a vida de muitos de seus servos. Em Babel o SENHOR foi contra uma língua única aos seres humanos e criou uma cultura para os povos aumentando as divisões humanas! No deserto matou Israel aos milhares mesmo sabendo que eram escravos e precisavam ser educados e ensinados - não fez isto com paciência, não demonstrou amor a todas as famílias, pesou sobre Israel a Escolha de Adão, matou quem se rebelou, quem não obedeceu. Foram somente estes dois os casos em que o SENHOR agiu assim com o seu povo? TRANSPARÊNCIA precisa ser medida dos dois lados, mesmo que estejamos falando do Santo de Israel. Em uma democracia, somos incitados a falar e a ouvir a verdade. Afinal, não somos escolhidos em amor?  Ou precisamos obedecer ao REI cegamente e considerar todos os seus atos de AMOR? Se olharmos para o Brasil neste momento temos uma resposta sobre isto.

A pobreza é uma CONDIÇÃO HUMANA porque o SENHOR permite que a mesma exista num mundo afastado Dele! 

Moisés acabou julgado e também morreu no deserto. A sua grande humildade, educação e paciência não resistiu a uma nova contenda sobre a sede de seu povo. Moisés chegou a implorar para entrar na terra sem ser ouvido (Deuteronômio 3:25-27).

A paciência é uma virtude a ser conquistada. 

E indigna de quem não a possui...

E que nação nos dias de hoje é capaz de dar peixe de graça aos seus pobres? A dar a eles legumes como porção diária todos os dias?


Nenhuma é capaz de fazer isto debaixo do sol com todos os pobres que possui.

E o desafio do SENHOR e de Seu filho Jesus Cristo ainda ressoa com grande tristeza em nossos ouvidos: POBRES SEMPRE EXISTIRÃO NA TERRA.

Debaixo do sol somos incapazes de vencer a CONDIÇÃO HUMANA. 

Somos incapazes de por Lei ou por força de Lei erradicar a pobreza de nossas cidades, que dirá de um país inteiro!

Somos testados todos os dias a vencer a nossa própria humanidade decaída e ouvir os risos, as chacotas e as cachorrices de quem rouba, maltrata e nega comida e direitos humanos a SERES HUMANOS todos os dias!

Enquanto escrevo isto milhares morrem de fome mundo afora. 

Aquele deserto ainda resiste em muitos corações humanos. 

Aquele deserto força caminho e quer adentrar a vida de milhares de seres humanos. 

O egoísmo e o desejo de se importar somente com você e seus familiares é o que traz à tona este tipo de maldade e a POBREZA ESPIRITUAL E FÍSICA em nossa humanidade. 

Alguns ricos justificam a si mesmos com campanhas contra fome, ONG`s em muitos lugares ao redor do mundo, mas não alcançam sequer cinco porcento da fome espalhada por todo o mundo!

Não somos capazes de ser um país como o era o Egito na antiguidade! 

Somos desafiados por Deus a erradicar a pobreza e sequer somos capazes de promover educação e saúde nos quatro pontos cardeais desde mundo. E os poucos lugares que servem de exemplo ainda possuem muitos pobres em seu seio.

A nossa desgraça é grande debaixo deste sol. 

E ainda precisamos suportar as escolhas erradas que fazemos.

Ainda precisamos ver líderes incitando racismo, pobreza e rindo-se da morte de pessoas em uma pandemia para favorecer seus próprios egos e a maldade fascista, partidária e egoísta que PREMIA MAIS RICOS DO QUE OS POBRES.

Caráter não nasce em árvores.

Graça e Paz.


Por
Manoel Leonardo Metelis Florindo


ACF - Almeida Corrigida e Fiel. Bíblia Sagrada de estudos para o ano de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc