Pular para o conteúdo principal

A ESPERA DE UMA RESPOSTA DE ORAÇÃO


E eu, Daniel, enfraqueci, e estive enfermo alguns dias;
então levantei-me e tratei do negócio do rei. E espantei-me
acerca da visão, e não havia quem a entendesse. Daniel 8:27 (ACF)

No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros
que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias,
em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de
setenta anos. 
E eu dirigi o meu rosto ao SENHOR Deus, para o buscar com 
oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. Daniel 9:2-3 (ACF)

Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel,
que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, 
voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da
tarde. Daniel 9:21 (ACF)


Quanto TEMPO uma oração pode levar para ser atendida?

Você ora constantemente pedindo certas coisas ao SENHOR. 

A maioria delas aguarda um TEMPO para ser concretizada em sua vida. 

O Senhor sabiamente aguarda o momento oportuno para responder as nossas orações.

O profeta Daniel recebeu uma visão espantosa sobre o futuro no capitulo 8 de seu livro. A visão era tão extraordinária que Daniel perdeu suas forças e esteve acamado por dias. 

Daniel não ocultou sua visão de amigos. Ele a compartilhou com outras pessoas e ninguém a entendia. 

Entre os capítulo 8 e 9 do livro de Daniel se passam dez anos. 

Daniel fazia seus estudos bíblicos regularmente. Então lendo o livro de Jeremias ele alcança a compreensão sobre o período de tempo de duração do exílio. Daniel compreende as razões para tudo o que aconteceu com o seu povo.

E se dispõe a orar e a interceder por seu povo e por si mesmo.

A oração de Daniel é belíssima. E pode ser comparada a outras orações feitas por Moisés quando ele intercedia por Israel e se colocava como intercessor pelo povo. Ela está repleta de referências bíblicas, com textos de Levítico 26:40-45 e Deuteronômio 30:1-10.


Quando Daniel finalmente intercede pelo povo e por si mesmo o anjo Gabriel vem até ele e explica a visão que ele recebera dez anos atrás!

Quanto TEMPO podemos levar para orar do modo esperado pelo Senhor?

Quanta humildade e paciência precisamos ter para saber esperar o MOMENTO CERTO? Para entendermos que a resposta que desejamos pode vir se tivermos a maturidade, o conhecimento e a experiência de vida necessários para sermos DIGNOS DE RECEBER A RESPOSTA.

Gabriel diz a Daniel que ele é muito amado (Dn 9:21).

Com certeza o Senhor ama a todos nós. 

Entre os capítulos 8 e 9 de Daniel não vemos os dez anos se passarem. Não sabemos tudo o que Daniel viveu e presenciou nestes dez anos. Com certeza ele passou longos períodos de tempo meditando na sua visão. Com certeza ele orou seguidamente pedindo uma resposta divina. Com certeza Daniel fez vários estudos. Daniel mantinha momentos de orações e de leitura da Palavra de Deus que inclusive está registrada em seu livro e que o levou à cova dos leões. 

Talvez Daniel ao ler Jeremias estava concentrado no conhecimento que acabara de conquistar. Dez anos mais velho o profeta se coloca como Moisés como culpado junto com seu povo e intercede por ele com  palavras que agradam ao SENHOR. A experiência de vida de Daniel faz com que ele seja muito amado pelo SENHOR.

A grande visão do futuro do mundo, a vinda de Cristo, a purificação do santuário celestial, Roma pagã e Roma papal é grandiosa e até hoje nos assombra como Deus conhece os tempos e pode falar acerca do que acontece e acontecerá no mundo. 

Talvez o livro de Daniel seja a maneira mais brilhante de convencer alguém a ter fé e confiança no Senhor Jesus Cristo.

Mas também traz grande lições acerca de como orar e como ter paciência e virtude para alcançar as respostas difíceis com os joelhos dobrados ao chão diante de Deus.

Talvez tenhamos que esperar por dez anos ou mais para ver a resposta de algumas de nossas orações. 

Mas podemos aprender com Daniel a como aguardar a espera de cada uma delas: estudando a Palavra, lendo, orando e estando na presença de Deus. 

As visões que recebemos podem ser extraordinárias. 

Mas as respostas que recebemos do Senhor revelam o valor da Sua presença em nossas vidas. 

E do quanto somos amados por Ele.


Graça e Paz.

Por 
Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc