Pular para o conteúdo principal

TU ME AMAS?


E, no dia seguinte, indo eles seu caminho
e estando já perto da cidade, subiu Pedro
ao terraço para orar, quase a hora sexta.
E, tendo fome, quis comer; e, enquanto lhe
preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento
de sentidos, e viu o céu aberto e que descia
um vaso, como se fosse um grande lençol atado
pelas quatro pontas, vindo para a terra, no qual
havia de todos os animais quadrúpedes, répteis
da terra e aves do céu.
E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro!
Mata e come.
Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque
nunca comi coisa alguma comum e imunda.
E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum
ao que Deus purificou.
E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou
a recolher-se no céu. Atos 10:9-16 (ARC)

E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo,
estando ele ainda a falar, cantou o galo.
E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro
lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe tinha 
dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três
vezes. Lucas 22:60-61 (ARC)

Não faças tu comum ao que Deus purificou.

Pedro até hoje é lembrado por um episódio negativo.

Se há algo que a amizade e o companheirismo mais sentem é a ação da falsidade.

Pedro passou longos anos seguindo a Jesus Cristo e falando frases dignas de um seguidor dedicado. 

Mas foi advertido por Jesus Cristo quanto à sua falsidade. 

Para redimi-lo Jesus precisou fazer três vezes a mesma
pergunta: "Tu me amas?" (João 21:15-18).

Mas aparentemente Pedro tinha uma personalidade forte.

Pedro foi advertido novamente tempos depois a não considerar comum o que Deus purificou.

E isto aconteceu por três vezes. 

Pedro afirmou a Deus que nunca comeu coisa comum e imunda.

E esqueceu-se das advertências de Jesus Cristo quanto ao coração do homem. O que sai da boca contamina mais o homem porque vem do coração (Mateus 15:18-20).

Pedro negou Jesus três vezes. Isso saiu do seu coração. 

Enquanto ele falava de comida, Deus recordava o quanto o seu coração tinha se afastado do Senhor e era cheio de falsidade a ponto de negar o filho de Deus. 

Como nada escuso havia entrado na boca de Pedro? Muita falsidade já havia saído da boca de Pedro e seu coração ainda não era de todo íntegro para com o Senhor.

Muitos de nós caminham nesta dualidade com Deus. 

A sinceridade de coração, o amor ao próximo e a verdade devem ser uma busca constante entre os cristãos.

Talvez Pedro tenha considerado o caso de Cornélio um fato isolado e não estava de todo convencido de que os gentios realmente devessem andar nos caminhos do Senhor? 

Pedro foi advertido em Atos. E tempos depois Paulo o resistiu face à face por praticar ainda a falsidade entre judeus e contra os gentios (Gálatas 2:11-15).

Mesmo vendo a graça na casa de Cornélio aparentemente anos depois Pedro continuava a ter o mesmo coração e a mesma personalidade. A luta com o coração falso de Pedro durou aparentemente a sua vida inteira. 

As suas lutas com a sua própria personalidade podem durar a sua vida inteira. Provavelmente alguns de seus defeitos de caráter e personalidade ainda existirão até o dia de sua morte. Cabe a você reconhecer isto diante de Deus e pedir perdão quando estes defeitos machucarem ou magoarem seus irmãos, familiares, amigos e entes queridos. 

Um pecado comum nestes últimos meses no Brasil é reclamar e fazer de chacota do presidente Jair Bolsonaro. 

Todas as semanas escuto anedotas, bravatas e memes acerca da inteligência do presidente e de suas frases.

Paulo nos instruiu a orar pelas nossas autoridades para termos paz (1 Timóteo 2:1-2). O presidente também é cristão e praticante. Nestes últimos anos tenho comparecido bem pouco a uma igreja batista ou evangélica. Como irmão em Cristo devemos honrar uma pessoa investida de autoridade. Vivemos em uma democracia e todos têm o direito de falar, de se expressar e de redarguir palavras contraditórias.

Sejamos sábios para enxergar os extremos e os excessos que cometemos. 

Porque apesar de toda a autoridade, de todo o status social e por ser quem somos podemos também estar tão errados quanto Pedro e não enxergar o caminho de falsidade
em nossos corações. 

Pedro podia se sentir muito bem orando, jejuando e em comunhão com o Espírito Santo todos os dias. E podia se achar seguro e não enxergar a própria falsidade do coração, e nem sequer se dar conta de ser advertido novamente por isto! 


Não sejamos como Pedro. 


Saibamos ler as Escrituras. Saibamos enxergar nossos erros.
Saibamos ser um exemplo para o BEM, mais que um exemplo para
o mau neste mundo e nesta vida. 

Que todos possamos ser um EXEMPLO melhor. 



Graça e Paz.


Por
Manoel Leonardo Metelis Florindo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc