Pular para o conteúdo principal

O USO DA VARA

O que retém a sua vara aborrece a seu filho,
mas o que o ama, a seu 
tempo, o castiga. Provérbios 13:24 (ARC)

Castiga teu filho enquanto há esperança,
mas para o matar não alçarás 
a tua alma. Provérbios 19:18 (ARC)

Não retires a disciplina da criança,
porque, fustigando-a com a vara, nem
por isso morrerá.
Tu a fustigarás com a vara e livrarás
a sua alma do inferno. Provérbios 23:13-14 (ARC)

A vara e a repreensão dão sabedoria, mas 
o rapaz entregue a si mesmo envergonha
a sua mãe. Provérbios 29:15 (ARC)

O homem que muitas vezes repreendido endurece
a cerviz será quebrantado de repente
sem que haja cura. Provérbios 29:1 (ARC)


Endurecer a cerviz.

Crianças que sofrem reprimendas severas desde a mais tenra idade com o tempo passam
a odiar as pessoas que tanto as surram.

E são muitos os casos de agressores costumazes que acabam morrendo nas mãos dos que tanto agridem ou são esquecidos pelos filhos que tanto surraram.

O SENHOR costuma fustigar bastante Seus filhos com muitas dores e sofrimentos. 

Esquecemos que Jesus foi contado entre os ricos e poderosos em sua morte. E parece circular entre eles pela terra.

E assim o Senhor parece se agradar de fustigar alguns de seus filhos: com os que se encontram acima deles, com os que têm dinheiro, riqueza e poder neste mundo.

E crianças fustigadas desde a mais tenra idade podem aprender a ter ódio dos que tanto as batem, maltratam, humilham, tratam com desdém e sem um pingo de amor, graça e misericórdia.

Essas crianças estão de todo erradas por agirem desse modo?

Ora, O SENHOR não é cheio de graça, amor, misericórdia,
verdade e justiça? 

As grandes surras, negações, maldades, ações de poder contra as almas de pessoas mais tenras, mais corretas e íntegras trazem consequências diretas sobre o seu caráter.

Quem ama não mata.

Quem ama educa e sabe dosar responsabilidade e amor, carinho e maus-tratos por comportamentos errados.

O SENHOR que ama usa a vara como um pastor para conduzir Seu rebanho (Sl 23:4), é paciente, dá o EXEMPLO a ser seguido, sabe se comunicar e têm um relacionamento sempre presente para  orientar os filhos em suas mudanças (Dt 11:18,19).

Mas você SABE esta diferença?

O inimigo de Deus quer a posição de poder, quer estar sempre por cima, quer a OPORTUNIDADE de punir, ferir, magoar e causar maus tratos. 

Neste mundo o pecado é INEVITÁVEL em muitos momentos. 

O mal é inevitável quando se deseja plantar maldades.

O MAL pode sempre nos atingir e trazer a tragédia a nossas vidas. 

O leão que sempre ruge: Sempre sentado na cadeira acima de você; sempre arquitetando quedas; sempre eliminando boas influências; sempre pronto para o mal; sempre usando o poder, a riqueza de modos pejorativos ou maliciosos para negar o favor e a bondade a uns e usando a couraça do BEM SOCIAL para favorecer a TODOS que nunca se vêem ou que se vêem para promoção política e social... e negando a bondade de almas de valor e de caráter sempre realizando o trabalho merecedor e de valor; sempre arrogante, sempre orgulhoso, sempre o MAL; sempre a espreita.

Você o vence com ORAÇÃO?

Ou Cristo é sempre o RESPONSÁVEL por dizer "Não mais" ou "Nunca mais" ?

Por maior valor que haja na orientação através da vara somente os SÁDICOS e MALDOSOS a empregam a vida toda contra um ser humano.

O caminho do SENHOR têm outros meios e usa  boas ferramentas. 

Aprenda a identificar quais são elas.

E aprenda que o Leão que ruge com a aparência de Deus nem sempre é realmente Ele e almeja o seu BEM.

Aprenda que realmente podem existir pessoas interessadas em afastar pessoas dos caminhos do Senhor. 

Aprenda que igrejas podem realmente conter pessoas com grupinhos sociais fechados e que desejam apenas andarem puros e sem EDIFICAR A NINGUÉM. 

E até o SENHOR sabe que pessoas afastadas podem ser colocadas diante Dele pela dureza do uso da vara com a Palavra de Deus. Sim. Até mesmo diante Dele poderão haver pessoas assim porque a Palavra é de Deus e verdadeira!

Aprenda a entender a DIFERENÇA.


Graça e Paz.

Por
Manoel Leonardo Metelis Florindo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ERROS DE JOSUÉ

Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos! Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome? Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o S

BENÇÃO PARA O FILHO PRIMOGÊNITO

Filho meu, O SENHOR te abençoe com entendimento. O SENHOR te faça consciente para a vida e que em teus dias as dores e os sofrimentos sejam diminuídos. Que tu aprendas a trabalhar e a ganhar teu sustento com tuas próprias mãos. Que o SENHOR te dê paz em tua casa e saibas amar teus pais e recompensá-los na sua velhice, honrando-os com boas palavras. Que tu aprendas a lei e o direito de teu povo para que possas ser instruído no que for bom e reto entre àqueles onde vive. Que juntes o suficiente para teu sustento e o sustento de tua casa e não tomes mulher sem antes saber como mantê-la feliz ao teu lado. Aprendas primeiro a trabalhar para que venhas a ter onde morar e a multiplicar teu conhecimento e tua inteligência a fim de conseguires o que é suficiente. Que o SENHOR te abençoe com àquela que teus olhos amarem e que ela retribua a teus sentimentos. Que tu reconheças que isto vem de Deus e saiba adorá-Lo antes de votares tolamente tua vida ao lado de

ATITUDES DA MULHER IMPRUDENTE

Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar. Provérbios 27:8 (RA) O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo com a mão. Provérbios 27:15 (RA) Proteção. Um homem constrói uma casa para se abrigar e se proteger. Um homem põe um telhado acima de sua cabeça para evitar a ação da chuva. Ele se abriga sob o telhado de sua casa esperando encontrar proteção da tempestade . Ao invés disto o homem descobre que o telhado gotejante não protege da chuva forte. De modo semelhante um homem toma para si uma esposa na expectativa de encontrar o BEM . Mas a mulher na qual ele espera encontrar proteção da inclemência do mundo o ataca severamente em casa.  Tanto a mulher quanto o telhado tornam a situação do homem em  seu lar insuportável.  Como uma ave que foge de seu ninho, esse homem deixa o seu  lar para busc